07/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Luiz Antônio dos Prazeres
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Nesta aula, pretendemos levar os alunos a compreender as principais funções e características de textos predominantemente injuntivos. Dessa forma, os alunos poderão aprimorar as suas habilidades de leitura, interpretação e produção de textos desse tipo.
Para esta aula, além de conhecimentos básicos de leitura e escrita, é necessário que os alunos reconheçam o sentido e a forma do modo verbal imperativo.
Atividade 1
Para introduzir o assunto desta aula, o professor deve pedir aos alunos que olhem no dicionário o significado da palavra 'injunção'.
Observação: O professor deve esclarecer aos alunos que, embora a palavra 'injunção' signifique "imposição, exigência", os chamados "textos injuntivos" assumem uma escala relativamente ampla, compreendendo todos os textos que demandam alguma coisa. Assim, os textos injuntivos são aqueles que:
Ao fazer esta breve incursão expositiva, o professor deve estimular os alunos a dar exemplos de textos injuntivos e anotar no quadro as respostas corretas.
Exemplos de texto injuntivo: questões de prova, receitas culinárias, manuais de instrução, algumas propagandas, instruções de jogos de tabuleiro, alguns textos de engajamento político ou religioso etc.
Depois de ter realizado essa introdução, o professor deve apresentar aos alunos o texto publicitário a seguir e solicitar que eles respondam as questões de "a" a "f". Posteriormente, o professor deve corrigir oralmente o exercício com os alunos.
Transcrição dos dizeres em branco sobre o fundo azul: No mês dos namorados, ligue ligue 14. Fale até 1 hora e pague apenas 14 minutos no fim de semana.
Transcrição dos dizeres em branco dentro do coração: Toda história de amor começa com um número de tefefone.
Fonte: http://ccsp.com.br/_img/full/novo/7633.jpg, acessado em 08 de abril de 2010.
Questões:
a) Quem é o emissor e qual é o objetivo desta propaganda?
b) Identifique o trecho em que se usa períodos apelativos. Como você pôde identificá-lo?
c) Qual é o efeito que se produz utilizando o verbo ligar duas vezes seguidas?
d) Explique os usos do substantivo "pulso". Qual é a relação entre eles?
e) Explique o sentido da frase "Toda história de amor começa com um número de telefone"?
f) Qual é a relação entre o trecho apelativo, a imagem e as outras frases da propaganda?
Observação: O professor deve levar os alunos a perceber que o trecho apelativo é sustentado pelas demais frases e pela imagem, como se as demais frases fossem argumentos para o que se pede no trecho apelativo.
Atividade 2
Sugerimos que o professor apresente aos alunos a receita a seguir e solicite que façam o que pedem as questões.
PÃO DE QUEIJO MINEIRO
Ingredientes
· 4 copos (americanos) de polvilho doce (500g)
· 1 colher de (sopa) fondor maggi ou sal a gosto
· 2 copos de (americano)de leite (300ml)
· 1 copo (americano) de óleo (150 ml)
· 2 ovos grandes ou 3 pequenos
· 4 copos (americano) de queijo minas meia cura ralado
· óleo para untar
Modo de preparo
1. Colocar o polvilho em uma tigela grande
2. à parte, aquecer o fondor, o leite e o óleo
3. Quando ferver escaldar o polvilho com essa mistura, mexer muito bem para desfazer pelotinhas
4. Deixe esfriar
5. Acrescentar os ovos um a um, alternando com o queijo e sovando bem após cada adição
6. Untar as mãos com óleo, se necessário
7. Enrolar bolinhos de 2 (cm) de diâmetro e colocá-los em uma assadeira untada
8. Levar ao forno médio (180º), pré-quecido e assar até ficarem douradinhos
Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/2228-pao-de-queijo-mineiro.html, acessado em 07 de abril de 2010.
Questões:
a) Assim como a maioria das receitas, esta que temos em mãos está dividida em duas partes. Quais são elas? Qual é a função de cada uma delas?
b) Reconheça, nesta receita, o trecho que a caracteriza como um texto injuntivo. Justifique.
c) Modifique os verbos de maneira que continuem a transmitir o sentido de ordenação, de direcionamento. Qual é o modo verbal que você utilizou?
d) Modifique ainda uma vez os verbos de maneira que, desta vez, tenha um sentido de ordenação, de direcionamneto, mas seja necessário interpelar o interlocutor com o pronome "você". Qual é modo verbal que você utilizou?
e) Qual é o modo verbal que expressa mais nitidamente o sentido de ordenação, de direcionamento? Cite outras situações em que você faz uso deste modo verbal.
Finalmente, o professor deve corrigir as questões sanando as dúvidas que porventura os alunos tenham.
