Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O verbete

 

05/05/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer as características desse gênero;
  • compreender as informações contidas no verbete de dicionário;
  • criar um verbete.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos já conheçam as classes de palavras (substantivo, adjetivo, verbos) e que saibam consultar o dicionário.  

Estratégias e recursos da aula

Importante: Os alunos deverão levar dicionários para a aula   

Aula 1

Atividade 1  

 Para começar a aula o professor deverá levar para a turma a reportagem sobre o dicionário popular do professor Elias Brandão. Antes de apresentar o vídeo, o professor deverá solicitar aos alunos que anotem no caderno algumas expressões que ainda não conheciam que foram mostradas na reportagem. Dessa maneira os alunos ficarão mais atentos ao vídeo. Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=9zTpujr6OT4 

Depois de assistirem ao vídeo, o professor promoverá uma discussão a respeito do “dicionário popular”. Sugestões de perguntas:   

  • Vocês acham que essas palavras/expressões populares apresentadas na reportagem estão dicionarizadas?
  • Você imagina como se decide quais palavras vão compor um dicionário?
  • Que tipo de informação você imagina que podemos encontrar nos dicionários?

Atividade 2   

Nesta atividade os alunos deverão acessar o blog do professor Elias Brandão e conhecer o seu famoso “dicionário popular”.  

 http://dicionariopopular.blogspot.com/ Dicionário Popular do professor Elias Brandão.  

 O professor solicitará aos alunos que copiem duas palavras do dicionário popular (palavra e significado) para serem trabalhadas na aula seguinte. 

Aula 2

 Atividade 1   

Para começar a aula, o professor mostrará aos alunos o verbete da palavra “avião” do dicionário Aurélio (Xerox, retroprojetor, datashow) e o mesmo retirado do dicionário popular:

avião

[Do fr. avion.]

Substantivo masculino.

1.Aer. Aeródino dotado de meios próprios de locomoção, e cuja sustentação se faz por meio de asas; aeroplano:

O inventor do avião foi o brasileiro Santos Dumont.

2.Bras. Moça ou rapaz bonito.

AVIÃO = mulher bonita, atraente, irresistível   (Dicionário Popular)

Para comparar os dois verbetes, o professor deverá organizar a turma em grupos e distribuir fichas com perguntas que deverão ser respondidas oralmente entre o grupo:   

  • Qual das duas definições apresenta a origem (etimologia) da palavra?
  • Qual é a classe gramatical da palavra “avião”? Qual das duas definições a apresentou?
  • Sabemos que as palavras podem ter mais de um significado. Quantos significados apresenta a palavra “avião” de acordo com o dicionário Aurélio?  Releia a definição de “avião” apresentada pelo dicionário Aurélio e retire dela um exemplo de uso dessa palavra.
  • O dicionário popular apresentou uma definição de como a palavra “avião” é usada no dia a dia fora do seu sentido original. Qual das definições do dicionário Aurélio se assemelha a do dicionário popular?

Feito isso, o professor deverá proceder com a correção das questões, elegendo um do grupo para respondê-las. É importante abrir a discussão para toda a turma. O professor deverá, durante a correção, comentar os aspectos de completude entre um dicionário e outro, dizer aos alunos que tudo aquilo que faz parte da definição da palavra (abreviaturas, definição, origem, exemplos) é chamado de “verbete”. Também é importante comentar com os alunos que os verbetes de dicionário apresentam muitas informações, não apenas a definição da palavra.

Aula 3

 Atividade 1

  Nesta aula, os alunos (organizados em grupos) criarão verbetes  que eles usam em seu dia a dia e que fazem parte do vocabulário do jovem. Eles escolherão 5 palavras e escreverão os verbetes que deverão ser compostos por:   

  • Entrada (a palavra)
  • A classe de palavras
  •  Duas definições (a original e aquela usada pelos jovens)
  • Exemplos aplicados em frases           

Os alunos poderão socializar suas atividades por meio de um mural de verbetes que eles poderão colocar na sala, ou ainda, o professor poderá xerocar os verbetes para a classe.

Recursos Complementares

Como atividade  complementar o professor poderá levar dicionários diferentes para a turma para que eles observem os verbetes e verifiquem as diferenças entre eles. Ao final da atividade eles elegerão o dicionário mais completo.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades em grupo e a elaboração dos verbetes. É importante o professor fazer a correção das atividades escritas para verificar se os alunos compreenderam a estrutura do verbete.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.