14/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Ler e ouvir histórias de mistérios e suspense para observar as características do gênero. - Fazer a leitura de uma história como se fosse uma radionovela.
- Exercitar a entonação ao ler a fala das personagens.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Material:
Livros de mistério e suspense:
- Os mistérios do casarão, de Regina Lucia Pires Nemer, editora EDC.
- O dia que Felipe sumiu, de Milu Leite, editora Cosac Naif - Histórias de detetive (Para gostar de ler 12), de Conan Doyle, editora Ática.
- O mistério do castelo toca-do-lobo, de Friedrich Scheck, editora Ática.
- Caverna Dos Monstros, de Stella Carr , editora Scipione.
- O mistério mora ao lado, de Giselda Laporta Nicolelis , editora Saraiva.
Objetos para fazer o som da história: chapa de raio x, chaves, apitos, papel celofane,cascas de coco, papelão, etc.
Caixa ou maleta
Gravador
1ª atividade:
Crie, na sala de aula, um ambiente de suspense e mistério, como, por exemplo: pouca luz, uma música de fundo ou ruídos de janelas e portas rangendo ou batendo, objetos de investigação (lupa, binóculos, lanterna) e tudo mais que sua imaginação mandar.
Sente com a turma em roda e coloque no centro uma caixa ou maleta cheia de livros de mistérios. Comece conversando com o grupo sobre o que imaginam ter na caixa, se o ambiente e os objetos podem dar algumas ideia. Ouça o que tem a dizer e quando tiverem curiosos, abra a caixa e convide-os a manusear os livros encontrados.
Neste momento, peça a algum aluno para ler o livro escolhido, se a história for longa sugiro a leitura compartilhada, o livro passa de mão em mão e cada um lê uma página ou capítulo. Você, professor, pode fazer uma leitura dramatizada, criando expressões faciais e vozes diferentes para cada personagem. Outra sugestão é ler com entonação de mistério, fazer pausas para perguntar a opinião dos alunos e usar a luz da lanterna e variar a direção: em cima do livro, no seu rosto, no rosto dos alunos, etc.
Ao final de cada leitura, peça a opinião da turma, pergunte sobre os personagens, sobre o mistério e como foi solucionado.
Depois, registre coletivamente as observações feitas e acrescente outras características pertencentes ao gênero.
2ª atividade:
Proponha ao grupo transformar o texto de um livro em uma história narrada pelo rádio, como uma radionovela. Antes, pergunte se alguém sabe ou já ouviu falar em novelas de rádio, explore o tema com a turma e se achar interessante pesquise sobre as novelas de rádio.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Radionovela
Dentre as histórias de mistérios lida na atividade anterior escolha com a turma qual será trabalhada e releia. Enquanto faz a leitura, cada criança vai ouvindo e anotando os sons possíveis de serem reproduzidos.
Como sugestão, indico o livro: Os mistérios do casarão, de Regina Lucia Pires Nemer. Esta história trabalha com o mistério do velho do saco que vivia num casarão abandonado. As crianças daquela rua viviam criando histórias sobre o que o velho fazia, alguns diziam ser um seqüestrador de crianças; outros falavam ser um bruxo... Até que um dia, a bola da garotada caiu no fundo do quintal da casa. Uma história cheia de elementos sonoros e de suspense e mistério.
Planeje, coletivamente, quais ruídos serão reproduzidos e como isso será feito. Portanto leve alguns objetos e deixe a turma explorar os sons obtidos.
Alguns exemplos de sons são: som de trovão (sacudir chapa de raio x, passo se aproximando( bater as cascas de coco), bater das janelas( bater dos pedaços de madeira)etc.
Por último, dramatize a história usando os sons pesquisados. Esta atividade faz com que o grupo se familiarize com a história e os ruídos produzidos.
3ª atividade:
Ensaie a apresentação da radionovela. Para isso oriente os alunos sobre a necessidade de alguns elementos, como: narrador, personagens, sonoplastas (reproduzem os sons da história).
Sugiro que cada participante tenha o texto em mãos e façam as marcações de suas falas, utilizem uma cor diferente para cada um ou se preferir reescreva a história demarcando as falas e os sons a serem produzidos.
Leia e releia com o grupo toda a história, assim cada um poderá exercitar a leitura, a entonação da fala das personagens e os sons produzidos.
Quando todos estiverem prontos, grave a apresentação com o gravador e por último ouçam como ficou sua radionovela. Outra idéia é formas grupos e gravar todas as apresentações, criando um CD da turma a ser compartilhado com ostras turmas e familiares.
Ouvir histórias contadas em CD :
http://caracol.imaginario.com/discoteca/disquinho/001titulos.html
CD de Bia Bedran: Canta conto 1 e 2
Confeccionar instrumentos musicais com sucata:
http://www.ecoviver.com.br/default.asp?id=6a
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/08/instrumentos-musicais-de-sucata.html
Avalie o aluno durante a realização das atividades:
Expõe suas idéias com clareza e sequência lógica.
Lê com ritmo, fluência e entonação.
Participa com opiniões e dramatizações do enredo.
Reconhece as características pertencentes ao texto de mistério.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!