05/05/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
É preciso que os alunos já conheçam as classes de palavras (substantivo, adjetivo, verbos) e que saibam consultar o dicionário.
Importante: Os alunos deverão levar dicionários para a aula
Aula 1
Atividade 1
Para começar a aula o professor deverá levar para a turma a reportagem sobre o dicionário popular do professor Elias Brandão. Antes de apresentar o vídeo, o professor deverá solicitar aos alunos que anotem no caderno algumas expressões que ainda não conheciam que foram mostradas na reportagem. Dessa maneira os alunos ficarão mais atentos ao vídeo. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=9zTpujr6OT4
Depois de assistirem ao vídeo, o professor promoverá uma discussão a respeito do “dicionário popular”. Sugestões de perguntas:
Atividade 2
Nesta atividade os alunos deverão acessar o blog do professor Elias Brandão e conhecer o seu famoso “dicionário popular”.
http://dicionariopopular.blogspot.com/ Dicionário Popular do professor Elias Brandão.
O professor solicitará aos alunos que copiem duas palavras do dicionário popular (palavra e significado) para serem trabalhadas na aula seguinte.
Aula 2
Atividade 1
Para começar a aula, o professor mostrará aos alunos o verbete da palavra “avião” do dicionário Aurélio (Xerox, retroprojetor, datashow) e o mesmo retirado do dicionário popular:
avião
[Do fr. avion.]
Substantivo masculino.
1.Aer. Aeródino dotado de meios próprios de locomoção, e cuja sustentação se faz por meio de asas; aeroplano:
O inventor do avião foi o brasileiro Santos Dumont.
2.Bras. Moça ou rapaz bonito.
AVIÃO = mulher bonita, atraente, irresistível (Dicionário Popular)
Para comparar os dois verbetes, o professor deverá organizar a turma em grupos e distribuir fichas com perguntas que deverão ser respondidas oralmente entre o grupo:
Feito isso, o professor deverá proceder com a correção das questões, elegendo um do grupo para respondê-las. É importante abrir a discussão para toda a turma. O professor deverá, durante a correção, comentar os aspectos de completude entre um dicionário e outro, dizer aos alunos que tudo aquilo que faz parte da definição da palavra (abreviaturas, definição, origem, exemplos) é chamado de “verbete”. Também é importante comentar com os alunos que os verbetes de dicionário apresentam muitas informações, não apenas a definição da palavra.
Aula 3
Atividade 1
Nesta aula, os alunos (organizados em grupos) criarão verbetes que eles usam em seu dia a dia e que fazem parte do vocabulário do jovem. Eles escolherão 5 palavras e escreverão os verbetes que deverão ser compostos por:
Os alunos poderão socializar suas atividades por meio de um mural de verbetes que eles poderão colocar na sala, ou ainda, o professor poderá xerocar os verbetes para a classe.
Como atividade complementar o professor poderá levar dicionários diferentes para a turma para que eles observem os verbetes e verifiquem as diferenças entre eles. Ao final da atividade eles elegerão o dicionário mais completo.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades em grupo e a elaboração dos verbetes. É importante o professor fazer a correção das atividades escritas para verificar se os alunos compreenderam a estrutura do verbete.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/06/2013
Quatro estrelasessa aula foi muito boa e ta pre gente aprender bastante coisa
28/03/2011
Quatro estrelasMuito interessante