Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Montando um Aquário***

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender como montar um aquário;

Relacionar o ecossistema montado no aquário a um ecossistema natural.

Duração das atividades
100 minutos (2 h/aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Identificar o aquário como um ecossistema artificial.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Os modelos podem ser utilizados para representar os sistemas que integram o ambiente.

O aquário é um sistema que representa o habitat natural de algumas espécies de peixes. Ele pode ser feito usando água salgada, representando sistemas aquáticos marinhos ou de água doce representando sistemas aquáticos de rios, lagoas, lagos etc. Cada tipo de sistema montado deve possuir as características originais, dentro do possível, para garantir a sobrevivência dos seres vivos nele presentes.

O aquário a ser montado é de água doce. É um apoio visual concreto que contribui para que a criança construa uma imagem mental, uma ideia, do objeto de estudo por suas semelhanças, representando aspectos da realidade do objeto investigado. Ele pode ser montado pelas crianças junto com o professor ou ser apresentado por ele às crianças.

A escolha do aquário que se planeja montar, muitas vezes, começa pela seleção dos peixes ornamentais que se pretende manter nele. Além de preferências pessoais, existem muitos outros fatores importantes que devem ser levados em conta a respeito de cada peixe: tamanho adulto, comportamento, preferências quanto à água, hábitos de alimentação, compatibilidade com outras espécies, e mais. Esse modelo de ecossistema permite estudar as relações entre os elementos bióticos e abióticos. Pode ser montado em um recipiente de vidro com dimensões variadas. O recipiente de vidro permite melhor visualização dos seres vivos mantidos no seu interior. Deve ser deixado em local iluminado, podendo receber luz indireta numa parte do dia. É importante, fornecer a alimentação adequada aos animais que abriga, remover restos de alimentos, que podem causar o desenvolvimento de fungos, os quais podem desequilibrar o ambiente.   

O professor deve observar e avaliar os recursos disponíveis e as habilidades dos alunos ao construir modelos, adequando-os ao nível de escolaridade em que se encontram. Quando constituírem uma dificuldade a mais, o uso deles deve ser reavaliado.

Caso haja interesse, consulte no Portal a aula “Peixe de mar é diferente de peixe de rio” que aborda as diferenças entre peixes de água doce e peixes de água salgada, das mesmas autoras, publicada em novembro de 2009 (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13613, consultado em 28/04/10, às 18h21min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada, oportunidade em que expõem suas idéias sobre o assunto. A seguir, durante a montagem do aquário vão relacionando as características do modelo com o habitat dos peixes em um ambiente natural.     

Como o professor irá ativar esse processo:

Inicialmente o professor promoverá uma discussão sobre o ambiente natural onde vivem os peixes. A seguir planeja e monta o aquário, junto com a turma. As crianças serão envolvidas em todas as etapas da montagem, desde a escolha do recipiente a ser usado até as espécies de seres vivos e não vivos que dele farão parte.      

Atividade de construção de modelo: montando um aquário

No primeiro momento, faça perguntas como: quem conhece uma lagoa, lago ou rio; o que esses ambientes têm em comum; em que eles são diferentes; que seres vivos neles habitam; se a água neles presente é doce ou salgada. Se possível peça aos alunos que levem para sala imagens de rio, lagoa e lagos e de seres vivos que podemos encontrar nesses ambientes. Proponha que façam um desenho de um ambiente aquático. Após os alunos contarem o que desenharam monte um mural com a turma.

Foto: Vista da Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte, cedida por Marcos Hollerbach.

No segundo momento, pergunte aos alunos o que poderia ser feito para representar um ambiente aquático. Escute as opiniões da turma e explique que é possível montar um aquário com algumas características de um ambiente aquático natural.

A seguir pergunte aos alunos se eles já viram um aquário montado ou se eles têm alguma idéia sobre como montá-lo. Escute as idéias apresentadas pela turma e depois levante com eles os materiais necessários para a montagem de um aquário.

Para montar um aquário é necessário um vidro grande, incolor, de boca larga, de preferência retangular; areia; pedrinhas; plantas aquáticas; dois peixinhos de água doce, de tamanhos parecidos; coador.

Alguns tipos de peixe adaptam-se bem a vida em aquários como acará, japonês, beijador, paulistinha, cascudo, polinésio, néon. Os cascudos são usados para manter limpo o aquário, enquanto os outros peixes citados são conhecidos como ornamentais. A elodea é uma das espécies de planta aquática mais usada em aquários.

No terceiro momento, providencie junto com as crianças o material necessário e mãos a obra. Algumas orientações para montagem do aquário:

. Lavar bem o vidro a ser utilizado;

. Cobrir o fundo com uma camada de quatro centímetros de areia limpa, previamente lavada e fervida;

. Colocar as plantas aquáticas prendendo-as na areia com as pedrinhas;

. Se a água a ser usada for tratada é preciso deixá-la em repouso para que o cloro evapore;

. Depois desse processo, despeje a água lentamente no vidro para que as plantas e a areia não se desloquem;

. Colocar os peixes na água, usando o coador, pois, não é adequado pegar os peixinhos com as mãos.   

Para fazer a manutenção do aquário proceda da seguinte forma:

. Trocar a água com freqüência. Ao fazer isso, os peixes e as plantas devem ser colocados em outro recipiente.

. Usar produtos apropriados para alimentar os peixes. Migalhas de pão e outros alimentos fermentam com facilidade;  

 Professor, após a montagem do aquário questione os alunos sobre a possibilidade ou não de sobrevivência dos seres vivos nesse modelo de ecossistema com perguntas como:

• Quais são os seres vivos e não vivos que fazem parte do aquário?

• O que é preciso fazer para os peixinhos e as plantas sobreviverem no aquário?

• Quais são os elementos não vivos?

• Os materiais necessários à sobrevivência dos seres vivos estão presentes no modelo que você construiu? Explique.

• Que materiais serão trocados entre os seres vivos e não vivos do ecossistema?

. Que semelhanças existem entre o ambiente do aquário e um ambiente aquático natural? E diferenças?   

Deixe o aquário em local arejado e recebendo luz do sol. Oriente os alunos a acompanhar a vida no aquário durante alguns dias e registrar as mudanças ocorridas em relação às plantas, ao desenvolvimento dos peixes, ao aparecimento de novas plantas e outros seres vivos.

 www.reneevituri.com.br/bichos.html  

(consultado em 24/04/2010, às 14h21min).

Recursos Complementares

Para maiores informações acesse os links a seguir:

http://www.meuaquario.com/aquario-agua-doce/ (consultado em 18/04/2010 às 18:58)   

Belo Horizonte ganha o maior aquário de água doce do Brasil ...   9 Mar 2010 ... Belo Horizonte ganha o maior aquário de água doce do Brasil .... areia e cascalho, pedaços de madeira curtidos, além de plantas aquáticas. ...   http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/ambiente/nossa-fauna/belo-horizonte-ganha-o-maior-aquario-de-agua-doce-do-brasil-11502.asp (Consultado em 18/04/2010 às 19:05)    

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.          

Após a montagem do aquário e discussões realizadas, peça aos alunos que, em duplas, respondam:   

1.    Com que freqüência os peixes devem ser alimentados?

2.    Para que servem as plantas aquáticas?

3.    Como e quando trocar a água do aquário?

4.    Qual o local mais adequado para colocar o aquário? Justifique.

5.    Considerando o que foi estudado e discutido, pensem e respondam.

Por que a poluição dos rios pode provocar a morte dos peixes que ali vivem?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.