Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura e escrita de cartas

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir e apreciar a leitura de livros de cartas, cartas pessoais e outros.

- Escrever cartas respeitando as características do gênero.

- Preencher envelope de carta com as informações necessárias: remetente, endereço, CEP.

Duração das atividades
3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Material:

-Livros de cartas:

Tem uma história nas cartas de Marisa

Autor: Monica Stahel

 Editora: Formato

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/424122/tem-uma-historia-nas-cartas-da-marisa-conforme-a-nova-ortografia/ 

O Livro das Cartas Encantadas - A Correspondência Secreta das Princesas

 Autor: Índigo  

 Ilustrador: Janaina Tokitaka 

 Editora: Brinque-book

  http://www.brinquebook.com.br/livro.php?id=275      

- Papel de carta, envelope e selo.

1ª atividade:

Pergunte aos alunos se já receberam ou mandaram cartas?

Ouça as respostas dadas pela turma e aproveite para observar o que sabem sobre o gênero e anote no quadro de giz .

 Leve para sala envelopes de cartas com trechos dos livros citados, leia para turma o destinatário, o remetente e o conteúdo da carta. 

Durante a leitura da carta em voz alta, faça pausas e peça aos alunos que digam qual o parentesco entre os personagens e o assunto abordado na carta. Tente obter outras informações no decorrer da leitura.

Conte à turma como e quando surgiu a carta e quais são os meios que temos hoje para substituí-la. Mencione a importância que a carta tem até hoje para algumas famílias que moram distante ou não possuem computador para receber e-mail.

 2ª atividade:

Oriente os alunos na observação dos elementos que compõem a escrita de uma carta, através de um roteiro escrito.

   1- Quais são as primeiras informações contidas na carta? Ex: Local e data.

   2- Como geralmente se inicia uma carta? EX: Com uma saudação carinhosa.

   3- Que tipo de coisas você acha que costumam ser contadas em cartas pessoais? Ex: O que têm feito, novidades sobre suas vidas, suas alegrias e tristezas.

   4- Como podemos expressar os sentimentos na escrita? Ex: Fazendo comparações, criando uma imagem para que ler, escolhendo palavras que expressem alegria, raiva, tristeza...

   5- Como terminam as cartas? Ex: Com palavras de despedida e o nome de quem escreveu a carta.

Professor, debata com as crianças pedindo sempre a opinião de vários alunos para que seja uma construção coletiva.

Distribua papéis de cartas e proponha aos alunos que escrevam uma carta de verdade e a envie para alguém que conheça. Pode ser um amigo ou parente que mudou de bairro ou de escola.

Neste momento, o professor deve auxiliar os alunos nas dificuldades que surgirem e oferecer consulta ao dicionário para tirarem dúvidas quanto à escrita de algumas palavras.

 3ª atividade:

Após a escrita das cartas, peça aos alunos que façam a revisão do texto em duplas e com o seu auxilio. Se achar necessário revisar as cartas e no dia seguinte pedir para que passem o texto a limpo, pode fazê-lo.

Explique que para a carta chegar até ao seu destino são necessárias algumas informações, como:

 Frente do envelope

- Nome completo, endereço, cidade, estado e o CEP do destinatário.

 Peça para identificarem quem é o destinatário. (A quem se destina a carta? Qual o seu destino?)

Verso do envelope

 - Nome completo, endereço, cidade, estado e o CEP do remetente. (Quem manda ou remete a carta?)

 - CEP – Código de endereço postal – (Para que serve?)

 Depois de tudo preenchido, questione os alunos sobre qual o próximo passo a ser feito. Caso não saibam programe uma saída até o correio. Diga que o funcionário do correio coloca um selo em cada carta (Para que serve?), que serve para provar o pagamento das taxas de transporte. E o que acontece depois? Escute as hipóteses deles.  A carta pode ser transportada de carro, trem ou avião, dependendo da distância entre um local e outro e depois um carteiro distribui as cartas nas casas das pessoas.

 Por último, registre todas as descobertas feitas pela turma no caderno para continuarem a escrever cartas para outras pessoas.

 

Recursos Complementares

Livro:

 Cartas de Contos Infantil

 Editora: Espaço Livros.

 Autor: José Carlos Mattedi

 Cartas ao Harry Potter: crianças do mundo todo escrevem ao bruxo

 Bill Adler

 Editora: Novo Conceito  

 Livro - A Carta De Pero Vaz De Caminha,

 Autor: Toni Brandão, Luis Carlos Fernandes, Ricardo Fernando Girotto

 Editora: Nobel

Avaliação

Avalie se os alunos:

 - Lêem com boa fluência e entendem o que está sendo lido?

 - Conseguem responder ao que é pedido?

 - Retiram do texto as informações solicitadas?

 - Identificam as características do gênero carta?

 - Escrevem com autonomia ou necessitam de ajuda constantemente?

 - Participam de cada etapa de escrita de uma carta?    

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.