20/05/2010
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Matiazzo.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância de conhecer a ordem alfabética por meio de músicas, poemas e outros tipos de textos.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos);
- Interpretação de textos por meio do contato de música e poesias.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa;
- Uso da Sala de Vídeo;
- Uso do Laboratório de Informática.
Ao iniciar as aulas, o professor deverá apresentar aos alunos a música "Abecedário da Xuxa" (Fig. 1) e a poesia "ABC da passarada" (Fig. 2). Tal apresentação poderá ser feita da seguinte maneira: a música poderá ser transmitida em vídeo e a poesia poderá ser lida aos alunos, mas é importante que eles vejam a letra de ambas, para que possam perceber e visualizar as letras do alfabeto em sequência! Após a apresentação de ambos, deverá perguntar qual a semelhança que existe entre eles.
Observação: Sugerimos que a música “Abecedário da Xuxa” seja salva em DVD e transmitida em aparelho próprio na Sala de Vídeo da escola. O vídeo com o “clip” da música tem a duração de dois minutos e quinze segundos.
Figura 1 – Imagem da letra da música
Disponível em: http://letras.terra.com.br/xuxa/68541/ Acesso em: 26 Abril 2010.
Figura 2 – Imagem do poema
Disponível em: http://leituraescritaalunos.blogspot.com/2009/06/abc-da-passarada.html Acesso em: 26 Abril 2010.
Nesse momento, o professor deverá perguntar aos alunos se eles conseguiram observar a semelhança que existe entre a música e a poesia apresentada. Provavelmente, os alunos dirão que são as letras “A, B, C, D...”.
No entanto, o professor deverá direcioná-los a refletirem no porquê da existência do alfabeto. Para isso, é importante que os alunos conheçam a história do alfabeto.
Por isso, sugerimos que os alunos, estando organizados em duplas no laboratório de informática, explorem os sites abaixo, a fim de pesquisarem sobre a história do alfabeto e sua criação. Cada dupla, poderá explorar um dos sites sugeridos:
http://www.belaletra.com/alfabeto.htm
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7
Após a exploração dos sites pelos alunos, o professor deverá organizá-los em um círculo, para que possam contar sobre o resultado das pesquisas, já que cada dupla fez a exploração de um site sobre a história do alfabeto. O professor poderá iniciar a discussão, por meio das seguintes questões norteadoras:
- Vocês já tinham parado para pensar que tudo o que existe tem uma história? E que até mesmo as letras têm uma história?
- O que mais chamou a atenção de vocês ao fazer a leitura da história que leram nos sites?
- A partir de agora vocês sentem-se seguros para contar a outras pessoas a história do nosso alfabeto?
É importante que o professor perceba se os alunos conseguiram entender a história do alfabeto latino e se têm alguma dúvida, para que as próximas atividades possam ser realizadas.
Por meio da próxima atividade, os alunos poderão entender porque existe a ordem alfabética.
Ainda sentados em círculo, o professor poderá fazer as seguintes perguntas aos alunos:
- Vocês já se perguntaram por que as letras do alfabeto estão organizadas em uma determinada sequência?
- Imaginem se não houvesse essa sequência, como seria?
- Em nosso cotidiano podemos perceber a importância dessa organização das letras do alfabeto? Em que, por exemplo?
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá mostrar a eles esses exemplos, que poderão ser: o diário de classe, uma agenda telefônica, um dicionário (Figs. 3 e 4) entre outros exemplos.
Figura 3 – Imagem de um diário de classe
Disponível em: http://www.aix.com.br/wiki/images/thumb/e/e1/Diario_de_Classe.jpg/700px-Diario_de_Classe.jpg Acesso em: 27. Abr. 2010.
Figura 4 – Imagem de um dicionário
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_ly2AEXZK4jU/SdQw0RvfmrI/AAAAAAAAZ9M/_MWmJJR9iJc/s400/capaporttil.jpg Acesso em: 27. Abr. 2010.
O professor deverá enfatizar o último questionamento feito: “Em nosso cotidiano podemos perceber a importância dessa organização das letras do alfabeto? Em que, por exemplo?”, antes de mostrar aos alunos os exemplos acima.
Dessa forma, os alunos poderão chegar à conclusão de que os materiais mostrados são organizados dessa forma – dizendo que essa é uma forma de facilitar as buscas e como o próprio nome já diz, de organizar os dados contidos nesses materiais!
Para isso, poderá fazer outros questionamentos:
- Quando eu faço a chamada, vocês já perceberam que há sempre a mesma ordem? Por quê?
- Vocês já perceberam que nos consultórios médicos e hospitais, por exemplo, os pacientes têm suas fichas? Como vocês acham que elas são organizadas?
A próxima atividade fará com que os alunos possam, de maneira prática, perceber a importância da existência da ordem alfabética.
Para concluir as atividades, os alunos poderão elaborar uma Agenda de Aniversários da turma da sala. Na agenda poderão ser incluídos, além dos nomes em ordem alfabética, o número de telefones e outras informações que os alunos acharem interessantes.
É importante que o professor ajude-os nessa atividade, sugerindo que cada aluno vá até a lousa e escreva seu nome e em seguida a data de seu aniversário. Depois que todos os alunos tiverem ido até a lousa (Fig. 5), o professor deverá pedir aos alunos que, de maneira coletiva, organizem esses nomes em ordem alfabética, e que após colocar os nomes em ordem alfabética, as demais informações poderão ser acrescentadas.
Figura 5 - Imagem de uma criança escrevendo na lousa
Disponível em: http://farm1.static.flickr.com/29/60957471_ac6fde083e.jpg Acesso em: 27. Abr. 2010.
Dica: Sugerimos que o professor ofereça aos alunos folhas de papel sulfite, para que possa dobrá-las ao meio de modo que a agenda fique de um tamanho não muito grande, para que, posteriormente, possa ser carregada facilmente. Além disso, a capa da agenda, ou até mesmo toda a agenda, poderá ser de papel reciclado, pois assim, o professor poderá trabalhar também a importância de se reciclar papel...
Como “Tarefa de casa”, o professor poderá pedir que os alunos, com a ajuda de um adulto (pais ou responsáveis), elaborem uma agenda de alimentos por ordem alfabética, colocando as características de cada alimento, ou seja, suas propriedades, vitaminas, entre outros aspectos. É importante que o professor socialize com os demais alunos as informações das pesquisas, para que assim, eles tenham um conhecimento maior sobre os alimentos e suas características, além de valorizar a produção deles!
- O link abaixo se refere a uma aula publicada no site do Portal do Professor que além de mostrar a importância de se reciclar papel, ensina como fazer isso:
Aula: Reciclar papel: uma atitude consciente!
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1569
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. O professor deverá perceber ao final das aulas se os alunos entenderam a importância da ordem do alfabeto para o aprendizado da língua portuguesa e também para facilitar a organização de muitos materiais, como listas, agendas, entre outros materiais.
Por meio da “Tarefa de Casa” o professor também poderá perceber se os alunos entenderam o propósito das aulas e se conseguiram apreender os conhecimentos. Os seguintes aspectos deverão ser avaliados:
- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos);
- Interpretação de textos por meio do contato de música e poesias.
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