14/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
- Analisar os elementos presentes em cada jornal pesquisado fazendo um levantamento comparativo e quantitativo.
-Expressar sua opinião sobre as notícias lidas.
- Observar a pontuação utilizada na escrita de notícias.
Não há necessidade de conhecimento prévio.
Material:
- Notícias de diferentes jornais.
- Cartolina
1ª atividade:
Jogo da memória
Pegue diferentes notícias da semana de jornais e cole numa cartolina. De preferência as fichas de cartolina devem ser todas do mesmo tamanho e cor.
Forme uma roda com a turma e apresente o jogo. Explique que cada um terá uma chance de virar as fichas com a mesma notícia, caso não a encontre passa a vez para o próximo jogador. Quem encontrar as duas fichas com a mesma notícia, continua a jogar e assim por diante. O jogo termina quando todas as notícias forem descobertas.
Professor, oriente o grupo para fazer a leitura de cada notícia virada e pergunte se alguém leu ou ouviu falar sobre aquele acontecimento. Estimule os alunos a dizerem suas opiniões e suas argumentações.
Ao final, recolha informações de seus alunos sobre a leitura de jornais.
De qual jornal foi retirada a notícia que você leu?
Como conseguiu descobrir? Você lê jornal em casas?
Qual o nome do jornal?
O que você costuma ler no jornal?
Em casa, seus pais costumam ler jornais?
Peça para que todos tragam um jornal para ser trabalhado em sala de aula.
2ª atividade:
Agrupe as crianças de acordo com o jornal que trouxeram. Por exemplo: grupo do jornal Globo, grupo do jornal O dia, grupo do jornal Extra, ...
Entregue para cada grupo um roteiro de observação. A idéia é ajudá-los a perceber que a função do jornal de informar as pessoas do mundo, de que formem uma opinião sobre os fatos ocorridos e participem socialmente da realidade.
Ajude-os a observar a organização espacial do jornal. Que as matérias são escritas em colunas, que há anúncios, fotos, páginas e letras diferentes umas das outras.
Olhe os jornais que você e seus colegas trouxeram para a sala de aula. Observe e responda no seu caderno.
Nome do jornal:_________________ Data do jornal:___________________
1- Que tipo de coisas são escritas nos jornais?
2- Na sua opinião, para que servem os jornais?
3- Olhe para os textos e as fotos nas páginas dos jornais. O que percebeu que é característico do jornal?
4- Escolha uma notícia do jornal. Leia e escreva com suas palavras as informações obtidas.
5- Compare os textos lidos dos jornais com as histórias narradas em sala. Quais as diferenças ou semelhanças?
Reúna todos os grupos numa roda e peça para apresentarem as respostas dadas. Registre as descobertas da turma numa cartolina e exponha no mural. Outra sugestão é criar a hora da notícia, dando oportunidade para os alunos contarem as coisas que acontecem no bairro, na cidade, no país e no mundo.
3ª atividade:
Proponha um desafio à turma, peça para imaginarem como seria o mundo se não houvesse jornal, como saberíamos do que acontece longe de nossos olhos.
Ouça as opiniões dos alunos, anote no quadro ou mural e peça que façam desenhos sobre o assunto. É uma ótima oportunidade para discutir sobre a necessidade da escrita impressa e da leitura. Discutir um pouco sobre como pode ser interpretado uma mensagem oral e uma mensagem escrita.
Escolha uma notícia que tenha despertado o interesse da turma e tire cópia para cada dupla poder ler e observar.
Lance perguntas para orientar o olhar das duplas sobre a pontuação usada nas notícias: Quais os sinais de pontuação que aparecem na notícia?
Quais os sinais de pontuação que não aparecem? Por que será?
Pegue um livro de história e observe a pontuação usada. É a mesma da notícia? Por quê?
Pretendemos despertar o olhar das crianças com relação à pontuação utilizada para redigir uma notícia que tem como objetivo informar, diferente da história que expressa emoção e sentimentos.
Ideias para redigir um jornal: http://www.meninomaluquinho.com.br/passatempo/default.asp
Leia jornais online:
Avalie ao fim de cada atividade através da participação dos alunos, sua expressão oral clara e coesa, sua capacidade de coletar informações, suas respostas escritas, sua postura perante os outros colegas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!