Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Papel - desmatamento e reciclagem

 

17/06/2008

Autor e Coautor(es)
Alessandra Kemper
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber que o uso racional e a reciclagem do papel podem diminuir a derrubada de árvores.
Duração das atividades
Uma hora-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Leve seus alunos para a sala de informática. Comece a aula perguntando a seus alunos o que eles sabem sobre o papel. Do que é feito? De onde vem? Quantos e quais tipos de papel os alunos conhecem? Para que pode ser usado? Peça-os que anotem, em uma folha, as respostas para essas questões. Fazer essas perguntas é importante, pois, além de ser uma forma de chamar a atenção para o tema, pode ser uma forma de fazer os alunos pensarem sobre o assunto (há a possibilidade da idéia de que o papel vem da papelaria).

Atividade 2: Juntos, assistam ao vídeo “De onde vem o papel?”

De onde vem o papel?

 

Esse vídeo, que na verdade mescla filmagem com desenho animado, tem duração de aproximadamente 4 minutos, e de forma resumida e atraente expõe respostas para as questões iniciais da aula. Peça aos alunos que anotem as novas informações obtidas para as perguntas feitas no início da aula. As respostas dos alunos coincidem com as oferecidas pelo vídeo?

Atividade 3: Os alunos devem relacionar o processo de produção do papel à sua matéria-prima – as árvores. O vídeo já traz indicações sobre isso, mas talvez seja necessário que você reforce essa relação. Por exemplo: para fazermos suco, podemos usar a fruta, sem ter que matar a árvore. Porém, para fazer papel, a árvore inteira precisa ser derrubada. Será que os alunos conseguem perceber a relação entre desperdício de papel, desmatamento (ainda que de áreas reservadas para tal fim), lixo e reciclagem? Caso não observem esta relação, é importante que você destaque esse aspecto para eles. Os recursos de aprofundamento podem lhe ajudar nessa tarefa. Você pode voltar ao exemplo dado acima. Para fazer papel, a árvore tem que ser derrubada inteira. Quanto mais papel se usa, mais papel deve ser comprado. Para que o papel possa ser comercializado, ele deve primeiro ser produzido, e para sua produção é necessária a derrubada de árvores. Logo, quanto mais papel for usado, mais árvores serão derrubadas. Da mesma forma, o uso racional pode levar à diminuição do desmatamento com finalidade de produção de papel. Talvez valha a pena d esenvolver um projeto de educação ambiental voltado para o uso racional do papel, ou para a reciclagem desse material, e essas atividades podem ser desenvolvidas na su a escola, professor (vide sugestão de atividade complementar).

Atividade 4: Por fim, peça aos alunos que façam um desenho que relacione o uso do papel ao desmatamento. Os alunos devem fazer uma contraposição entre uso racional (levando a um menor desmatamento) e uso indiscriminado (levando a um maior desmatamento e um aumento da quantidade de lixo). Esse desenho será o objeto da avaliação.

Atividades complementares:
Havendo a possibilidade, os alunos podem executar a atividade proposta no recurso de aprofundamento, que é a fabricação de papel artesanal (reciclagem de papel).
Outra possibilidade é de incentivar os alunos a fazerem origami (dobraduras) com diversos tipos de papel (atividade que também englobaria a área de Artes).
Você pode, ainda, desenvolver com os alunos projetos de coleta seletiva e reciclagem do papel. Com a coleta seletiva do papel na escola, o papel pode ser vendido ou reciclado. Além disso, esses projetos podem envolver campanhas para o uso racional do papel. Evitando o desperdício, a derrubada de árvores para a indústria papeleira pode diminuir. Você pode convidar ambientalistas para proferirem palestras de conscientização sobre o tema, ou propor aos alunos que eles mesmos se encarreguem da tarefa de divulgar e, na medida do possível, pôr em prática o uso racional, a coleta seletiva e a reciclagem do papel. Essa atividade pode, também, envolver toda a escola e também a comunidade.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o papel? Vídeo
Recursos Complementares
http://www.tree4life.com/desmata3.htm - informações sobre desmatamento que vão além do uso de árvores para fabricação do papel. Recurso indicado para o professor.
http://www.clicrbs.com.br/especiais/jsp/default.jsp?template=2095.dwt≠wsID=a1830677.htm&tab=00052ℴ=datepublished&espid=21§ion=Not%EDcias⊂Tab=04400&colunista=&uf=2&local=18 – dicas para diminuir o desmatamento, entre elas o uso racional do papel.
http://www.plenarinho.gov.br/ecologia/o-que-a-gente-pode-fazer/copy_of_como-reciclar-papel - roteiro de como fazer a reciclagem de papel (papel artesanal).
Avaliação
A avaliação terá como objeto o desenho feito pelos alunos. Observe aspectos como organização das idéias (etapas), correção dos conceitos, entre outros que achar relevantes. Por meio do desenho, veja se o aluno realmente entendeu, em linhas gerais, a relação entre o uso do papel, o desmatamento e a produção de lixo.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 12 classificações

