Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Uma proposta de trabalho com “Diário de Classe”, de Bartolomeu Campos Queirós

 

11/05/2010

Autor y Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • sensibilizar-se com a linguagem poética;      
  •  identificar recursos da linguagem poética;       
  • escrever um poema.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber reconhecer um poema, ter conhecimentos de rima, estrofe e verso. É necessária a leitura prévia da obra "Diário de Classe", de Bartolomeu Campos Queirós.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Atividade 1

Para iniciar a aula, o professor deverá levar para a classe o diário da turma e mostrá-lo. Oralmente os alunos descreverão o diário; o professor deverá chamar a atenção para os seguintes aspectos:

  • É em ordem alfabética;
  • o professor coloca pontinhos para frequência e "F" para as ausências;
  • há o resultados das avaliações;
  • há a descrição do conteúdo trabalhado.

Em seguida, o professor solicitará aos alunos que peguem os livros "Diário de Classe" e que observem a capa e como o livro é estruturado. Essa atividade deverá ser feita oralmente. Atentar-se para:

  • A capa do livro está em ordem alfabética;
  • há pontinhos nos poemas como no diário do professor;
  • os poemas referem-se a nomes próprios.

Após essa discussão inicial, o professor sorteará os poemas do livro entre os alunos. Para isso, eles serão divididos em trios e cada grupo ficará responsável por um poema. Eles deverão ler o poema, identificar os recursos estilísticos como rimas, jogo de palavras que é feito com os nomes. Além disso, eles deverão "defender" o poema selecionado como o melhor do livro.

Aula 2

Atividade 1

Essa aula será destinada à apresentação dos alunos. Durante a atividade é importante que o professor observe a postura dos alunos durante a exposição oral e que chame atenção para os recursos estilísticos do poema.

Aula 3

Atividade 1

O professor deverá iniciar a aula dizendo aos alunos que a música popular brasileira também é rica em canções com nomes. A banda "Biquini Cavadão" tem duas canções que trabalham a formação de outras palavras advindas de nomes próprios. O professor deverá colocar no quadro, em forma de cartaz, os versos iniciais da música "Janaína"

"Janaína acorda todo dia às quatro e meia e já na hora de ir pra cama Janaína pensa que o dia não passou".

O professor deverá conversar com os alunos sobre o uso do nome próprio "Janaína" nos versos: de que maneira o autor usou o nome para reproduzir outras palavras?

Em seguida, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo da canção "Dani", também do Biquini Cavadão e solicitar aos alunos que observem o jogo de palavras que é feito a partir do nome "Daniela".

Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ZLppReXhxyQ  

 Acesso em 16/04/2010

Letra da canção disponível em http://letras.terra.com.br/biquini-cavadao/281078/ 

 Acesso em 16/04/2010

O professor deverá chamar a atenção dos alunos para a formação da palavra "dane-se" através do nome Daniela. Deve também destacar as rimas que são feitas com o nome.

Os alunos deverão expor-se oralmente e o professor deverá mediar as considerações que eles fizerem.

Atividade 2

Essa atividade é uma proposta de criação de um "Diário de classe" da turma: um livro de poesias que trabalhe o jogo de palavras feito com os nomes dos alunos. Primeiramente, o professor deverá solicitar aos alunos que elaborem uma lista de palavras formadas pelas letras dos nomes deles. Em seguida, o aluno deverá elaborar um poema que apresente algumas das palavras elencadas por ele. É importante destacar que a temática do poema é o próprio nome deles. Depois de prontos, os poemas deverão ser colocados em ordem alfabética, como no diário de classe, e o livro da turma poderá ser colocado na biblioteca da escola para que os alunos tenham acesso.

Recursos Complementares

O professor poderá ampliar a atividade e  trabalhar outras canções que tratam de nomes. Para tanto, poderá acessar os sites:

http://www.youtube.com/watch?v=9lkYGJOBqGE  Ana e o Mar - O teatro mágico

http://www.youtube.com/watch?v=qGCL-CK_yDc João e Maria - Chico Buarque 

http://www.youtube.com/watch?v=6ktq7rKRji4 Eduardo e Mônica - Legião Urbana 

http://www.youtube.com/watch?v=I29dC0JdHco Carolina - Seu Jorge 

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação ativa nas atividades. Durante a apresentação do poema é importante que o professor observe se o aluno tem a compreensão do que é rima e estrofe, se ele consegue visualizar o trabalho que é feito com o nome no poema. Na atividade escrita, o professor deve observar a forma, se o aluno usou as letras do nome para formar outras palavras e se a temática do poema é o próprio nome do aluno. Nessa observação, o professor poderá perceber se os procedimentos adotados por ele nas aulas foram suficientes para a aprendizagem dos estudantes.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Márcia Lacerda, E. M. Ginda Bloch , Rio de Janeiro - dijo:
    cinhalacerda@yahoo.com.br

    03/02/2014

    Quatro estrelas

    Simplesmente adorei as atividades. Colocarei em prática com algumas turmas. Muito obrigada por compartilhar seu trabalho.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.