Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AUTOBIOGRAFIA - ESTRUTURANDO TEXTO E RESGATANDO FATOS.

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas atividades o aluno poderá:

-Ler e discutir sobre biografias;

-Identificar marcas linguísticas relativas a este gênero textual (biografia);

-Expressar de forma coerente e clara;

-Reconhecer a biografia enquanto um importante gênero textual;

-Localizar no tempo fatos importantes de seu desenvolvimento;  

-Elaborar um texto autobiográfico a partir dos fatos resgatados;

-Utilizar de forma adequada o tempo verbal relativo ao texto biográfico;

-Produzir um autorretrato a partir das observações de suas principais características;

Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – Três (3) atividades de aproximadamente 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Professor é importante que seus alunos já estejam no nível alfabético da escrita. Nesta fase as crianças já reconhecem o valor sonoro das letras e escrevem representando a fala, mas ainda não escrevem obedecendo totalmente às regras ortográficas ou à separação entre as palavras, porém já estruturam pequenos textos. Mas, para o aluno que ainda não consegue escrever de forma autônoma, você poderá ser o escriba para ele, desafiando-o a rever suas hipóteses.

Estratégias e recursos da aula

Professor esta aula será desenvolvida em 3 atividades por meio de:

- Aula interativa;

-Dinâmica de sensibilização: explorando uma bola usada;

- Produção de texto oral e escrita;

-Leitura e analise de biografias;

-Acesso a vida e obras de: Carlos Drummond de Andrade e Artur Carvalho e outros;

 

Carlos Drummond de Andrade  Artur de Carvalho 

- Desenho do autorretrato;

- Autobiografia: troca entre os pares;

-Avaliação da Produção de texto.

 

1ª Atividade- Aproximadamente 120 minutos.

-Professor a biografia é um importante gênero textual, mas é necessário um trabalho de sensibilização para que possamos envolver os alunos e possibilitarmos que eles se apropriem desta modalidade de texto.   

-SENSIBILIZAÇÃO

-Professor leve para a sala uma bola de futebol usada. Tanto as crianças quanto os adultos gostam de futebol, por isto esta é uma atividade de sensibilização que poderá ser trabalhada nos dois níveis, mas a linguagem do professor da EJA deve ser adequada aos adultos.

 -Organize os alunos em círculo e mostre a bola.

-Explore as características da bola. Deixe que eles peguem, observem a textura, o formato e o material. Discuta com eles sobre a origem da bola e sua utilização.

-Pergunte: Será que ela foi sempre assim? Como era antes de ser bola? Como era antes de ser usada? Como está hoje? Por que será que ela está assim? O que aconteceu?

-Faça algumas brincadeiras com a bola na roda. À medida que um aluno jogar a bola para outro, ele deverá dizer uma característica da bola.

- Depois da brincadeira, de explorar a bola em suas diferentes fases (nova e velha) sugerimos  para as turmas da EJA a poesia de Cecília Meireles, “Retrato”, pois a linguagem e o tema são adequados aos adultos. Ela vai possibilitar um excelente trabalho. Ela está disponível no Sitio http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/retrato.htm,  Veja a seguir: 

Registrando no caderno

Para sistematizar a atividade, faça um registro no caderno:

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro,

Nem estes olhos tão vazios,

Nem o lábio amargo.

 Eu não tinha estas mãos sem  força,

Tão paradas e frias e mortas;

Eu não tinha este coração

Que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,

Tão simples, tão certa, tão fácil: _ Em que espelho ficou perdida a minha face? (Cecília Meireles).

Desenhe o retrato descrito na poesia

EXPLORANDO A POESIA 

1- Quem escreveu esta poesia?

2-     Sobre quem ela está falando?

 3-     O que ela quer dizer quando fala que não tinha este rosto de hoje?

4-     O que ela está nos contando?

 5-     Você já observou alguma mudança em você? Qual?

 Para as crianças do Ensino Fundamental Inicial, você poderá utilizar a poesia de Vinícius de Moraes. Para tornar a aula mais interessante leve seus alunos para sala de multimídia e projete o vídeo disponível no sítio http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87211/, nele você terá acesso à letra e ao vídeo com um ator interpretando a poesia “A Porta”. 

