03/05/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Escolar Indígena | Artes | Arte, patrimônio e identidade |
Educação Escolar Indígena | Artes | Arte, expressão e conhecimento |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Educação Escolar Indígena | Artes | Arte e pluralidade cultural |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
- Compreender a atividade musical como forma de expressão de uma cultura: suas contradições, sua história e sua identidade.
- Compreender a importância do canto coletivo na cultura sul-africana, a especificidade do canto responsorial e os paralelos dessas manifestações na cultura brasileira e em outras culturas.
- Desenvolver a prática da música em conjunto e as noções de pulsação e compasso.
- Vivenciar essas manifestações através da canção “Nkosi Sikelel i'Afrika”.
Nesta coleção de aulas os alunos aprenderão canções da África do Sul, a uma ou mais vozes, bem como acerca da história e dos aspectos sociais marcantes daquele país.
Noções de pulsação e compasso, bem como canto coletivo a mais de uma voz. Opcionalmente, leitura da grafia musical tradicional.
Tipo de canto coletivo onde uma voz (muitas vezes solista) “chama” a resposta das outras vozes, ou seja, uma voz entra com o motivo ou tema inicial e é seguida, pouco tempo depois, por uma resposta das outras vozes, geralmente, em imitação variada. É comum chamar a isto de um jogo musical de “perguntas e respostas”.
Na sua acepção litúrgica, considera-se que o canto responsorial tenha origem na tradição sinagogal judaica e que seja a forma mais antiga de canto da Igreja Católica. Nestes casos, trata-se geralmente de um Salmo cuja parte principal é cantada por um solista ou por um coro seguida, após cada versículo ou grupo de versículos, por uma resposta iterativa da assembléia. Na tradição católica o canto responsorial surge ligado ao canto gregoriano, mas sua influência musical se estendeu a outras manifestações do canto coral como cantatas e oratórios da música de concerto do período barroco e posteriores. Mais tarde passou a ser utilizado em óperas e em diversos estilos da música de concerto dos séculos XX e XXI.
O canto em estilo responsorial é muito comum em culturas africanas onde os grupos vocais possuem tradicionalmente um líder. Nestes casos, a estrutura responsorial é extremamente variada e o líder ou cantor principal tem uma função primordial na condução do discurso musical conduzindo, inclusive, a interpretação do grupo. Não fica muito clara a distinção entre a denominação responsorial ou antifonal para este tipo de manifestação musical, provavelmente pelo fato de que as classificações da nossa teoria musical baseiem-se mais nos modelos advindos da cultura centro-europeia.
A influência deste tipo de canto coletivo africano é clara na música Soul norte-americana onde o jogo de “perguntas e respostas” entre o cantor solista e o coro fica evidente. Esta influência se estendeu também à música das igrejas cristãs reformadas na América do Norte e, a partir daí, para a música de diversas denominações de igrejas cristãs da atualidade, em estilos da chamada “música gospel”.
No Brasil, existe a denominação etnográfica “Vissungo” para o canto responsorial praticado por escravos de origem africana que trabalhavam nas lavras de diamantes e ouro do estado de Minas Gerais. Essa música era entoada raramente em português, prevalecendo o uso de idiomas africanos de origem angolana.
Veja também as aulas abaixo para outras explorações do tema:
“Música – Canto coletivo na África do Sul (aula 01): Isicathamiya e o grupo Ladysmith Black Mambazo”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14141
"Música – Canto coletivo na África do Sul (aula 02): “Tchotcholôsa”, um canto de trabalho"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14143
Professor(a), você pode escolher não realizar a pesquisa e a discussão acerca da África do Sul nesta aula, e sim, em outra aula sobre aquele país. Você também pode escolher dividir os temas para discussão em diferentes aulas. Porém, não deixe de aproveitar os temas sociais que a abordagem da história da África do Sul suscita, em especial, aqueles ligados ao sistema de segregação racial conhecido como Apartheid (ver links em “Recursos Complementares”).
Faça uma lista de temas ligados à África do Sul e sua história, ao canto coletivo naquele país, à canção “Nkosi Sikelel’ iAfrika” e ao seu Hino Nacional. Encontre e selecione informações sobre esses temas que possam enriquecer sua aula. Divida os temas entre os alunos na aula anterior a esta e peça a eles que preparem uma apresentação de aproximadamente 5 minutos acerca dos elementos que julgarem mais importantes no material que você entregou para pesquisa. Você também pode usar diferentes dinâmicas para distribuir os temas como: sorteio, escolha dos temas pelos alunos, etc. Tenha certeza de distribuir material adequado à faixa etária dos seus alunos. Você pode encaminhar esta atividade para que os alunos a realizem em grupo ou individualmente. Deixe claro que todos os integrantes devem participar da preparação e que isto será avaliado durante a apresentação do grupo. Estimule-os a procurar outras fontes de pesquisa sobre o tema e a fazer referência a estas durante a apresentação, bem como trazer a sua referência anotada.
