Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo o começo da história e criando um final

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir o início de uma história e depois imaginar o desenrolar da mesma.

- Narrar e escrever a continuação da história.

 - Comparar a sua hipótese da história com a original.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noção de sequência de histórias lidas e escritas.

Compreender o sentido do início, meio e fim de uma história.

Estratégias e recursos da aula

 Material:

 - DVD com a apresentação do programa Baú de histórias – O fazendeiro, o filho e o burro

http://www.youtube.com/watch?v=xIWtXXipnrE&feature=channel

 -Fábula de Esopo: O fazendeiro, seu filho e o burro 

 http://www.botucatu.sp.gov.br/Eventos/2007/contHistorias/bauhistorias/coletanea%20de%20fabulas.pdf   

- Folha de papel ofício

1ª atividade:

Converse com a turma sobre a atividade de hoje. Diga-lhes que vão assistir uma história apresentada pelo Cia. Ópera na Mala e o nome da história é O fazendeiro, seu filho e o burro.

Sugiro começar pelo título, pergunte se já ouviram a história ou leram, o que imaginam sobre a história, o título já dá uma pista sobre os personagens, como imaginam os personagem, onde passa a história, etc.

 Dê continuidade, perguntando sobre o grupo de contadores de histórias. Se alguém conhece o grupo, seja assistiram alguma contação de história, como imaginam que será a apresentação, etc.

Caso os alunos não conheçam o grupo conte um pouco de sua trajetória e apresentações, diga que a história foi apresentada no programa de TV chamado Baú de Histórias, do Canal TV Cultura. Mais informações no site: http://www.operanamala.com.br 

 Depois de explorar as idéias introdutórias, assista o DVD com a turma e para isso prepare o ambiente da sala com tapetes, almofadas, puffs, transformando este momento em algo diferente dos outros dias.

Professor, inicie o DVD e dê uma pausa logo após a introdução.

 "Um fazendeiro e seu filho viajavam para o mercado, levando consigo um burro. Na estrada, encontraram umas moças salientes, que riram e zombaram deles:

 - Já viram que bobos? Andando a pé, quando deviam montar no burro?

O fazendeiro, então, ordenou ao filho:

- Monte no burro, pois não devemos parecer ridículos.

 O filho assim o fez.

 Daí a pouco, passaram por uma aldeia. À porta de uma estalagem estavam uns velhos que comentaram:

 - Ali vai um exemplo da geração moderna: o rapaz, muito bem refestelado no animal, enquanto o velho pai caminha, com suas pernas fatigadas

. - Talvez eles tenham razão, meu filho, disse o pai. Ficaria melhor se eu montasse e você fosse a pé. Trocaram então as posições.    

Proponha questionamentos como:

O que vocês acham que aconteceu depois disso?

  Será que vão aparecer outros personagens?  

O que será que os novos personagens vão fazer ou dizer?

Será que o fazendeiro, seu filho e o burro vão ficar bem no final?

O professor acompanha as respostas dos alunos verificando como pode a cada ponto apresentado buscar mais e mais questionamentos para que se faça uso do repertório de leitura da turma.

2ª Atividade:

 Professor, peça as crianças para formarem grupos de 4 ou 5 e narrem uns aos outros a história imaginada e depois escolham um representante de cada grupo para ser o redator, ou seja façam a escrita de como continua a história coletivamente.

Sugira a cada grupo a escolha de um leitor, para apreciarmos a leitura das histórias criadas por cada grupo. Reserve um tempo para todos se apresentarem e ao final façam comentários sobre as histórias ouvidas.

- Se tiveram elementos, personagem ou situações semelhantes.

 - Como terminaram os personagens principais.

 - Se acharam as histórias criativas .

- Se a narrativa foi rica em acontecimentos fazendo com que o ouvinte criasse imagens e prendesse sua atenção ao texto.

-  Se o final foi surpreendente,bem humorado ou inesperado.    

   3ª atividade:

 Assista a contação da historia com o Grupo Cia. Ópera de malas desde o início, pois todos devem estar curiosos para saberem como continua a história.

Após a narrativa, compare com os alunos os pontos de semelhanças e diferenças entre suas histórias e a apresentada no programa Baú de histórias. Registre no mural e peça para ilustrarem as histórias criadas pela turma.

 Finalize organizando uma exposição no mural da sala ou confeccione um livro com as histórias feitas pelos alunos e compartilhe com outras turmas.

Recursos Complementares

 CD – Bia Bedran – Canta e conta histórias

Livros Fábulas de Esopo, de Jean de La Fontaine, editora Scipione.

Avaliação

Avalie a forma de narrar a história, tanto oralmente como escrita, de forma que possa saber se o aluno:

 1. Narrou com clareza e coerência dos fatos.

 2.Preocupou-se em descrever os personagens e cada cenário por onde passaram. 3.Soube trabalhar em equipe sugerindo, criticando e aceitando as idéias dos outros. 4.Conseguiu fazer a comparação entre as sua história e a narrada pelo grupo de contadores.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.