 

A Porta

Vinicius de Moraes Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho

Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta

Mas não há coisa no mundo

Mais viva do que uma porta.

 Eu abro devagarinho

Pra passar o menininho

Eu abro bem com cuidado

 Pra passar o namorado

Eu abro bem prazenteira

Pra passar a cozinheira

Eu abro de supetão

Pra passar o capitão.

 Só não abro pra essa gente

Que diz (a mim bem me importa...) Que se uma pessoa é burra

É burra como uma porta.

Eu sou muito inteligente!

Eu fecho a frente da casa

Fecho a frente do quartel

Fecho tudo nesse mundo

Só vivo aberta no céu!

Desenhe a Porta descrita na poesia

EXPLORANDO A POESIA:  

 1-     De quem a poesia está falando?

2-     Como é a porta descrita na poesia?

 3-     Por que a porta se acha viva?

4-     Por que ela se acha inteligente?

5-     Você se acha uma criança viva e inteligente? Por quê?

6-     Você sempre foi assim? Como você era há dois anos?

 7-     Como você é hoje?  

 2ª Atividade – Aproximadamente 120 minutos.

-Professor se você tiver recurso em sua escola, leve seus alunos para a sala de multimídia e acesse o sítio do Ziraldo, criador do Menino Maluquinho, sugerido abaixo. Nele você encontrará a biografia do Ziraldo. Não é necessário ler toda biografia, mas destaque as partes em que a ordem cronológica fica bem clara. Chame a atenção para a forma do texto, as marcas linguísticas, o tempo verbal. http://www.educacional.com.br/ziraldo/biografia/detalhada.asp 

-Para os alunos da EJA, você  tem a possibilidade de apresentar a biografia de Cecília Meireles, para que eles possam confrontar a poesia com elementos de sua vida real. Para isto, acesse o sítio. http://www.suapesquisa.com/biografias/cecilia_meireles.htm  

Você poderá também acessar os recursos do Portal, anexados a esta aula,  vida e obra de: Carlos Drummond de Andrade e Artur Carvalho.

- Lembre-se! Autobiografia é a vida de um indivíduo escrita por ele mesmo.

-Cada aluno escreve dados biográficos sobre si mesmo.

Para nortear sua autobiografia ele deve listar alguns dados importantes:

1-     Nome completo.

2-     Idade atual

3-     Onde nasceu (cidade, estado, pais).

4-     O que gostava de fazer quando era mais novo (brincadeiras)

5-     Fato marcante de quando era mais novo.

 6-     Escola(s) onde estudou.

7-     Onde estuda atualmente.

8-     Leituras preferidas.

9-     O que mais gosta de fazer fora da escola.

10- Lazer preferido.

11- Esporte(s) que pratica.

12- Sonhos para o futuro.  

 DINÂMICA: MINHA HISTÓRIA DE VIDA

-Professor ao explorar esta atividade, resgate com seus alunos a importância da história de vida de cada um, pois é através de nossas experiências que nos formamos enquanto seres humanos.

-Após cada aluno responder estas questões divida a turma em duplas e solicite que troquem as informações.  

Um aluno apresenta o outro usando a 3ª pessoa a partir das informações apresentadas.

-Solicite que para a próxima atividade, cada aluno traga para sala, uma foto sua de preferência  atualizada.

3ª Atividade – Aproximadamente 120 minutos.

ELABORANDO A AUTOBIOGRAFIA E O AUTORRETRATO

-Solicite que a partir das informações que cada aluno registrou na atividade anterior ele elabore sua autobiografia.

Sugira um título, por exemplo: AUTOBIOGRAFIA DE....... ou  MINHA HISTÓRIA DE VIDA

-Depois de elaborada a autobiografia solicite que ilustre o texto com seu autorretrato, para isso ele vai observar suas principais características:

- Tipo de cabelos (longos ou curtos; lisos ou encaracolados)

-Cor da pele e dos olhos.

-Formato do rosto.

-Tamanho e formato da boca.

