03/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Com estas atividades o aluno poderá:
-Ler e discutir sobre biografias;
-Identificar marcas linguísticas relativas a este gênero textual (biografia);
-Expressar de forma coerente e clara;
-Reconhecer a biografia enquanto um importante gênero textual;
-Localizar no tempo fatos importantes de seu desenvolvimento;
-Elaborar um texto autobiográfico a partir dos fatos resgatados;
-Utilizar de forma adequada o tempo verbal relativo ao texto biográfico;
-Produzir um autorretrato a partir das observações de suas principais características;
-Professor é importante que seus alunos já estejam no nível alfabético da escrita. Nesta fase as crianças já reconhecem o valor sonoro das letras e escrevem representando a fala, mas ainda não escrevem obedecendo totalmente às regras ortográficas ou à separação entre as palavras, porém já estruturam pequenos textos. Mas, para o aluno que ainda não consegue escrever de forma autônoma, você poderá ser o escriba para ele, desafiando-o a rever suas hipóteses.
Professor esta aula será desenvolvida em 3 atividades por meio de:
- Aula interativa;
-Dinâmica de sensibilização: explorando uma bola usada;
- Produção de texto oral e escrita;
-Leitura e analise de biografias;
-Acesso a vida e obras de: Carlos Drummond de Andrade e Artur Carvalho e outros;
Carlos Drummond de Andrade
Artur de Carvalho
- Desenho do autorretrato;
- Autobiografia: troca entre os pares;
-Avaliação da Produção de texto.
1ª Atividade- Aproximadamente 120 minutos.
-Professor a biografia é um importante gênero textual, mas é necessário um trabalho de sensibilização para que possamos envolver os alunos e possibilitarmos que eles se apropriem desta modalidade de texto.
-SENSIBILIZAÇÃO
-Professor leve para a sala uma bola de futebol usada. Tanto as crianças quanto os adultos gostam de futebol, por isto esta é uma atividade de sensibilização que poderá ser trabalhada nos dois níveis, mas a linguagem do professor da EJA deve ser adequada aos adultos.
-Organize os alunos em círculo e mostre a bola.
-Explore as características da bola. Deixe que eles peguem, observem a textura, o formato e o material. Discuta com eles sobre a origem da bola e sua utilização.
-Pergunte: Será que ela foi sempre assim? Como era antes de ser bola? Como era antes de ser usada? Como está hoje? Por que será que ela está assim? O que aconteceu?
-Faça algumas brincadeiras com a bola na roda. À medida que um aluno jogar a bola para outro, ele deverá dizer uma característica da bola.
- Depois da brincadeira, de explorar a bola em suas diferentes fases (nova e velha) sugerimos para as turmas da EJA a poesia de Cecília Meireles, “Retrato”, pois a linguagem e o tema são adequados aos adultos. Ela vai possibilitar um excelente trabalho. Ela está disponível no Sitio http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/retrato.htm, Veja a seguir:
Registrando no caderno
Para sistematizar a atividade, faça um registro no caderno:
Retrato Eu não tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos tão vazios, Nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, Tão paradas e frias e mortas; Eu não tinha este coração Que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, Tão simples, tão certa, tão fácil: _ Em que espelho ficou perdida a minha face? (Cecília Meireles). |
Desenhe o retrato descrito na poesia |
EXPLORANDO A POESIA
1- Quem escreveu esta poesia?
2- Sobre quem ela está falando?
3- O que ela quer dizer quando fala que não tinha este rosto de hoje?
4- O que ela está nos contando?
5- Você já observou alguma mudança em você? Qual?
Para as crianças do Ensino Fundamental Inicial, você poderá utilizar a poesia de Vinícius de Moraes. Para tornar a aula mais interessante leve seus alunos para sala de multimídia e projete o vídeo disponível no sítio http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87211/, nele você terá acesso à letra e ao vídeo com um ator interpretando a poesia “A Porta”.
