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O CORPO EM COR

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar, identificar e repudiar as atitudes e situações fomentadoras de preconceito e  de discriminação.

Desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação.

Conscientizar os alunos que  a diversidade racial não implica inferioridade.

Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O professor deverá apresentar este texto:

Melanina é uma proteína responsável pela cor da pele, dos olhos, dos pelos humanos e atua também em outros animais. Quanto mais melanina a pessoa tiver em seu corpo, mais escura será a pele. Quanto menos melanina, mais clara a pele será.  Algumas pessoas são albinas, pois em seu organismo não existe a produção de melanina.   Porém, a cor da pele não depende apenas dos pigmentos da melanina, também do caroteno, que se localiza no tecido adiposo subcutâneo, que tem a cor alaranjada. Além da melanina e do caroteno, os vasos sanguíneos também influenciam na cor da pele, pois quanto mais dilatados, mais a pele fica escura.

I.ESTUDO DO TEXTO: Questões para compreensão e discussão do texto:

  1. Dê um título a este texto.
  2. De acordo com o texto três fatores determinam a cor da pele do ser humano. Descreva-os.
  3. Em sociedade, a cor da pele diferencia os seres humanos o que tem sido causa de preconceito e discriminação.  Procure  no dicionário o significado das palavras: preconceito e discriminação.
  4.  É possível estabelecer  relação entre a presença ou não de melanina na pele com o caráter de uma pessoa? Em  outras palavras, é possível determinar o caráter de uma pessoa pela cor de sua pele? Justifique sua resposta.

 II. LEITURA COMPLEMENTAR:

A origem histórica do apartheid é bem antiga e remonta ao período da colonização da África do Sul. Os primeiros colonizadores bôeres (também denominados de afrikaner) compunham-se de grupos sociais europeus que vieram da Holanda, França e Alemanha e se estabeleceram no país nos séculos 17 e 18. O apartheid não deve ser interpretado como simples "racismo", pois ele foi um sistema constitucional de segregação racial que abrangeu as esferas social, econômica e política da nação sul-africana estabelecendo critérios para diferenciar os grupos. Nas regiões dominadas por eles estabeleceu-se uma política racial que diferenciou os europeus (população branca) dos africanos (que incluía todos os nativos não-brancos, também conhecidos por bantus).

É interessante examinar o que motivou os criadores das políticas de apartheid e qual visão do mundo foi defendida por essas pessoas para justificar tal discriminação: É comum considerar que o apartheid tem como centro de suas crenças que:

(I) outras raças diferentes da branca são inferiores,

(II) que um tratamento inferior a raças "inferiores" é apropriado, e

(III) tal tratamento deveria ser reforçado pela lei.

Contudo, têm existido e continuam a existir apologistas acadêmicos para o apartheid que argumentam que apesar da implementação do apartheid na África do Sul ter suas falhas, tinha a intenção por seus arquitetos de ser um sistema que separasse as raças, prevenindo os "Brancos" (e outras minorias) de serem "engolidos" e perderem sua identidade, mas trataria, contudo, as raças de forma justa e igual.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apartheid  

 A origem da cor na raça humana é perfeitamente explicável do ponto de vista científico.

Do ponto de vista social ela é estarrecedora porque é capaz de gerar políticas cruéis como o APARTHEID.  

Para aprofundar seus conhecimentos, faça uma pesquisa sobre o APARTHEID registrando:             

1.O que é o apartheid:              

2.Citar algumas leis do apartheid.             

 3.Citar por quem e quando se deu a sua extinção.            

 Sites sugeridos para a pesquisa:                         

http://pt.wikipedia.org/wiki/Apartheid 

http://www.brasilescola.com/geografia/apartheid.htm

Professor: Sugerimos outros recursos que podem aprofundar conhecimentos sobre APARTHEID:

1.Filme:

Mandela - Luta pela Liberdade

Informações Técnicas:

Título no Brasil:  Mandela - Luta pela Liberdade

Título Original:  Goodbye Bafana

Gênero:  Drama

Classificação etária: 10 anos

Tempo de Duração: 140 minutos

Ano de Lançamento:  2007

Direção:  Bille August

Sinopse:  A história real de Nelson Mandela, no período de 20 anos que ficou preso, contada através das memórias de um guarda de prisão racista que teve sua vida completamente alterada pela convivência com o líder da África do Sul.

2.Livro:

Título: Nelson Mandela: Uma lição de vida.

Autor: Jack Lang

Tradutora: Rubia Prates Goldoni

ISBN: 9788599802052

Idioma: Português.

