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O aposto e o vocativo na construção do texto

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
Lazuita Goretti de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer e identificar o aposto e  vocativo em diferentes tipos de texto;
  • analisar aspectos discursivos, estilísticos e semânticos relacionados ao aposto e vocativo;
  • reconhecer o papel semântico-estilístico do aposto e do vocativo na construção do texto.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecer a estrutura do período simples;
  • conhecer os termos essenciais e integrantes da oração.
Estratégias e recursos da aula
  •  utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
  •  utilização de tirinhas  e textos informativos veiculados na internet;
  •  pesquisa em gramáticas.

AULA 01 (50 minutos) 

Acreditamos que o aposto deve-ser considerado um dispositivo linguístico- discursivo resultante da escolha feita pelo produtor do texto. O emprego desse item gramatical em textos informativos, por exemplo, pode não só revelar dados informacionais que o produtor julga serem desconhecidos pelo leitor, como também  representar uma estratégia do dizer utilizada por ele  para inserir  um ponto de vista. Essa visão vai  um pouco além do que é comumente proposto pela gramática tradicional, em que  o aposto é concebido meramente como um elemento de valor substantivo que se associa a outro termo da oração para especificá-lo ou explicá-lo.

A análise sintática centra-se no reconhecimento dos elementos que compõem a frase, sem associá-los aos níveis semântico e pragmático. O vocativo, diferentemente do aposto, é um termo que não se subordina a nenhum outro da frase, relaciona-se diretamente ao contexto exterior, à situação de comunicação. É por meio do vocativo que interpelamos o nosso interlocutor real ou imaginário, para interferir em seu comportamento direta ou indiretamente, ao expressar nossos sentimentos.

Atividade 

O professor deverá reproduzir (xerocar) para os alunos os textos abaixo e pedir a eles que, em dupla,  respondam às questões propostas.

Texto 1 

O Engenheiro Agrônomo e Florestal Sebastião Pinheiro estará a noite desta terça-feira, 15/12, ao vivo, no Cidadania Ambiental. O programa iniciará às 20h e será apresentado pelo jornalista João Batista S. Aguiar. Mais sobre o Sebastião (Fotografia de Carlos Stein, especial para a EcoAgência de Notícias).

Ouça o programa de rádio Cidadania Ambiental na Rádio Ipanema Comunitária, todas as terças, 20h e sábados, 12h.

Disponível em:

http://blog.agirazul.com.br/2009/12/15/sebastiao-pinheiro-no-cidadania-ambiental/  

1. Observe as palavras destacadas no texto.

a. Esses termos estão se referindo a que   palavras do texto?

b. Como ficaria o texto, se esse termos fossem retirados?

c. Os termos em destaque   são importantes para a informação veiculada?  Justifique.

Texto2

Disponível em:

http://blog.agirazul.com.br/2009/12/15/sebastiao-pinheiro-no-cidadania-ambiental/ 

1. Observe o primeiro quadrinho.

a. A informação de Calvin estaria clara ao interlocutor, se  Haroldo - o nome do seu tigre – não fosse mencionado? Explique.

2.  Observe o terceiro quadrinho.

a. Se o anúncio de Calvin sobre o desaparecimento de seu tigre fosse divulgado conforme a descrição apresentada, seria possível encontrá-lo? Por quê?

b. Conclua: que tipo de informação é mais importante para um classificado: objetiva ou subjetiva? Por quê?

Texto 3

No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global. [...]

Disponível em:

http://blog.agirazul.com.br/2010/03/16/sbado-27-de-maro-a-hora-do-planeta/

1. Qual importância da  expressão - 27 de março -  para a informação do texto? Explique.

2. Como poderia ser interpretado o texto, sem essa informação?

Observação: Professor, objetiva-se com esta atividade, mostrar ao aluno que, diferentemente  do que é proposto pela Gramática tradicional, o aposto não se constitui meramente como um termo acessório da oração, visto que a informação se descaracteriza em aspectos relevantes.

Texto 4

Disponível  em:

http://www.braian.com.br/wp-content/uploads/2009/03/hagar_01-09-06_pt.gif 

1. Observe a fala de Hagar no primeiro balão. Como ele se dirige ao filho?

2. Ao chamar o filho pelo nome, Hagar enfatiza o empenho em prender a atenção da de Hamlet. Esse chamamento garante a interlocução entre eles? Justifique.

Aula 2 ( 50 minutos) 

Atividade 

1. O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre aposto e vocativo.

Sugestões de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Termos_acess%C3%B3rios_da_ora%C3%A7%C3%A3o 

http://www.brasilescola.com/gramatica/aposto-vocativo.htm  

Observação: Esta atividade de pesquisa, poderá também ser realizada  em gramáticas em sala de aula.

