Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre a Ordem do alfabeto

 

20/05/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Matiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância de conhecer a ordem alfabética por meio de músicas, poemas e outros tipos de textos.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos);

 - Interpretação de textos por meio do contato de música e poesias.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso da Sala de Vídeo;

- Uso do Laboratório de Informática.     

Motivação   

Ao iniciar as aulas, o professor deverá apresentar aos alunos a música "Abecedário da Xuxa" (Fig. 1) e a poesia "ABC da passarada" (Fig. 2). Tal apresentação poderá ser feita da seguinte maneira: a música poderá ser transmitida em vídeo e a poesia poderá ser lida aos alunos, mas é importante que eles vejam a letra de ambas, para que possam perceber e visualizar as letras do alfabeto em sequência! Após a apresentação de ambos, deverá perguntar qual a semelhança que existe entre eles.

Observação: Sugerimos que a música “Abecedário da Xuxa” seja salva em DVD e transmitida em aparelho próprio na Sala de Vídeo da escola. O vídeo com o “clip” da música tem a duração de dois minutos e quinze segundos.       

Figura 1 – Imagem da letra da música

Disponível em: http://letras.terra.com.br/xuxa/68541/  Acesso em: 26 Abril 2010.   

Figura 2 – Imagem do poema

Disponível em: http://leituraescritaalunos.blogspot.com/2009/06/abc-da-passarada.html  Acesso em: 26 Abril 2010.    

Nesse momento, o professor deverá perguntar aos alunos se eles conseguiram observar a semelhança que existe entre a música e a poesia apresentada. Provavelmente, os alunos dirão que são as letras “A, B, C, D...”.

No entanto, o professor deverá direcioná-los a refletirem no porquê da existência do alfabeto. Para isso, é importante que os alunos conheçam a história do alfabeto.

Por isso, sugerimos que os alunos, estando organizados em duplas no laboratório de informática, explorem os sites abaixo, a fim de pesquisarem sobre a história do alfabeto e sua criação. Cada dupla, poderá explorar um dos sites sugeridos:

http://www.belaletra.com/alfabeto.htm   

http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/elementos-da-antiguidade/288-diversidade-e-historia-do-alfabeto.html 

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7 

Após a exploração dos sites pelos alunos, o professor deverá organizá-los em um círculo, para que possam contar sobre o resultado das pesquisas, já que cada dupla fez a exploração de um site sobre a história do alfabeto. O professor poderá iniciar a discussão, por meio das seguintes questões norteadoras:

- Vocês já tinham parado para pensar que tudo o que existe tem uma história? E que até mesmo as letras têm uma história?

- O que mais chamou a atenção de vocês ao fazer a leitura da história que leram nos sites?

- A partir de agora vocês sentem-se seguros para contar a outras pessoas a história do nosso alfabeto?   

É importante que o professor perceba se os alunos conseguiram entender a história do alfabeto latino e se têm alguma dúvida, para que as próximas atividades possam ser realizadas.   

Por meio da próxima atividade, os alunos poderão entender porque existe a ordem alfabética.   

Atividade 1   

Ainda sentados em círculo, o professor poderá fazer as seguintes perguntas aos alunos:

 - Vocês já se perguntaram por que as letras do alfabeto estão organizadas em uma determinada sequência?

- Imaginem se não houvesse essa sequência, como seria?

- Em nosso cotidiano podemos perceber a importância dessa organização das letras do alfabeto? Em que, por exemplo?   

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá mostrar a eles esses exemplos, que poderão ser: o diário de classe, uma agenda telefônica, um dicionário (Figs. 3 e 4) entre outros exemplos.  

 Figura 3 – Imagem de um diário de classe

Disponível em: http://www.aix.com.br/wiki/images/thumb/e/e1/Diario_de_Classe.jpg/700px-Diario_de_Classe.jpg  Acesso em: 27. Abr. 2010.      

Figura 4 – Imagem de um dicionário

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_ly2AEXZK4jU/SdQw0RvfmrI/AAAAAAAAZ9M/_MWmJJR9iJc/s400/capaporttil.jpg   Acesso em: 27. Abr. 2010.       

O professor deverá enfatizar o último questionamento feito: “Em nosso cotidiano podemos perceber a importância dessa organização das letras do alfabeto? Em que, por exemplo?”, antes de mostrar aos alunos os exemplos acima.

Dessa forma, os alunos poderão chegar à conclusão de que os materiais mostrados são organizados dessa forma – dizendo que essa é uma forma de facilitar as buscas e como o próprio nome já diz, de organizar os dados contidos nesses materiais!

Para isso, poderá fazer outros questionamentos:

- Quando eu faço a chamada, vocês já perceberam que há sempre a mesma ordem? Por quê?

- Vocês já perceberam que nos consultórios médicos e hospitais, por exemplo, os pacientes têm suas fichas? Como vocês acham que elas são organizadas?   

A próxima atividade fará com que os alunos possam, de maneira prática, perceber a importância da existência da ordem alfabética.     

Atividade 2   

Para concluir as atividades, os alunos poderão elaborar uma Agenda de Aniversários da turma da sala. Na agenda poderão ser incluídos, além dos nomes em ordem alfabética, o número de telefones e outras informações que os alunos acharem interessantes.

É importante que o professor ajude-os nessa atividade, sugerindo que cada aluno vá até a lousa e escreva seu nome e em seguida a data de seu aniversário. Depois que todos os alunos tiverem ido até a lousa (Fig. 5), o professor deverá pedir aos alunos que, de maneira coletiva, organizem esses nomes em ordem alfabética, e que após colocar os nomes em ordem alfabética, as demais informações poderão ser acrescentadas.    

 Figura 5 - Imagem de uma criança escrevendo na lousa

Disponível em: http://farm1.static.flickr.com/29/60957471_ac6fde083e.jpg  Acesso em: 27. Abr. 2010.        

Dica: Sugerimos que o professor ofereça aos alunos folhas de papel sulfite, para que possa dobrá-las ao meio de modo que a agenda fique de um tamanho não muito grande, para que, posteriormente, possa ser carregada facilmente. Além disso, a capa da agenda, ou até mesmo toda a agenda, poderá  ser de papel reciclado, pois assim, o professor poderá trabalhar também a importância de se reciclar papel...   

Como “Tarefa de casa”, o professor poderá pedir que os alunos, com a ajuda de um adulto (pais ou responsáveis), elaborem uma agenda de alimentos por ordem alfabética, colocando as características de cada alimento, ou seja, suas propriedades, vitaminas, entre outros aspectos. É importante que o professor socialize com os demais alunos as informações das pesquisas, para que assim, eles tenham um conhecimento maior sobre os alimentos e suas características, além de valorizar a produção deles!  

Recursos Complementares

- O link abaixo se refere a uma aula publicada no site do Portal do Professor que além de mostrar a importância de se reciclar papel, ensina como fazer isso:     

Aula: Reciclar papel: uma atitude consciente! 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1569 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. O professor deverá perceber ao final das aulas se os alunos entenderam a importância da ordem do alfabeto para o aprendizado da língua portuguesa e também para facilitar a organização de muitos materiais, como listas, agendas, entre outros materiais.

Por meio da “Tarefa de Casa” o professor também poderá perceber se os alunos entenderam o propósito das aulas e se conseguiram apreender os conhecimentos. Os seguintes aspectos deverão ser avaliados:

- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos);

- Interpretação de textos por meio do contato de música e poesias.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.