A Porta Vinicius de Moraes Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta Mas não há coisa no mundo Mais viva do que uma porta. Eu abro devagarinho Pra passar o menininho Eu abro bem com cuidado Pra passar o namorado Eu abro bem prazenteira Pra passar a cozinheira Eu abro de supetão Pra passar o capitão. Só não abro pra essa gente Que diz (a mim bem me importa...) Que se uma pessoa é burra É burra como uma porta. Eu sou muito inteligente! Eu fecho a frente da casa Fecho a frente do quartel Fecho tudo nesse mundo Só vivo aberta no céu! |
Desenhe a Porta descrita na poesia |
EXPLORANDO A POESIA:
1- De quem a poesia está falando?
2- Como é a porta descrita na poesia?
3- Por que a porta se acha viva?
4- Por que ela se acha inteligente?
5- Você se acha uma criança viva e inteligente? Por quê?
6- Você sempre foi assim? Como você era há dois anos?
7- Como você é hoje?
2ª Atividade – Aproximadamente 120 minutos.
-Professor se você tiver recurso em sua escola, leve seus alunos para a sala de multimídia e acesse o sítio do Ziraldo, criador do Menino Maluquinho, sugerido abaixo. Nele você encontrará a biografia do Ziraldo. Não é necessário ler toda biografia, mas destaque as partes em que a ordem cronológica fica bem clara. Chame a atenção para a forma do texto, as marcas linguísticas, o tempo verbal. http://www.educacional.com.br/ziraldo/biografia/detalhada.asp
-Para os alunos da EJA, você tem a possibilidade de apresentar a biografia de Cecília Meireles, para que eles possam confrontar a poesia com elementos de sua vida real. Para isto, acesse o sítio. http://www.suapesquisa.com/biografias/cecilia_meireles.htm
Você poderá também acessar os recursos do Portal, anexados a esta aula, vida e obra de: Carlos Drummond de Andrade e Artur Carvalho.
- Lembre-se! Autobiografia é a vida de um indivíduo escrita por ele mesmo.
-Cada aluno escreve dados biográficos sobre si mesmo.
Para nortear sua autobiografia ele deve listar alguns dados importantes:
1- Nome completo.
2- Idade atual
3- Onde nasceu (cidade, estado, pais).
4- O que gostava de fazer quando era mais novo (brincadeiras)
5- Fato marcante de quando era mais novo.
6- Escola(s) onde estudou.
7- Onde estuda atualmente.
8- Leituras preferidas.
9- O que mais gosta de fazer fora da escola.
10- Lazer preferido.
11- Esporte(s) que pratica.
12- Sonhos para o futuro.
DINÂMICA: MINHA HISTÓRIA DE VIDA
-Professor ao explorar esta atividade, resgate com seus alunos a importância da história de vida de cada um, pois é através de nossas experiências que nos formamos enquanto seres humanos.
-Após cada aluno responder estas questões divida a turma em duplas e solicite que troquem as informações.
Um aluno apresenta o outro usando a 3ª pessoa a partir das informações apresentadas.
-Solicite que para a próxima atividade, cada aluno traga para sala, uma foto sua de preferência atualizada.
3ª Atividade – Aproximadamente 120 minutos.
ELABORANDO A AUTOBIOGRAFIA E O AUTORRETRATO
-Solicite que a partir das informações que cada aluno registrou na atividade anterior ele elabore sua autobiografia.
Sugira um título, por exemplo: AUTOBIOGRAFIA DE....... ou MINHA HISTÓRIA DE VIDA
-Depois de elaborada a autobiografia solicite que ilustre o texto com seu autorretrato, para isso ele vai observar suas principais características:
- Tipo de cabelos (longos ou curtos; lisos ou encaracolados)
-Cor da pele e dos olhos.
-Formato do rosto.
-Tamanho e formato da boca.
-Não é necessária uma perfeita identificação, esta é apenas uma atividade de leitura de imagem, pois nem todos têm habilidades para o desenho.