2. Em sala de aula, o professor deverá  pedir aos alunos que façam um confronto entre o que foi pesquisado e as atividades feitas anteriormente, propondo a eles que respondam a seguinte pergunta:

O aposto pode ser entendido apenas como um termo acessório, isto é, a informação veiculada pelo aposto pode ser retirada  da oração sem com isso alterar o conteúdo informacional do texto?

Aula 3 (50 minutos)

1. O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para assistirem  ao vídeo com a música “Pacato cidadão” de Samuel Rosa e Chico Amaral.

2. O professor deverá reproduzir para os alunos a letra da música. Em grupo, eles deverão responder às questões propostas sobre o texto.

Pacato Cidadão

Skank Composição: Samuel Rosa E Chico Amaral

Refrão

Oh! Pacato Cidadão!

Eu te chamei a atenção Não foi à toa, não

C'est fini la utopia

Mas a guerra todo dia Dia a dia, não...

E tracei a vida inteira

Planos tão incríveis

Tramo a luz do sol

Apoiado em poesia

E em tecnologia

Agora à luz do sol...  

Pra que tanta TV

Tanto tempo pra perder

Qualquer coisa que se queira

Saber querer

Tudo bem, dissipação

De vez em quando é "bão"

Misturar o brasileiro Aaaaai!

Com alemão

Pacato Cidadão!

É o Pacato da Civilização... Refrão  

Pra que tanta sujeira

Nas ruas e nos rios

Qualquer coisa que se suje

Tem que limpar

Se você não gosta dele

Diga logo a verdade

Sem perder a cabeça

Sem perder a amizade...

Pacato Cidadão!

É o Pacato da civilização

Pacato Cidadão! É o Pacato da civilização...

Refrão 

Consertar o rádio

E o casamento é

Corre a felicidade

No asfalto cinzento

Se abolir a escravidão

Do caboclo brasileiro

Numa mão educação

Na outra dinheiro... Pacato Cidadão!

É o Pacato da Civilização Pacato Cidadão!

É o Pacato da Civilização...(2x)

Pacato Cidadão! É o Pacato Da Civilização!

Da Civilização

Letra e vídeo, respectivamente, disponíveis em:

http://letras.terra.com.br/skank/72338/    

http://  www.youtube.com/watch?v=iBdDjlZCYJQ  

1.Vocativo é  o termo da oração por meio do qual chamamos o interpelamos  nosso interlocutor, real ou imaginário.

a. Transcreva  da canção  a expressão que evidencia o interlocutor do texto.

b. Esse interlocutor é uma pessoa específica? Explique.

2. O vocativo é um termo que se relaciona com o mundo exterior, com a situação comunicativa.

a. Qual é o contexto brasileiro que leva o eu lírico a chamar o cidadão de pacato?

b. Quais são as característica  de uma pessoa considerada “pacato cidadão”?

3. O trecho abaixo faz parte da crônica “Recado ao senhor do 903” de Rubem Braga. Nessa crônica, enfoca os problemas da convivência diária entre vizinhos de apartamentos.

Recado ao senhor 903  

Vizinho

Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. [...]

a. Identifique o vocativo no trecho acima.

b. Qual a função do vocativo em uma carta?

c. O tipo de linguagem em uma carta deve estar de acordo com o grau de intimidade  entre os interlocutores, isto é, entre remetente e destinatário. Qual é possivelmente o grau de intimidade entre  os vizinhos?

Aula 4 (50 minutos) 

Produção de texto

O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção textual:

Baseando-se na temática explorada na canção “Pacato cidadão” de Samuel Rosa, produza um texto em que a interlocução entre o eu lírico e um “pacato cidadão” específico seja evidenciada por meio de vocativos.

Sugestão: Pacato estudante; pacato professor; pacato eleitor.

Seu  texto será lido em sala de aula para apreciação de colegas e professor(a).

Após revisão gramatical  e com a permissão  dos alunos, o texto poderá ser exposto em murais da escola.   

Recursos Complementares

 Professor, os vídeos, a seguir, sobre aposto e vocativo, poderão ser apresentados aos alunos e propiciar reflexões sobre esses tópicos.

http://www.youtube.com/watch?v=8jlvh7xu38U

http://www.youtube.com/watch?v=fO8NsJTAY8s&feature=related   

Avaliação

Em relação  ao ensino de língua, não basta possibilitar a reflexão sobre determinados aspectos do conhecimento lingüístico. É necessário possibilitar ao aluno a apropriação de procedimentos que lhe permitam refletir sobre seus próprios textos. Portanto, é por meio da análise de produções de texto que o professor poderá avaliar o estudante quanto ao emprego do aposto e do vocativo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
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