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Música - Canto coletivo na África do sul (aula 03): "Nkosi Sikelel i'Afrika"

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
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Daniel Fils Puig

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

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Leonardo Stefano Masquio

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Artes Arte, patrimônio e identidade
Educação Escolar Indígena Artes Arte, expressão e conhecimento
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Canal
Educação Escolar Indígena Artes Arte e pluralidade cultural
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a atividade musical como forma de expressão de uma cultura: suas contradições, sua história e sua identidade.

- Compreender a importância do canto coletivo na cultura sul-africana, a especificidade do canto responsorial e os paralelos dessas manifestações na cultura brasileira e em outras culturas.

- Desenvolver a prática da música em conjunto e as noções de pulsação e compasso.

- Vivenciar essas manifestações através da canção “Nkosi Sikelel i'Afrika”.

Nesta coleção de aulas os alunos aprenderão canções da África do Sul, a uma ou mais vozes, bem como acerca da história e dos aspectos sociais marcantes daquele país.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de pulsação e compasso, bem como canto coletivo a mais de uma voz. Opcionalmente, leitura da grafia musical tradicional.

Estratégias e recursos da aula

Conceitos

Canto Responsorial

Tipo de canto coletivo onde uma voz (muitas vezes solista) “chama” a resposta das outras vozes, ou seja, uma voz entra com o motivo ou tema inicial e é seguida, pouco tempo depois, por uma resposta das outras vozes, geralmente, em imitação variada. É comum chamar a isto de um jogo musical de “perguntas e respostas”.

Na sua acepção litúrgica, considera-se que o canto responsorial tenha origem na tradição sinagogal judaica e que seja a forma mais antiga de canto da Igreja Católica. Nestes casos, trata-se geralmente de um Salmo cuja parte principal é cantada por um solista ou por um coro seguida, após cada versículo ou grupo de versículos, por uma resposta iterativa da assembléia. Na tradição católica o canto responsorial surge ligado ao canto gregoriano, mas sua influência musical se estendeu a outras manifestações do canto coral como cantatas e oratórios da música de concerto do período barroco e posteriores. Mais tarde passou a ser utilizado em óperas e em diversos estilos da música de concerto dos séculos XX e XXI.

O canto em estilo responsorial é muito comum em culturas africanas onde os grupos vocais possuem tradicionalmente um líder. Nestes casos, a estrutura responsorial é extremamente variada e o líder ou cantor principal tem uma função primordial na condução do discurso musical conduzindo, inclusive, a interpretação do grupo. Não fica muito clara a distinção entre a denominação responsorial ou antifonal para este tipo de manifestação musical, provavelmente pelo fato de que as classificações da nossa teoria musical baseiem-se mais nos modelos advindos da cultura centro-europeia.

A influência deste tipo de canto coletivo africano é clara na música Soul norte-americana onde o jogo de “perguntas e respostas” entre o cantor solista e o coro fica evidente. Esta influência se estendeu também à música das igrejas cristãs reformadas na América do Norte e, a partir daí, para a música de diversas denominações de igrejas cristãs da atualidade, em estilos da chamada “música gospel”.

No Brasil, existe a denominação etnográfica “Vissungo” para o canto responsorial praticado por escravos de origem africana que trabalhavam nas lavras de diamantes e ouro do estado de Minas Gerais. Essa música era entoada raramente em português, prevalecendo o uso de idiomas africanos de origem angolana.

Veja também as aulas abaixo para outras explorações do tema:

“Música – Canto coletivo na África do Sul (aula 01): Isicathamiya e o grupo Ladysmith Black Mambazo”

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14141 

"Música – Canto coletivo na África do Sul (aula 02): “Tchotcholôsa”, um canto de trabalho"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14143 

Observações importantes

Professor(a), você pode escolher não realizar a pesquisa e a discussão acerca da África do Sul nesta aula, e sim, em outra aula sobre aquele país. Você também pode escolher dividir os temas para discussão em diferentes aulas. Porém, não deixe de aproveitar os temas sociais que a abordagem da história da África do Sul suscita, em especial, aqueles ligados ao sistema de segregação racial conhecido como Apartheid (ver links em “Recursos Complementares”).

Preparação a ser feita pelo Professor, anterior à aula

Faça uma lista de temas ligados à África do Sul e sua história, ao canto coletivo naquele país, à canção “Nkosi Sikelel’ iAfrika” e ao seu Hino Nacional. Encontre e selecione informações sobre esses temas que possam enriquecer sua aula. Divida os temas entre os alunos na aula anterior a esta e peça a eles que preparem uma apresentação de aproximadamente 5 minutos acerca dos elementos que julgarem mais importantes no material que você entregou para pesquisa. Você também pode usar diferentes dinâmicas para distribuir os temas como: sorteio, escolha dos temas pelos alunos, etc. Tenha certeza de distribuir material adequado à faixa etária dos seus alunos. Você pode encaminhar esta atividade para que os alunos a realizem em grupo ou individualmente. Deixe claro que todos os integrantes devem participar da preparação e que isto será avaliado durante a apresentação do grupo. Estimule-os a procurar outras fontes de pesquisa sobre o tema e a fazer referência a estas durante a apresentação, bem como trazer a sua referência anotada.