Deixe-os a vontade para criar seu autorretrato, conforme suas habilidades.
-Se necessário apresente um autorretrato para que eles tenham uma ideia de como é.
Este é o autorretrato pintado pela artista Tarsila do Amaral.
Fonte: http://fotolog.terra.com.br/tarsilaamaral:6 - Consulta realizada em 06/04/2010
Nome | Tipo |
---|---|
Carlos Drummond de Andrade | Vídeo |
Artur de Carvalho | Vídeo |
http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/retrato.htm
http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87211/
http://www.educacional.com.br/ziraldo/biografia/detalhada.asp
http://www.suapesquisa.com/biografias/cecilia_meireles.htm
-Professor a avaliação deve permear todo processo, ou seja, à medida que as atividades forem sendo realizadas, acompanhe o envolvimento do aluno.
-Verifique se ele compreendeu o que é uma biografia, qual é o seu formato, suas principais características e se utilizou o tempo verbal correto em sua produção escrita.
-Se perceber alguma dificuldade faça intervenções, dê exemplos.
-Outra possibilidade de avaliação é solicitar que troquem os textos entre si, leiam e comentem com o colega o que perceberam. -Poderá também utilizar a reescrita do texto. Para isto, deve pedir a permissão de algum aluno para reescrever coletivamente o seu texto como exemplo para os demais. A partir dele você comenta as questões que foram recorrentes, também em outros textos. Mas, somente utilize o texto se o autor/aluno permitir.
Quatro estrelas 12 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/09/2016
Cinco estrelasgostei muito desta aula, parabéns e obrigado por ajudar-me com a minha turma, pois foi um excelente trabalho que desenvolvi com a minha turma.
09/04/2016
Quatro estrelasProfessora Denise Rizzotto, parabéns pelo plano de aula! Penso que ele é um pouco longo, mas não conheço a sua realidade. Então, aproveitei a parte do questionário. Eu e mais três professores de Arte estamos desenvolvendo um projeto denominado "Galeria dos Formandos" e "Galeria de Sucessos", onde alunos farão autorretratos e retratos de celebridades. Obrigado por compartilhar. Mais sucesso para você!
19/08/2015
Cinco estrelasExcelentes dicas,irei utilizá-las com minha turminha.
17/05/2014
Quatro estrelasÓtima sugestão de aula. Parabéns e muito obrigada. Simone.
27/08/2013
Cinco estrelasgostei muito das poesias e vou atuar logo no dia seguinte.Da pra perceber que vai chamar realmente a atenção dos alunos.fiquei muito feliz.
18/04/2013
Cinco estrelasMuito bom. Me ajudou bastante a preparar uma aula.
10/04/2013
Cinco estrelasEXCELENTE! Estava procurando uma sugestão para trabalhar com autobiografia,encontrei essas sugestões estou feliz.
02/02/2012
Cinco estrelasEspetacular a aula ralmente um show de bola.
06/10/2011
Cinco estrelasTrabalho com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e estava sem ideias de como apresentar a autobiografia aos alunos e como explorar este conteúdo. Adorei a dica do poema A porta que estarei usando nas minhas aulas.
11/11/2010
Quatro estrelasGostei muito do enfoque dado a questão da sensibilização do aluno ao gênero estudado. Mesmo ao professor é necessário haver esse envolvimento com o gênero, para que possa desenvolver um bom trabalho e explorar ao máximo as possibilidades do gênero.
12/06/2010
Cinco estrelasestá ótima
27/05/2010
Três estrelasAchei a aula bem elaborada, facil de executar, com bastante riquesa de exploração, fazendo com que o aluno desenvolva diversos aspectos, fazendo a sua autobiografia, acompanhando a do colega, explora também a habilidade criativa do aluno, onde ele possa produzir a sua propria história, a sua autobiografia, despertando e motivando o aluno para a escrita, na oportunidade também conhecendo um tipo de texto literario, enfim a forma de avaliação durante a execução das propostas de trabalho.