11/05/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Os alunos deverão saber reconhecer um poema, ter conhecimentos de rima, estrofe e verso. É necessária a leitura prévia da obra "Diário de Classe", de Bartolomeu Campos Queirós.
Aula 1
Atividade 1
Para iniciar a aula, o professor deverá levar para a classe o diário da turma e mostrá-lo. Oralmente os alunos descreverão o diário; o professor deverá chamar a atenção para os seguintes aspectos:
Em seguida, o professor solicitará aos alunos que peguem os livros "Diário de Classe" e que observem a capa e como o livro é estruturado. Essa atividade deverá ser feita oralmente. Atentar-se para:
Após essa discussão inicial, o professor sorteará os poemas do livro entre os alunos. Para isso, eles serão divididos em trios e cada grupo ficará responsável por um poema. Eles deverão ler o poema, identificar os recursos estilísticos como rimas, jogo de palavras que é feito com os nomes. Além disso, eles deverão "defender" o poema selecionado como o melhor do livro.
Aula 2
Atividade 1
Essa aula será destinada à apresentação dos alunos. Durante a atividade é importante que o professor observe a postura dos alunos durante a exposição oral e que chame atenção para os recursos estilísticos do poema.
Aula 3
Atividade 1
O professor deverá iniciar a aula dizendo aos alunos que a música popular brasileira também é rica em canções com nomes. A banda "Biquini Cavadão" tem duas canções que trabalham a formação de outras palavras advindas de nomes próprios. O professor deverá colocar no quadro, em forma de cartaz, os versos iniciais da música "Janaína"
"Janaína acorda todo dia às quatro e meia e já na hora de ir pra cama Janaína pensa que o dia não passou".
O professor deverá conversar com os alunos sobre o uso do nome próprio "Janaína" nos versos: de que maneira o autor usou o nome para reproduzir outras palavras?
Em seguida, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo da canção "Dani", também do Biquini Cavadão e solicitar aos alunos que observem o jogo de palavras que é feito a partir do nome "Daniela".
Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ZLppReXhxyQ
Acesso em 16/04/2010
Letra da canção disponível em http://letras.terra.com.br/biquini-cavadao/281078/
Acesso em 16/04/2010
O professor deverá chamar a atenção dos alunos para a formação da palavra "dane-se" através do nome Daniela. Deve também destacar as rimas que são feitas com o nome.
Os alunos deverão expor-se oralmente e o professor deverá mediar as considerações que eles fizerem.
Atividade 2
Essa atividade é uma proposta de criação de um "Diário de classe" da turma: um livro de poesias que trabalhe o jogo de palavras feito com os nomes dos alunos. Primeiramente, o professor deverá solicitar aos alunos que elaborem uma lista de palavras formadas pelas letras dos nomes deles. Em seguida, o aluno deverá elaborar um poema que apresente algumas das palavras elencadas por ele. É importante destacar que a temática do poema é o próprio nome deles. Depois de prontos, os poemas deverão ser colocados em ordem alfabética, como no diário de classe, e o livro da turma poderá ser colocado na biblioteca da escola para que os alunos tenham acesso.
O professor poderá ampliar a atividade e trabalhar outras canções que tratam de nomes. Para tanto, poderá acessar os sites:
http://www.youtube.com/watch?v=9lkYGJOBqGE Ana e o Mar - O teatro mágico
http://www.youtube.com/watch?v=qGCL-CK_yDc João e Maria - Chico Buarque
http://www.youtube.com/watch?v=6ktq7rKRji4 Eduardo e Mônica - Legião Urbana
http://www.youtube.com/watch?v=I29dC0JdHco Carolina - Seu Jorge
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação ativa nas atividades. Durante a apresentação do poema é importante que o professor observe se o aluno tem a compreensão do que é rima e estrofe, se ele consegue visualizar o trabalho que é feito com o nome no poema. Na atividade escrita, o professor deve observar a forma, se o aluno usou as letras do nome para formar outras palavras e se a temática do poema é o próprio nome do aluno. Nessa observação, o professor poderá perceber se os procedimentos adotados por ele nas aulas foram suficientes para a aprendizagem dos estudantes.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/02/2014
Quatro estrelasSimplesmente adorei as atividades. Colocarei em prática com algumas turmas. Muito obrigada por compartilhar seu trabalho.