Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o “fazedor” de palavras Bartolomeu Campos de Queirós em “Por parte de pai”

 

06/05/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Informar-se sobre a biografia do poeta; ·        
  •  descontrair-se por meio de atividades sobre a vida de Bartolomeu Campos Queirós;     
  •  ler e interpretar trechos da obra “Por parte de Pai”;         
  • interagir em grupos;        
  • identificar metáforas em trechos da obra;         
  •  criar metáforas.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já devem saber distinguir texto literário de não-literário. Devem também saber diferenciar biografia e autobiografia, conhecer figuras de linguagem (principalmente metáfora) e terem feito a leitura prévia da obra “Por parte de pai”, de Bartolomeu Campos Queirós.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Atividade 1

Nesta aula, o professor deverá solicitar aos alunos que levem para a sala o livro "Por parte de Pai", de Bartolomeu Campos Queirós. O professor deverá organizar a sala em círculos e pedir aos alunos que fiquem apenas com os livros em mãos. O professor então solicitará que eles respondam algumas perguntas que ele elaborou a respeito do livro, por exemplo:

  • Quem é a personagem principal dessa história?
  • Vocês acham que o neto é o próprio autor Bartolomeu Campos Queirós?
  • Você acha que essas situações podem ter acontecido na vida real? Por quê?
  • Selecione no livro, trechos que você acredita que podem ter realmente acontecido.

Professor, esses questionamentos serão importantes para que os alunos iniciem uma reflexão a respeito de autobiografia.

Essas perguntas deverão ser respondidas oralmente. É importante que o professor peça a muitos alunos que leiam os trechos selecionados na última questão e que os indague a respeito da veracidade ou não deles.

Como tarefa de casa o professor deverá solicitar aos alunos que façam uma pesquisa na Internet ou na biblioteca da escola sobre vida e obra de Bartolomeu Campos de Queirós. É importante lembrá-los de pesquisar sobre o autor:

infância, adolescência, juventude, início da carreira, vida adulta e momento atual.

Aula 2

Atividade 1

Nesta aula o professor trabalhará com os alunos a pesquisa feita por eles. Para isso ele deverá organizar a turma em grupos. Cada aluno apresentará no seu grupo o que foi pesquisado em casa. Feito isso, eles elaborarão um cartaz com as informações mais importantes sobre vida e obra do autor. Em seguida, o grupo elegerá um representante que apresentará o cartaz para toda a turma. Durante a apresentação é importante que o professor destaque as diferenças entre as informações sobre o autor obtidas na internet e outras fontes com as que encontradas no livro Por parte de pai. Para isso, poderá destacar trechos da obra que comprovem a "autobiografia" do livro.

Atividade 2

Nesta atividade o objetivo é traçar o perfil da infância de uma criança no interior de Minas Gerais por volta da década de 1970. Deve-se apresentar a canção Fazenda de Milton Nascimento aos alunos.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=a3L5_beI1-s ou ainda http://www.youtube.com/watch?v=_moVAdPrkCs

Após ouvi-la, os alunos devem compará-la as informações que o livro “Por parte de pai” apresenta sobre a infância de Bartolomeu Queirós. O professor deverá discutir questões como:   

  • Qual a rotina de uma criança em uma cidade pequena?
  •  Quais as atividades poderiam executar? Que tipo de brincadeiras?
  •  Há diferenças entre a infância dos alunos em sala e a infância apresentada na música e no livro?
  • A infância no interior ainda é tal qual a das décadas de 1970 e 1980?

Ao final da fala de cada aluno participante, deve-se anotar no quadro uma palavra que represente a infância mineira de Bartolomeu Campos (Escrever o nome do autor no centro e as outras palavras em volta desta).

Depois dessa atividade oral, o professor deverá solicitar aos alunos que copie, no caderno, trechos da obra que respondam às duas primeiras questões da atividade anterior.

Aula 3

Atividade 1

Nesta aula os alunos deverão sentar em trios. Cada trio receberá uma tira de papel com um trecho da obra. Todos os trechos apresentarão uma metáfora. Os alunos deverão ler o trecho recebido e explicá-lo à turma. Sugestões:

"E a casa, de corredor comprido, ia ficando bordada, estampada de cima a baixo. As paredes eram o caderno do meu avô".

"Vestida de noite, (...) minha avó batia, com dois garfos, as claras para nos servir, de repente, brancos suspiros, com aroma de limão, desmanchando no céu da boca".

"O escuro apertava minha garganta, roubava meu ar".

"A palavra caía no meu ouvido e levava dias para doer".

"Seu carinho encharcava os olhos quando oferecia dinheiro para arrancar seus cabelos brancos".

"Os gatos carregavam uma preguiça elegante e parecida com paciência".

"Os anos lixaram a madeira do banco na porta da cozinha".

"O tempo tem uma boca imensa. Com sua boca do tamanho da eternidade ele vai devorando tudo, sem piedade".

O professor poderá selecionar outros trechos de acordo com a quantidade de alunos na turma.

Atividade 2

Nesta atividade, os alunos deverão selecionar um trecho da infância deles, seja ele triste ou alegre, e escrevê-lo no caderno. É importante orientá-los a tentar usar metáforas para que as memórias tenham um caráter literário. O aluno que desejar poderá ler seu texto para a turma.

Recursos Complementares

http://www.caleidoscopio.art.br/bartolomeuqueiros/ 

Página dedicada à vida e obra de Bartolomeu Campos Queirós. O professor poderá sugerir como fonte de pesquisa ou ainda enriquecer suas aulas com mais informações a respeito do autor.

Avaliação

Os alunos serão avaliados mediante participação durante a execução das atividades. Os exercícios escritos são importantes para que o professor avalie a compreensão do alunos, seja ela em relação à metáfora ou à seleção de informações relevantes na pesquisa. A atividade de produção de texto deve ser entregue ao professor que deverá observar se o aluno usou metáforas na redação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.