Atividade 3
No terceiro momento da aula, o professor deve solicitar que os alunos levem para a sala de aula jogo de tabuleiro. Os alunos devem se reunir em grupos ou em duplas e jogar uma partida. Eles devem consultar o manual de instruções, reconhecer os trechos em que o texto seja injuntivo, ao final da aula, apresentar as regras aos seus colegas.
Caso os alunos não tenham jogos de tabuleiro, recomendamos que o professor peça que eles pesquisem sobre algum jogo de simples confecção, como "Dama" ou "Gamão", cujas regras podem ser facilmente encontradas na internet ou na casa de um amigo.
Se o professor julgar seja viável, sugerimos ainda que seja proposto um desafio, como aprender a jogar um jogo com maior nível de dificuldade, por exemplo, "xadrez", ou algum jogo que eles ainda não conheçam. Dessa forma, os alunos estariam fazendo uso efetivo de textos injuntivos.
Sobre o Xadrez: http://www.angelfire.com/ab/jogos/Tradicionais/xadrez_basico.htm ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez
Sobre o Gamão: http://www.gamao-expert.com/regra-jogo-gamao.htm ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Gam%C3%A3o
Sobre a Dama: http://www.xadrezregional.com.br/regrasdm.html ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_de_damas
A compreensão das propostas pelos alunos será avaliada a partir do esclarecimento (correção) em sala de aula de cada uma das atividades.
Sugerimos que o professor proponha como trabalho avaliativo, ao final desta aula, que os alunos, reunídos em grupos de 3, produzam uma propaganda de um produto ou de um serviço a ser exposta no mural da escola. Ele devem utiliza pelo menos um trecho injuntivo.
O professor deve observar a relação entre o trecho injuntivo e os demais elementos da propaganda, avaliando se há coerência, isto é, se há funcionalidade na articulação entre texto injuntivo e demais elementos da propaganda.
Quatro estrelas 17 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/02/2014
Cinco estrelasSimplesmente AMEI!!!!!!! Tudo de maneira clara e objetiva e os exercícios são muiiito bons, Obrigada!
24/02/2013
Cinco estrelasMuito bom trabalho.
24/07/2012
Quatro estrelasGostei e vou usar estes conteudos na minha proxima aula, obrigado mesmo
16/04/2012
Cinco estrelasAula simples e prática,esclarecedora. Ajudou muito a entender um tipo textual que aparentemente parecia difícil, com exemplos simples.
30/03/2012
Cinco estrelasmuito boa essa aula parece com a que o professor valmir godoy passou pra nos
14/03/2012
Quatro estrelasMuito boa a exposição, uma maneira fácil e prática para aprender um assunto que pode ser difícil ... Sugestão: seria interessante um gabarito de respostas das questões, daria mais segurança para o estudo. Obrigada.
22/09/2011
Cinco estrelasgostei muito você está de parabens pela aula maneiro
08/08/2011
Três estrelasMUITO BOM , MAIS O JEITO QUE A PROFESSORA EXPLICA EU NO INTENDO.
15/07/2011
Cinco estrelaseu gostei muito deste texto meu nome erick eu sou de uma ilha na bahia chamado boipeba aqui em boipeba eu trabalho como guia local aqui é muito bom venham conhecer aqui e bum paraíso.
28/04/2011
Cinco estrelasa minha opinião é que esta otimo este site serve principalmente pra crianças menores de 6 anos e ajuda muito.
12/04/2011
Cinco estrelasMEUS ALUNOS COMPREENDERAM CLARAMENTE SOBRE OS TEXTOS INJUNTIVOS E PARABENIZO PELAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES.
09/02/2011
Quatro estrelasatividades ótimas
18/01/2011
Cinco estrelasMaterial muito bom, novo e inovador; parabéns.
24/10/2010
Cinco estrelasmuito bom. Sou aluna do 3º do enssino medio, mais tinha um trabalho para fazer sobre textos textos e injuntivos e instrucionais e adorei o conteudo, preparei uma dinamica para minha apresentacao com algumas das perguntas de cada atividade. penso ate em levar o conteudo desta pagina para minha professora. muito bom mesmo, parabens!
24/09/2010
Quatro estrelasJulguei mui suscinta e inteligente a construção da proposta pedagógica da aula sugerida pela professora Priscila Brasil, Língua Portuguesa.Continue sempre assim!Parabéns.
23/09/2010
Cinco estrelasótima aula. Ajudou-me bastante na compreensão do que é um texto injuntivo e suas características, aspectos que se fazem necessários na pesquisa para apresentação de um seminário.
29/08/2010
Cinco estrelasAmei a sua maneira prática e simples sobre o assunto . É bom poder contar com a sua ajuda e os exemplos . Abraços