  • Cinco estrelas 8/12 - 66.67%
  • Quatro estrelas 3/12 - 25%
  • Três estrelas 1/12 - 8.33%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mara Glissia, Escola Estadual Antonio de Souza Machado , Rio Grande do Norte - disse:
    maraglissia@bol.com.br

    01/06/2012

    Quatro estrelas

    Achei otimo a aula e principalmente o video. vou usar o video para minha aula sobre meio ambiente.


  • mauricy o. rosa shorr, ESCOLA M. E. B. BELO RAMO , Mato Grosso - disse:
    mauricy.o.r.schorr@hotmail.com

    12/08/2010

    Cinco estrelas

    parabens ! estou participando de um projeto sobre reciclagem de papel sendode fundamental importancia mais esclarecimentos referente ao assunto


  • Gloria Lucia da Silva Dias, Escola , Goiás - disse:
    gloriadiaspls@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta sugestão é excelente pois pode ser trabalhada em uma aula. Trabalha o consciência do aluno em relação ao meio ambiente e leva-o a tomar atitude no que diz respeito ao desperdício. Trabalha também a questão da arte e sensibilização ao desperdício de folha de papel que rasgam inutilmente brincando sem pensar na questão. O uso do recurso audiovisual enriquece a aula e tira as dúvidas que tinham do assunto. A proposta do desenho oferece um momento de avaliação prazeroso de vários aspectos.


  • Zenilda Goes, Escola Áurea Mesquita , Pernambuco - disse:
    zenagoes25@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima aula o recurso utilizado é muito bom, dificilmente os alunos se disperarão, pois o recurso utilizado é de excelente qualidade


  • JOSICLEIDE, ESCOLA MUNICIPAL ANA CRISTINA , Paraíba - disse:
    josicleide12@ig.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    A proposta é bem interessante, envolve diversos recursos pedagógicos ( vídeo, roda de conversas, desenhos e interpretação). A meu ver o tempo é curto e gostaria de incluir a produção coletiva de texto.


  • Zenilda Goes, Escola Áurea Mesquita , Pernambuco - disse:
    zenagoes25@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima aula o recurso utilizado é muito bom, dificilmente os alunos se disperarão, pois o recurso utilizado é de excelente qualidade


  • oiolanda moreira da costa, EMEF CHUMBADO , Espírito Santo - disse:
    oiolandamoreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O ASSUNTO É AMPLO E COM CERTEZA MERECE SER BEM COMPREENDIDO PARA QUE AS PRRATICAS SEJAM CONDIZENTES COM A TEORIA.


  • Rosani Bonfante, E E F ROBERTO HEINZEN , Santa Catarina - disse:
    nanibonf@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Este asunto com certeza é muito pertinente para o momento.Pelo fato de ser usado como exemplo de produção de papel um filme alem de deixar a aula mais atraente ela se torna bestante compreendida, pois o visual faz com que os alunos se prendam ao asunto trabalho.É neste caso que o uso da tecnologia, como o computador por exemplo se torna indispensavel para um aprendizado de qualidade.Observei que neste plano de aula usou-se de varios recursos tecnologicos é a certeza de que sem eles sem chanse.


  • Zenilda Goes, Escola Áurea Mesquita , Pernambuco - disse:
    zenagoes25@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima aula o recurso utilizado é muito bom, dificilmente os alunos se disperarão, pois o recurso utilizado é de excelente qualidade


  • Patricia Romitti de Souza, EMEF Primavera , Rio Grande do Sul - disse:
    patyromitti@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muuuiiiittttooo interessante esse projeto, que engloba vários temas a partir da conscientização do uso do papel, muitas outras atividades podem partir dai. O vídeo tbm é muito legal, prende a atenção e explica bem de onde vem o papel. Parabéns!!!


  • Danilo Knebel, Escola Estadual Dom Carlos Eduardo-Ens. Fund. , Paraná - disse:
    daniloknebel@seed.pr.gov.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito, aula de facil apleicação, prática e objetiva. Muito bom.


  • Roseli do Nascimento Romão, EE MANOEL DA COSTA LIMA , Mato Grosso do Sul - disse:
    xuxasuperior08@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Acho esta aula muito interessante, pois ela leva o aluno a perceber a importância da preservação ambiental e a possibilidade de reaproveitamento de matérias, uma vez que estamos voltados a um planeta sem o aumento do aquecimento global garantindo qualidade e vida as proximas gerações.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.