Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo jornais: notícias da semana

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Analisar os elementos presentes em cada jornal pesquisado fazendo um levantamento comparativo e quantitativo.

 -Expressar sua opinião sobre as notícias lidas.

- Observar a pontuação utilizada na escrita de notícias.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Material:

 - Notícias de diferentes jornais.

 - Cartolina

1ª atividade:

 Jogo da memória

 Pegue diferentes notícias da semana de jornais e cole numa cartolina. De preferência as fichas de cartolina devem ser todas do mesmo tamanho e cor.

 Forme uma roda com a turma e apresente o jogo. Explique que cada um terá uma chance de virar as fichas com a mesma notícia, caso não a encontre passa a vez para o próximo jogador. Quem encontrar as duas fichas com a mesma notícia, continua a jogar  e assim por diante. O jogo termina quando todas as notícias forem descobertas.

 Professor, oriente o grupo para fazer a leitura de cada notícia virada e pergunte se alguém leu ou ouviu falar sobre aquele acontecimento. Estimule os alunos a dizerem suas opiniões e suas argumentações.

Ao final, recolha informações de seus alunos sobre a leitura de jornais.

De qual jornal foi retirada a notícia que você leu?

Como conseguiu descobrir? Você lê jornal em casas?

 Qual o nome do jornal?

 O que você costuma ler no jornal?

 Em casa, seus pais costumam ler jornais?

Peça para que todos tragam um jornal para ser trabalhado em sala de aula.

2ª atividade:

 Agrupe as crianças de acordo com o jornal que trouxeram. Por exemplo: grupo do jornal Globo, grupo do jornal O dia, grupo do jornal Extra, ...

 Entregue para cada grupo um roteiro de observação. A idéia é ajudá-los a perceber que a função do jornal de informar as pessoas do mundo, de que formem uma opinião sobre os fatos ocorridos e participem socialmente da realidade.

Ajude-os a observar a organização espacial do jornal. Que as matérias são escritas em colunas, que há anúncios, fotos, páginas e letras diferentes umas das outras.

Olhe os jornais que você e seus colegas trouxeram para a sala de aula. Observe e responda no seu caderno.

 Nome do jornal:_________________  Data do jornal:___________________

1- Que tipo de coisas são escritas nos jornais?

2-  Na sua opinião, para que servem os jornais?

3-  Olhe para os textos e as fotos nas páginas dos jornais. O que percebeu que é característico do jornal?

4-  Escolha uma notícia do jornal. Leia e escreva com suas palavras as informações obtidas.

 5-  Compare os textos lidos dos jornais com as histórias narradas em sala. Quais as diferenças ou semelhanças?

 Reúna todos os grupos numa roda e peça para apresentarem as respostas dadas. Registre as descobertas da turma numa cartolina e exponha no mural. Outra sugestão é criar a hora da notícia, dando oportunidade para os alunos contarem as coisas que acontecem no bairro, na cidade, no país e no mundo.

3ª atividade:

Proponha um desafio à turma, peça para imaginarem como seria o mundo se não houvesse jornal, como saberíamos do que acontece longe de nossos olhos.

 Ouça as opiniões dos alunos, anote no quadro ou mural e peça que façam desenhos sobre o assunto. É uma ótima oportunidade para discutir sobre a necessidade da escrita impressa e da leitura. Discutir um pouco sobre como pode ser interpretado uma mensagem oral e uma mensagem escrita.

 Escolha uma notícia que tenha despertado o interesse da turma e tire cópia para cada dupla poder ler e observar.

Lance perguntas para orientar o olhar das duplas sobre a pontuação usada nas notícias: Quais os sinais de pontuação que aparecem na notícia?

 Quais os sinais de pontuação que não aparecem? Por que será?

Pegue um livro de história e observe a pontuação usada. É a mesma da notícia? Por quê?

Pretendemos despertar o olhar das crianças com relação à pontuação utilizada para redigir uma notícia que tem como objetivo informar, diferente da história que expressa emoção e sentimentos.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie ao fim de cada atividade através da participação dos alunos, sua expressão oral clara e coesa, sua capacidade de coletar informações, suas respostas escritas, sua postura perante os outros colegas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.