Professor(a), inicie sua aula pedindo aos grupos para fazer suas apresentações acerca dos temas que você distribuiu. Controle o tempo de cada apresentação para que não passe muito de 5 minutos. Avalie cada grupo durante sua apresentação segundo critérios como: participação de todos os membros, acuidade das informações, capacidade de síntese e de compreensão do tema, etc. Ao final das apresentações, promova um debate e tente encaminhá-lo para as questões que dizem respeito aos aspectos musicais ou à prática musical. Procure uma forma de encaminhar a discussão para um aspecto que faça uma ponte com o canto coletivo ou com a canção “Nkosi Sikelel’ iAfrika”. A partir daí, apresente alguma das gravações ou vídeos dessa canção.
Deixe que os alunos escutem/vejam a música com cuidado e atenção, e peça a eles que façam comentários acerca do que viram. Direcione a discussão para:
1) os aspectos políticos - a importância da canção para o movimento contra o Apartheid ou a abordagem que a letra faz acerca de temas ligados à opressão dos negros na África do Sul e à visão da África como um todo;
2) o canto responsorial - os tipos de emissão vocal e de trabalho harmônico utilizado (ver “Conceitos” acima), destacando as diferenças e as semelhanças quanto a manifestações na música brasileira;
3) a ligação entre a música, a dança e a letra;
4) a ligação entre essa manifestação musical e aquelas que seus alunos conhecem do seu entorno cultural, tanto populares, folclóricas e religiosas, quanto dos meios de comunicação de massa.
Acerca deste último ponto, você pode fazer perguntas como:
- Em que manifestações musicais brasileiras podemos ouvir o canto responsorial?
- Em que aspectos das músicas e das danças brasileiras podemos identificar influências das culturas africanas?
- Que formas de canto e de emissão vocal da cultura brasileira possuem aspectos parecidos aos observados?
- Que músicas têm se tornado “hinos” na nossa cultura (local, nacional e/ou global)?
Intercale outras gravações e/ou vídeos da canção com mais comentários.
Quando lhe parecer mais apropriado, fale da importância de “Nkosi Sikelel’ iAfrika”. Ela é parte do hino da África do Sul, tendo sido durante muito tempo o hino de um dos partidos políticos mais importantes na luta contra o Apartheid, o Congresso Nacional Africano (ANC), do qual faz parte o líder Nelson Mandela. Representa o orgulho, a dignidade e a liberdade para o povo sul-africano.
Busque ensinar a música com base na partitura e nos textos que podem ser acessados nos Recursos Complementares abaixo. Se possível, distribua cópias da partitura e da letra para seus alunos. Ensine apenas a melodia, dando ênfase especial à parte com canto responsorial (se for adequado, escolha diferentes alunos como solistas para "puxarem" o canto responsorial). Opcionalmente, caso sua turma já tenha alguma experiência em cantar a várias vozes, ensine outras vozes da canção.
Uma outra maneira de prosseguir após esta abordagem do tema, é propor-se a pesquisar com seus alunos e a realizar musicalmente e/ou coreograficamente as manifestações musicais brasileiras que forem levantadas durante a discussão.
Deixe a criatividade guiar o processo!
África do Sul
http://pt.wikipedia.org/wiki/África_do_sul
http://pt.wikipedia.org/wiki/História_da_África_do_Sul
Apartheid
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apartheid
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela
http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Biko
Um Grito de Liberdade (filme sobre o ativista Steve Biko, mártir da luta contra o sistema do Apartheid, com Denzel Washington no papel principal)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cry_Freedom
Hino Nacional da África do Sul
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hino_nacional_da_África_do_Sul
Página oficial do governo da África do Sul,
http://www.info.gov.za/aboutgovt/symbols/anthem.htm
com links para a partitura oficial (em PDF)
http://www.info.gov.za/aboutgovt/symbols/anthem.pdf
e áudio (arquivo MIDI).
http://www.info.gov.za/aboutgovt/symbols/anthem.mid
Página do Congresso Nacional Africano (ANC) sobre o Hino Nacional, o Hino do Partido e suas diversas versões,
http://www.anc.org.za/misc/nkosi.html
com link para áudio (arquivo WAV).
http://www.anc.org.za/audio/iafrika.wav
Vídeos no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=qXKur2FAN7g (com letra acompanhando)
http://www.youtube.com/watch?v=1pVfhd1tLdU (com letra acompanhando)
http://www.youtube.com/watch?v=H8iZ8jIqrQo
Página com a gravação do grupo Ladysmith Black Mambazo (procurar o link)
http://www.singers.com/ladysmith.html
A canção "Tchotcholôsa" modernizada, com um trecho de “Nkosi Sikelel’ iAfrika” no início (as imagens não se restringem à África do Sul)
Os alunos serão capazes de:
- Ler material distribuído pelo professor, destacar informações importantes e preparar uma apresentação curta, podendo enriquecê-la com outras pesquisas.
- Debater acerca dos temas levantados pelas apresentações dos grupos da turma.
- Escutar e/ou assistir em vídeo a canção “Nkosi Sikelel’ iAfrika” e o Hino Nacional da República da África do Sul, e debater acerca dessas manifestações musicais.
- Compreender a especificidade do canto responsorial.
- Relacionar a discussão feita durante a aula e as manifestações musicais apresentadas com a sua própria realidade cultural e com a cultura brasileira como um todo.
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