19/05/2010
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Ouvir e apreciar a leitura de livros de cartas, cartas pessoais e outros.
- Escrever cartas respeitando as características do gênero.
- Preencher envelope de carta com as informações necessárias: remetente, endereço, CEP.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Material:
-Livros de cartas:
Tem uma história nas cartas de Marisa
Autor: Monica Stahel
Editora: Formato
O Livro das Cartas Encantadas - A Correspondência Secreta das Princesas
Autor: Índigo
Ilustrador: Janaina Tokitaka
Editora: Brinque-book
http://www.brinquebook.com.br/livro.php?id=275
- Papel de carta, envelope e selo.
1ª atividade:
Pergunte aos alunos se já receberam ou mandaram cartas?
Ouça as respostas dadas pela turma e aproveite para observar o que sabem sobre o gênero e anote no quadro de giz .
Leve para sala envelopes de cartas com trechos dos livros citados, leia para turma o destinatário, o remetente e o conteúdo da carta.
Durante a leitura da carta em voz alta, faça pausas e peça aos alunos que digam qual o parentesco entre os personagens e o assunto abordado na carta. Tente obter outras informações no decorrer da leitura.
Conte à turma como e quando surgiu a carta e quais são os meios que temos hoje para substituí-la. Mencione a importância que a carta tem até hoje para algumas famílias que moram distante ou não possuem computador para receber e-mail.
2ª atividade:
Oriente os alunos na observação dos elementos que compõem a escrita de uma carta, através de um roteiro escrito.
1- Quais são as primeiras informações contidas na carta? Ex: Local e data.
2- Como geralmente se inicia uma carta? EX: Com uma saudação carinhosa.
3- Que tipo de coisas você acha que costumam ser contadas em cartas pessoais? Ex: O que têm feito, novidades sobre suas vidas, suas alegrias e tristezas.
4- Como podemos expressar os sentimentos na escrita? Ex: Fazendo comparações, criando uma imagem para que ler, escolhendo palavras que expressem alegria, raiva, tristeza...
5- Como terminam as cartas? Ex: Com palavras de despedida e o nome de quem escreveu a carta.
Professor, debata com as crianças pedindo sempre a opinião de vários alunos para que seja uma construção coletiva.
Distribua papéis de cartas e proponha aos alunos que escrevam uma carta de verdade e a envie para alguém que conheça. Pode ser um amigo ou parente que mudou de bairro ou de escola.
Neste momento, o professor deve auxiliar os alunos nas dificuldades que surgirem e oferecer consulta ao dicionário para tirarem dúvidas quanto à escrita de algumas palavras.
3ª atividade:
Após a escrita das cartas, peça aos alunos que façam a revisão do texto em duplas e com o seu auxilio. Se achar necessário revisar as cartas e no dia seguinte pedir para que passem o texto a limpo, pode fazê-lo.
Explique que para a carta chegar até ao seu destino são necessárias algumas informações, como:
Frente do envelope
- Nome completo, endereço, cidade, estado e o CEP do destinatário.
Peça para identificarem quem é o destinatário. (A quem se destina a carta? Qual o seu destino?)
Verso do envelope
- Nome completo, endereço, cidade, estado e o CEP do remetente. (Quem manda ou remete a carta?)
- CEP – Código de endereço postal – (Para que serve?)
Depois de tudo preenchido, questione os alunos sobre qual o próximo passo a ser feito. Caso não saibam programe uma saída até o correio. Diga que o funcionário do correio coloca um selo em cada carta (Para que serve?), que serve para provar o pagamento das taxas de transporte. E o que acontece depois? Escute as hipóteses deles. A carta pode ser transportada de carro, trem ou avião, dependendo da distância entre um local e outro e depois um carteiro distribui as cartas nas casas das pessoas.
Por último, registre todas as descobertas feitas pela turma no caderno para continuarem a escrever cartas para outras pessoas.
Livro:
Cartas de Contos Infantil
Editora: Espaço Livros.
Autor: José Carlos Mattedi
Cartas ao Harry Potter: crianças do mundo todo escrevem ao bruxo
Bill Adler
Editora: Novo Conceito
Livro - A Carta De Pero Vaz De Caminha,
Autor: Toni Brandão, Luis Carlos Fernandes, Ricardo Fernando Girotto
Editora: Nobel
Avalie se os alunos:
- Lêem com boa fluência e entendem o que está sendo lido?
- Conseguem responder ao que é pedido?
- Retiram do texto as informações solicitadas?
- Identificam as características do gênero carta?
- Escrevem com autonomia ou necessitam de ajuda constantemente?
- Participam de cada etapa de escrita de uma carta?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!