15/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Trabalhar a identificação e organização do nosso alfabeto: uso de letra maiúscula, uso de letra minúscula, com apresentações diferentes grafias diferentes, ou seja, letra de forma e letra cursiva.
Conhecer, identificar o alfabeto e dar nome às letras.
As atividades propostas terão a finalidade de propiciar à criança o reconhecimento da organização do nosso alfabeto, em situações diversas e com grafias diferentes, além de propiciar a percepção do aprendiz com relação às situações de uso das letras maiúsculas e minúsculas.
Para iniciar, prepare para cada dupla de trabalho, um alfabeto maiúsculo em letra de forma. Este material deve ser de tamanho médio a grande, sugiro trabalhar com a folha tamanho A4. Divida a folha em quatro partes. Registre então, as letras do alfabeto a mão, com um canetão ou mesmo no computador, acrescente também, alguns símbolos como &, @, %, €, β, ∑, ∞, #, !, ?, etc.
Inserir estes símbolos tem por finalidade desafiar a criança a identificar o que de fato compõe nosso alfabeto, no caso as letras. Coloque algumas letras em minúsculo e/ou com grafia diferente, como a cursiva.
1- Trabalhe oralmente o alfabeto. Solicite que recitem três vezes coletivamente.
2 - Solicite que recitem para que você professor(a) faça o registro no quadro. Em seguida, peça que leiam na ordem. Na seqüência, faça alguns desafios perguntando de modo alternado o nome de algumas letras.
3 - Com os cartões em mãos, a dupla deverá deixar o alfabeto em ordem e separar o que julgarem não fazer parte do mesmo.
No caso, da turma não possuir o domínio adequado, deixe no quadro o registro realizado na atividade 2, como orientação.
4 – Acrescente aos símbolos e ao alfabeto maiúsculo, um alfabeto completo com letras minúsculas, que poderá ser com letra de forma, cursiva ou em outro modelo. Nesta atividade, solicite também que façam a organização e que observem o que houve de novidade.
É esperado que o grupo chegue à conclusão que houve um novo “modelo” de alfabeto, e que as mesmas letras podem ser escritas de formas diferentes. Oriente uma conversa, que vise problematizar o uso de letras maiúsculas e minúsculas, as formas e tamanhos diferentes de escrever as mesmas letras e porque isso ocorre. Folhetos de propaganda e outros materiais de usos social podem auxiliar nesse tipo de análise.
5 - Para trabalhar o entendimento do uso da letra maiúscula e minúscula e também as forma e tamanhos utilizados, organize uma pesquisa de observação ainda em dupla. Como material de observação, ofereça às crianças, jornais, livros, revistas, panfletos, embalagens, entre outros.
a) As crianças deverão observar e identificar quando e onde encontramos letras maiúsculas, minúsculas e o que normalmente orienta o uso diferente de formas e tamanhos das letras.
b) Através de uma exposição oral os grupos deverão apresentar suas conclusões.
Sugiro, que a fim de sistematizar a experiência, que se produza um registro coletivo das idéias principais, no quadro/lousa para que todos possam anotar no caderno.
É esperado nesta atividade, que as crianças concluam que sempre que iniciamos frases ou escrevemos nomes de pessoas e lugares, é usada a letra maiúscula. Seguida da letra maiúscula que é inicial, sempre vem letras minúsculas, sendo estas utilizadas também em palavras no “meio” de frases. Sobre tamanhos e formas, é importante que compreendam que títulos, capas de livros, produtos, propagandas e outros utilizam deste recurso para destacar, para chamar a atenção do leitor.
6– Escolha um texto, poesia ou história que se identifique com a turma ou com outros trabalhos que esteja realizando e direcione as questões a seguir:
a) Junto com seu professor(a) acompanhe a leitura do texto.
b) Circule com lápis de colorir vermelho as palavras que devem ser iniciadas com letra maiúscula e copie nas linhas abaixo:
_____________________ _____________________ _____________________ _____________________
c) Colora o título e nome do(a) autor(a) do texto
d) Registre, pelo menos quatro das palavras que você conseguir ler sozinho(a).
_____________________ _____________________ _____________________ _____________________
Para complementar seus estudos, conheça o texto da pesquisadora Isabel Cristina da Silva Frade (Fae-UFMG), que encontra-se disponível, no endereço http://www.presencapedagogica.com.br/capa6/artigos/50.pdf (consulta em 19 de abril de 2010) .
Ao final dessa sequência didática os aprendizes deverão estar mais atentos ao uso da letra maiúscula e minúscula, pelo menos no uso da letra maiúscula nos nomes próprios e no início de frases. Deverão também saber nomear as letras do alfabeto. É importante também que já estejam realizando observações quanto à adequação do tamanho e tipo das letras como no uso social do suporte que analisaram (material de circulação social sugerido na atividade).
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/05/2010
Quatro estrelasAchei este artigo muito bom. Espero que em sala de aula funcione, pois vou utilizá-lo nos proximos dias. Gostaria de saber tb de voces têm ai um modelo de aula para Substantivos, teria que ser uma aula bem estimulante pois as salas nas quais leciono são super lotadas, poucos alunos que têm interesse, a escola é estadual em uma periferia