-Não é necessária uma perfeita identificação, esta é apenas uma atividade de leitura de imagem, pois nem todos têm habilidades para o desenho.

Deixe-os a vontade para criar seu autorretrato, conforme suas habilidades.

-Se necessário apresente um autorretrato para que eles tenham uma ideia de como é.

Este é o autorretrato pintado pela artista Tarsila do Amaral. 

  Fonte: http://fotolog.terra.com.br/tarsilaamaral:6 - Consulta realizada em 06/04/2010 

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Carlos Drummond de Andrade Vídeo
Artur de Carvalho Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

-Professor a avaliação deve permear todo processo, ou seja, à medida que as atividades forem sendo realizadas, acompanhe o envolvimento do aluno.

-Verifique se ele compreendeu o que é uma biografia, qual é o seu formato, suas principais características e se utilizou o tempo verbal correto em sua produção escrita.

-Se perceber alguma dificuldade faça intervenções, dê exemplos.

-Outra possibilidade de avaliação é solicitar que troquem os textos entre si, leiam e comentem com o colega o que perceberam. -Poderá também utilizar a reescrita do texto. Para isto, deve pedir a permissão de algum aluno para reescrever coletivamente o seu texto como exemplo para os demais. A partir dele você comenta as questões que foram recorrentes, também em outros textos. Mas, somente utilize o texto se o autor/aluno permitir.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12.5%
  • Três estrelas 1/8 - 12.5%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosânela Silva Xavier, ANTONIO XAVIER E M E F , Ceará - disse:
    rosangelaxavier_@hotmail.com

    27/08/2013

    Cinco estrelas

    gostei muito das poesias e vou atuar logo no dia seguinte.Da pra perceber que vai chamar realmente a atenção dos alunos.fiquei muito feliz.


  • Beatriz Nogueira, Universidade Federal Fluminense , Rio de Janeiro - disse:
    nbeatriz@id.uff.br

    18/04/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom. Me ajudou bastante a preparar uma aula.


  • Elisangela Guimarães, Colégio Municipal São Pedro , Bahia - disse:
    ellis0274@hotmail.com

    10/04/2013

    Cinco estrelas

    EXCELENTE! Estava procurando uma sugestão para trabalhar com autobiografia,encontrei essas sugestões estou feliz.


  • Eunice, Escola Estadual Dona Inês , Tocantins - disse:
    eunicenormalista@hotmail.com

    02/02/2012

    Cinco estrelas

    Espetacular a aula ralmente um show de bola.


  • CARMEN LUCIA BERNARDES, COLEGIO SANTA CRUZ , Paraná - disse:
    carmen@colegiosantacruz.com.br

    06/10/2011

    Cinco estrelas

    Trabalho com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e estava sem ideias de como apresentar a autobiografia aos alunos e como explorar este conteúdo. Adorei a dica do poema A porta que estarei usando nas minhas aulas.


  • katia grazioli, EMEIEF Anna Queiroz de Almeida e Silva , São Paulo - disse:
    katia.grazioli@ig.com.br

    11/11/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito do enfoque dado a questão da sensibilização do aluno ao gênero estudado. Mesmo ao professor é necessário haver esse envolvimento com o gênero, para que possa desenvolver um bom trabalho e explorar ao máximo as possibilidades do gênero.


  • vanda costa, em samuel da silva filho , São Paulo - disse:
    vandamariacosta@gmail.com

    12/06/2010

    Cinco estrelas

    está ótima


  • Ana Maria Alcântara de Oliveira, Escola Estadual Frei Vital de Garibaldi , Mato Grosso do Sul - disse:
    anamarialcantaradeoliveira@gmail.com

    27/05/2010

    Três estrelas

    Achei a aula bem elaborada, facil de executar, com bastante riquesa de exploração, fazendo com que o aluno desenvolva diversos aspectos, fazendo a sua autobiografia, acompanhando a do colega, explora também a habilidade criativa do aluno, onde ele possa produzir a sua propria história, a sua autobiografia, despertando e motivando o aluno para a escrita, na oportunidade também conhecendo um tipo de texto literario, enfim a forma de avaliação durante a execução das propostas de trabalho.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.