Desenvolvimento da aula

Professor(a), inicie sua aula pedindo aos grupos para fazer suas apresentações acerca dos temas que você distribuiu. Controle o tempo de cada apresentação para que não passe muito de 5 minutos. Avalie cada grupo durante sua apresentação segundo critérios como: participação de todos os membros, acuidade das informações, capacidade de síntese e de compreensão do tema, etc. Ao final das apresentações, promova um debate e tente encaminhá-lo para as questões que dizem respeito aos aspectos musicais ou à prática musical. Procure uma forma de encaminhar a discussão para um aspecto que faça uma ponte com o canto coletivo ou com a canção “Nkosi Sikelel’ iAfrika”. A partir daí, apresente alguma das gravações ou vídeos dessa canção.

Deixe que os alunos escutem/vejam a música com cuidado e atenção, e peça a eles que façam comentários acerca do que viram. Direcione a discussão para:

1) os aspectos políticos - a importância da canção para o movimento contra o Apartheid ou a abordagem que a letra faz acerca de temas ligados à opressão dos negros na África do Sul e à visão da África como um todo;

2) o canto responsorial - os tipos de emissão vocal e de trabalho harmônico utilizado (ver “Conceitos” acima), destacando as diferenças e as semelhanças quanto a manifestações na música brasileira;

3) a ligação entre a música, a dança e a letra;

4) a ligação entre essa manifestação musical e aquelas que seus alunos conhecem do seu entorno cultural, tanto populares, folclóricas e religiosas, quanto dos meios de comunicação de massa.

Acerca deste último ponto, você pode fazer perguntas como:

- Em que manifestações musicais brasileiras podemos ouvir o canto responsorial?

- Em que aspectos das músicas e das danças brasileiras podemos identificar influências das culturas africanas?

- Que formas de canto e de emissão vocal da cultura brasileira possuem aspectos parecidos aos observados?

- Que músicas têm se tornado “hinos” na nossa cultura (local, nacional e/ou global)?

Intercale outras gravações e/ou vídeos da canção com mais comentários.

Quando lhe parecer mais apropriado, fale da importância de “Nkosi Sikelel’ iAfrika”. Ela é parte do hino da África do Sul, tendo sido durante muito tempo o hino de um dos partidos políticos mais importantes na luta contra o Apartheid, o Congresso Nacional Africano (ANC), do qual faz parte o líder Nelson Mandela. Representa o orgulho, a dignidade e a liberdade para o povo sul-africano.

Busque ensinar a música com base na partitura e nos textos que podem ser acessados nos Recursos Complementares abaixo. Se possível, distribua cópias da partitura e da letra para seus alunos. Ensine apenas a melodia, dando ênfase especial à parte com canto responsorial (se for adequado, escolha diferentes alunos como solistas para "puxarem" o canto responsorial). Opcionalmente, caso sua turma já tenha alguma experiência em cantar a várias vozes, ensine outras vozes da canção.

Uma outra maneira de prosseguir após esta abordagem do tema, é propor-se a pesquisar com seus alunos e a realizar musicalmente e/ou coreograficamente as manifestações musicais brasileiras que forem levantadas durante a discussão.

Deixe a criatividade guiar o processo!

Recursos Complementares

África do Sul

http://pt.wikipedia.org/wiki/África_do_sul 

http://pt.wikipedia.org/wiki/História_da_África_do_Sul 

Apartheid

http://pt.wikipedia.org/wiki/Apartheid 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Biko 

Um Grito de Liberdade (filme sobre o ativista Steve Biko, mártir da luta contra o sistema do Apartheid, com Denzel Washington no papel principal)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cry_Freedom 

Hino Nacional da África do Sul

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hino_nacional_da_África_do_Sul 

Página oficial do governo da África do Sul,

http://www.info.gov.za/aboutgovt/symbols/anthem.htm 

com links para a partitura oficial (em PDF)

http://www.info.gov.za/aboutgovt/symbols/anthem.pdf 

e áudio (arquivo MIDI).

http://www.info.gov.za/aboutgovt/symbols/anthem.mid 

Página do Congresso Nacional Africano (ANC) sobre o Hino Nacional, o Hino do Partido e suas diversas versões,

http://www.anc.org.za/misc/nkosi.html 

com link para áudio (arquivo WAV).

http://www.anc.org.za/audio/iafrika.wav 

Vídeos no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=qXKur2FAN7g (com letra acompanhando) 

http://www.youtube.com/watch?v=1pVfhd1tLdU (com letra acompanhando) 

http://www.youtube.com/watch?v=H8iZ8jIqrQo 

Página com a gravação do grupo Ladysmith Black Mambazo (procurar o link)

http://www.singers.com/ladysmith.html 

A canção "Tchotcholôsa" modernizada, com um trecho de “Nkosi Sikelel’ iAfrika” no início (as imagens não se restringem à África do Sul)

http://www.youtube.com/watch?v=IszBOXGRe7w 

Avaliação

Os alunos serão capazes de:

- Ler material distribuído pelo professor, destacar informações importantes e preparar uma apresentação curta, podendo enriquecê-la com outras pesquisas.

- Debater acerca dos temas levantados pelas apresentações dos grupos da turma.

- Escutar e/ou assistir em vídeo a canção “Nkosi Sikelel’ iAfrika” e o Hino Nacional da República da África do Sul, e debater acerca dessas manifestações musicais.

- Compreender a especificidade do canto responsorial.

- Relacionar a discussão feita durante a aula e as manifestações musicais apresentadas com a sua própria realidade cultural e com a cultura brasileira como um todo.

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