14/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Ouvir o início de uma história e depois imaginar o desenrolar da mesma.
- Narrar e escrever a continuação da história.
- Comparar a sua hipótese da história com a original.
Ter noção de sequência de histórias lidas e escritas.
Compreender o sentido do início, meio e fim de uma história.
Material:
- DVD com a apresentação do programa Baú de histórias – O fazendeiro, o filho e o burro
http://www.youtube.com/watch?v=xIWtXXipnrE&feature=channel
-Fábula de Esopo: O fazendeiro, seu filho e o burro
http://www.botucatu.sp.gov.br/Eventos/2007/contHistorias/bauhistorias/coletanea%20de%20fabulas.pdf
- Folha de papel ofício
1ª atividade:
Converse com a turma sobre a atividade de hoje. Diga-lhes que vão assistir uma história apresentada pelo Cia. Ópera na Mala e o nome da história é O fazendeiro, seu filho e o burro.
Sugiro começar pelo título, pergunte se já ouviram a história ou leram, o que imaginam sobre a história, o título já dá uma pista sobre os personagens, como imaginam os personagem, onde passa a história, etc.
Dê continuidade, perguntando sobre o grupo de contadores de histórias. Se alguém conhece o grupo, seja assistiram alguma contação de história, como imaginam que será a apresentação, etc.
Caso os alunos não conheçam o grupo conte um pouco de sua trajetória e apresentações, diga que a história foi apresentada no programa de TV chamado Baú de Histórias, do Canal TV Cultura. Mais informações no site: http://www.operanamala.com.br
Depois de explorar as idéias introdutórias, assista o DVD com a turma e para isso prepare o ambiente da sala com tapetes, almofadas, puffs, transformando este momento em algo diferente dos outros dias.
Professor, inicie o DVD e dê uma pausa logo após a introdução.
"Um fazendeiro e seu filho viajavam para o mercado, levando consigo um burro. Na estrada, encontraram umas moças salientes, que riram e zombaram deles:
- Já viram que bobos? Andando a pé, quando deviam montar no burro?
O fazendeiro, então, ordenou ao filho:
- Monte no burro, pois não devemos parecer ridículos.
O filho assim o fez.
Daí a pouco, passaram por uma aldeia. À porta de uma estalagem estavam uns velhos que comentaram:
- Ali vai um exemplo da geração moderna: o rapaz, muito bem refestelado no animal, enquanto o velho pai caminha, com suas pernas fatigadas
. - Talvez eles tenham razão, meu filho, disse o pai. Ficaria melhor se eu montasse e você fosse a pé. Trocaram então as posições.
Proponha questionamentos como:
O que vocês acham que aconteceu depois disso?
Será que vão aparecer outros personagens?
O que será que os novos personagens vão fazer ou dizer?
Será que o fazendeiro, seu filho e o burro vão ficar bem no final?
O professor acompanha as respostas dos alunos verificando como pode a cada ponto apresentado buscar mais e mais questionamentos para que se faça uso do repertório de leitura da turma.
2ª Atividade:
Professor, peça as crianças para formarem grupos de 4 ou 5 e narrem uns aos outros a história imaginada e depois escolham um representante de cada grupo para ser o redator, ou seja façam a escrita de como continua a história coletivamente.
Sugira a cada grupo a escolha de um leitor, para apreciarmos a leitura das histórias criadas por cada grupo. Reserve um tempo para todos se apresentarem e ao final façam comentários sobre as histórias ouvidas.
- Se tiveram elementos, personagem ou situações semelhantes.
- Como terminaram os personagens principais.
- Se acharam as histórias criativas .
- Se a narrativa foi rica em acontecimentos fazendo com que o ouvinte criasse imagens e prendesse sua atenção ao texto.
- Se o final foi surpreendente,bem humorado ou inesperado.
3ª atividade:
Assista a contação da historia com o Grupo Cia. Ópera de malas desde o início, pois todos devem estar curiosos para saberem como continua a história.
Após a narrativa, compare com os alunos os pontos de semelhanças e diferenças entre suas histórias e a apresentada no programa Baú de histórias. Registre no mural e peça para ilustrarem as histórias criadas pela turma.
Finalize organizando uma exposição no mural da sala ou confeccione um livro com as histórias feitas pelos alunos e compartilhe com outras turmas.
CD – Bia Bedran – Canta e conta histórias
Livros Fábulas de Esopo, de Jean de La Fontaine, editora Scipione.
Avalie a forma de narrar a história, tanto oralmente como escrita, de forma que possa saber se o aluno:
1. Narrou com clareza e coerência dos fatos.
2.Preocupou-se em descrever os personagens e cada cenário por onde passaram. 3.Soube trabalhar em equipe sugerindo, criticando e aceitando as idéias dos outros. 4.Conseguiu fazer a comparação entre as sua história e a narrada pelo grupo de contadores.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!