Editora: Mundo Editorial

Número de páginas: 236  

Ano: 2007   

Sinopse: Em cinco capítulos, Jack Lang, ex-ministro da cultura da França, retrata a vida de um mito: Nelson Mandela. Um guerreiro na luta pelos direitos dos negros, Mandela passou 27 anos preso em Robben Island, saindo em liberdade em 1990. Tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul e conseguiu reconciliar negros e brancos. Em 1993, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Este livro, contudo, revela também as contradições do próprio Mandela, na forma de um drama em cinco atos: no primeiro ele é o irmão africano de Antígona; consciente de um dia ter de infringir a lei do Estado em nome de um dever superior, no segundo é Espártaco; o escravo que lidera uma rebelião contra os poderosos, no terceiro é Prometeu; acorrentado pelo racismo; no quarto ato é Próspero de "A tempestade" de Shakespeare, o benfeitor da humanidade, e finalmento no quinto é o Rei Nelson, o sábio soberano.   

3. Livro Paradidático:  

Título: África do Sul: o Apartheid

Autor: Fernando Portela

Editora: Ática

ISBN: 8508040253

Origem: Nacional

Ano: 2000

Edição: 14

Número de páginas:  36

Sinopse: Um rapaz vence uma competição de natação e recebe como prêmio uma viagem a África do Sul. Procura se informar então sobre o país e fica sabendo que lá existia, até há pouco tempo, uma discriminação racial institucionalizada: o apartheid.      

III. DINÂMICA

       I. Selecione um aluno que tenha facilidade de se expor.

           Os demais alunos serão divididos em 2 grupos distintos.

           Um grupo será o do preconceito/ discriminação e o outro será o grupo das pessoas omissas.

           Os grupos não saberão quem representam, apenas serão orientados sobre os papéis que terão de representar.

        II. Escreva em uma ficha, de modo bem legível e grande a palavra NEGRO. Cole-a nas costas do aluno escolhido, sem que ele saiba o que está escrito.  Ele será orientado a pedir emprego, a participar dos diálogos, a matricular-se em escolas, a entrar em clubes, a participar de festas, etc. As solicitações deverão ser insistentes e ele poderá reagir da maneira que quiser.

       III. Oriente os participantes do grupo preconceito/discriminação que deverão fazer tudo para achincalhar o negro. Inclusive usarem de agressão física e verbal (explícita e implícita), a serem irônicos, enfim, subestimá-lo como ser humano.  Caso algum aluno, espontaneamente, se recuse a fazer este papel, deverá ser respeitado.

       IV. O grupo dos omissos assistirá tudo, poderá se escandalizar ou ser indiferente, poderá se enraivecer, poderá cochichar uns com outros mas não tomará partido algum nem esboçará nenhuma reação. Caso algum aluno, espontaneamente, se recuse a fazer este papel, deverá ser respeitado.

       V.  Após 15 minutos de representação encerre a atividade. Solicite a todos os participantes, inclusive o NEGRO, que procurem identificar quem ou qual grupo representavam e que descrevam o que sentiram durante a dinâmica.

      VI.  Peça aos alunos que comente as reações do negro e o que poderia ter sido feito em sua defesa tanto de sua parte como da parte de outras pessoas.

    VII.  Discuta com os  participantes (exceto o que representou o negro) porque aceitaram, sem questionar, a orientação sobre seus papéis. Caso haja alguém que se recusou, peça-lhe para justificar sua decisão. (Aqui abre-se uma discussão sobre comportamentos e atitudes que são herdadas sem nenhum senso crítico).

Recursos Complementares

 

Avaliação

Avaliação: Solicite aos participantes que, oralmente, façam um fechamento da aula associando-a ao texto abaixo.   

DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Isso aconteceu num vôo da British Airways entre Johannesburgo e Londres:

Uma senhora branca, de uns cinquenta anos, senta-se ao lado de um negro.

Visivelmente perturbada, ela chama a aeromoça:

- Qual é o problema, senhora? Pergunta a aeromoça.

- Mas você não está vendo? Responde a senhora.

- Você me colocou do lado de um negro. Eu não consigo ficar do lado destes nojentos. Me dê outro assento.

- Por favor, acalme-se. Diz a aeromoça. - Quase todos os lugares deste vôo estão tomados. Vou ver se há algum lugar disponível.

A aeromoça se afasta e volta alguns minutos depois.

- Minha senhora, como eu suspeitava, não há nenhum lugar vago na classe econômica. Eu conversei com o comandante e ele me confirmou que não há mais lugar na executiva. Entretanto ainda temos um assento na primeira classe.

Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário, a aeromoça continuou:

- É totalmente inusitado a companhia conceder um assento de primeira classe a alguém da classe econômica, mas, dadas as circunstâncias, o comandante considerou que seria escandaloso alguém ser obrigado a sentar-se ao lado de pessoa tão execrável.

E dirigindo-se ao negro, a aeromoça complementa:

- Portanto, senhor, se for de sua vontade, pegue seus pertences que o assento da primeira classe está a sua espera.

E todos os passageiros ao redor que, chocados acompanhavam a cena, levantaram-se e bateram palmas.

Fonte:  www.amorepaixaomensagens.com.br   

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