14/05/2010
Lucia Fernanda da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Despertar o interesse dos alunos pela observação dos elementos gráficos das histórias.
- Promover a utilização de expressões como: de repente, novamente, antigamente e outras, para dar continuidade à narrativa oral.
- Produzir textos a partir da história imaginada.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Material:
- Data show
- Livros de imagem
- Gravador ou Mp3
1ª atividade
Professor, faça uma roda com os alunos e coloque, ao centro, diferentes livros de imagem para que possam manusear e trocar livremente.Seria interessante observar as expressões faciais, os comentários, as leituras feitas pelo grupo, pois são elementos preciosos para utilizar no decorrer da aula.
Logo após, converse com a turma sobre o que observaram, estimulando a participação de todos.
- Quais as semelhanças entre os livros expostos?
- Quem são os ilustradores e os autores?
- Se conheciam algum desses livros?
Depois escolha com a turma um dos livros para ser trabalhado coletivamente. Aproveite para organizar um espaço de leitura ou de empréstimo dos livros restantes, para que todos possam ler ou levar para casa por várias vezes.
Nesta aula vamos trabalhar com o livro de imagem “A Bela e a Fera” de Rui de Oliveira, FTD, no data show ou se preferir na sala de informática, basta acessar o site: http://www.dobrasdaleitura.com/contopop/contosempre/index.html
A cada página apresentada, oriente os alunos a observarem a riqueza de elementos gráficos, como por exemplo:
- Quais as personagens da história? Suas expressões?
- Vamos seguir os passos do pai de Bela?
- Como é o espaço em que se passa a história? Quais são os ambientes e quais são as mudanças observadas?
Pretendemos guiar o olhar inexperiente dos alunos para a narrativa das imagens e não a mera descrição das cenas. Quando utilizamos as três perguntas acima, mudamos todo o foco perceptivo do leitor e consequentemente sua leitura será mais rica.
2ª atividade:
Professor, divida a turma em pequenos grupos para lerem a história e discutirem como vão apresentar para os outros grupos : dramatização da história, leitura das imagens, teatro de varas, etc. A proposta é estimular a narrativa oral, por isso seria interessante gravar (áudio) a contação da história feita por cada grupo.
Reúna todos para ouvirem as histórias narradas e pare quando escutar o uso de expressões repetitivas ou muito usuais dos alunos, como, por exemplo: e aí, né,depois, tava... Estimule o grupo substituí-las por outras com a mesma função, a de dar continuidade a narrativa, tais como: de repente, novamente, antigamente, logo, depois, etc.
Aproveite para anotar as expressões no mural da sala, como se fosse um lembrete a ser usado quando sentirem necessidade. Desta maneira, a turma fixa e se apropria com facilidade do vocabulário novo.
3ª atividade:
Organize os alunos em duplas para escreverem a história imaginada. Mostre, novamente, o livro de imagem e relembre, escrevendo no quadro, alguns aspectos discutidos anteriormente.
- Quais são as personagens? Crie nome para elas, conte suas características ou curiosidades de sua personalidade (ex: era invejosa, falava da vida alheia, era vaidosa,...)
- Em que espaços ocorreu cada acontecimento da narrativa:
Situação inicial – casa de Bela e o trabalho de seu pai.
Desenvolvimento – casa da Fera e a flor pega sem permissão.
Enlace – a resolução do problema – entregar sua filha Bela à Fera.
Final – A paixão de Bela pela Fera desfaz o feitiço.
Durante a escrita das duplas, o professor deve ajudá-las tirando dúvidas e recordando o que foi dito e visto. Outra sugestão é deixar sempre ao alcance dos alunos dicionários e a lista de palavras descobertas (vocabulário novo) para que usem com frequência.
Ao final, pergunte quais as duplas que querem ler seus textos ou que desejam a leitura feita pelo professor. Aproveite para apreciar a leitura das crianças, elogiar as histórias escritas, esta etapa não pretende corrigir os erros apresentados e sim enaltecer a narrativa de cada escritor.
Outros livros de imagem:
A bruxinha atrapalhada
A bruxinha e o Godofredo
Autora: Eva Furnari
Global editora
A flor do lado de lá
Autor: Roger Mello
Global editora
Caixa de surpresa
Um elefante
Autora: Claudia Ramos
Global editora
Avalie seus alunos durante cada atividade :
- Se participou ativamente de cada atividade proposta?
- Se ao narrar a história, utilizou as expressões descobertas coletivamente ou ainda não faz uso?
- Se consegue trabalhar em grupo e dupla?
- Se escreveu a história imaginada, usando o novo vocabulário e quais são os erros cometidos com frequência?
- Se utiliza o espaço de leitura e faz empréstimo de livros? Com que frequência?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!