Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reciclar Papel: uma atitude consciente!

 

16/02/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos poderão aprender como o papel é feito, e ainda alguns conhecimentos sobre a importância da preservação dos recursos naturais como medidas para ajudar a “salvar nosso Planeta”.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
- Desenvolvimento de um experimento (reciclagem de papel).
Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1) necessários para a realização do experimento.

Motivação:

Sugerimos que o  professor inicie as aulas perguntando  aos alunos se eles sabem: como o papel é feito (Fig. 1). Além disso, é importante que o professor pergunte se eles sabem que para a produção de muitos objetos que utilizamos diariamente, recursos naturais, como água e árvores, por exemplo, são utilizadas como matéria prima!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1569/imagens/ppapel.jpg

Figura 1 - Imagem de uma máquina utilizada na produção de papel.

Disponível em: http://www.museudopapel.org/multimedia/Image/03_ExposicoesPermanentes/expengenho2.jpg  Acesso em: 30. Jan. 2009.

 Observamos que, caso o professor queira abordar a História do Papel, a aula "Papel: o histórico do seu processo de produçao" trata de tais assuntos. 

Em seguida, estando os alunos organizados em duplas nos computadores, o professor deverá apresentar o recurso abaixo a eles.

Recurso:

 

 Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/815/dominio-efsi-cie-0043.wmv

O recurso é um episódio do programa “De onde vem?” da TV Escola (Fig. 2) que fala sobre a invenção e o processo de fabricação do papel. Ele apresenta os suportes para a escrita anterior ao papel, fala ainda sobre diversos tipos de papel, inclusive sobre o papel reciclado. 


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1569/imagens/f000993.jpg 

Figura 2 – Imagem do Recurso "De onde vem o papel?"
 

Atividade 1
Após conhecerem como é o processo de fabricação do papel, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles acharam do vídeo e o que entenderam sobre como é feito o papel. É importante que os alunos possam expressar suas opiniões sobre o vídeo que assistiram - se ficaram surpresos, se imaginavam que a matéria-prima para o papel eram as árvores (Fig. 3) como mostra o recurso.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1569/imagens/f006483.jpg 

Figura 3 - Imagem do Recurso

Atividade 2

Feita as discussões sobre os assuntos abordados no vídeo acima, sugerimos que o professor apresente dois vídeos  que  versam sobre a quantidade de árvores utilizadas para a produção do papel . Observamos que o intuito desses vídeos é favorecer o desenvolvimento da conscientização dos alunos sobre a preservação dos recursos naturais e da própria natureza! Ressaltamos ainda que os vídeos (Figs. 4, 5 e 6) são curtos (total de dois minutos e quinze segundos) por isso, não tomará muito tempo.

http://video.discoverybrasil.com/services/link/bcpid1439819743/bclid1683773428/bctid1685950421  
http://www.youtube.com/watch?v=BvXenlgocL4  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1569/imagens/F000413.jpg

 Figura 4 - Imagem de um dos vídeos indicados acima

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1569/imagens/F000542.jpg

 

Figura 5 - Continuação da imagem acima

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1569/imagens/F000798.jpg

Figura 6 - Continuação da imagem anterior  

É importante que, após a apresentação destes vídeos, o professor promova uma discussão sobre a reciclagem do papel (Fig.7), uma vez que  os vídeos mostraram que muitas árvores são utilizadas para que papéis sejam feitos – ainda que estas árvores sejam plantadas para este fim. 
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1569/imagens/papeis.jpg

Figura 7 - Imagem de papel reciclado artesanal
Disponível em: http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=7&SubEditoria=24  Acesso em: 30. Jan. 2009.

Neste momento, faz-se necessário que o professor destaque que o papel demora de 3 (três) a 6 (seis) meses para se decompor, o jornal 6 (seis) meses, esta é mais uma razão para que estes materiais não sejam jogados no lixo comum! 

Para maiores esclarecimentos sobre o tempo que cada material leva para se decompor no meio ambiente, veja o link abaixo - que se refere a uma aula publicada no site do Portal do Professor, cujo o   tema é a “Reciclagem”.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1042  

Atividade 3

Em seguida, sugerimos que o professor ensine os alunos a reciclar papel em sala de aula, de forma que eles (os alunos) possam posteriormente, preparar cartões, caixas de presentes e etc. com o papel reciclado por eles mesmos.

Tabela 1 – Ingredientes e Materiais necessários para preparar a receita   

Ingredientes: Materiais:
Papéis usados, como embrulhos, folhas, revistas, cartões, jornais         Recipientes para cada tipo de papel   
Liquidificador / misturador (ou alternativamente, batedeira ou varinha mágica) Bacia funda
Jornais (para secar os papéis) Peneira, que caiba na bacia, com a forma desejada
Água Panos velhos

 

Modo de fazer:


Para a realização do experimento, isto é, para a reciclagem dos papéis, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
• Piquem o papel para um recipiente com água suficiente para cobrir o papel (poderá separar o papel em diferentes recipientes, consoante o tipo ou cor do papel).
• Deixe-o repousar por pelo menos um (1) dia (o papel pode ficar de molho por semanas, desde que em recipientes limpos). Pode ainda incorporar no papel que vai fazer: folhas secas, pequenas lascas de madeira, cebola triturada, bocadinhos de corda, etc, para fazer bonitos cartões decorativos. Para obter um papel colorido, deixe também de molho papéis de cores fortes (Fig. 8).

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1569/imagens/mergulho_papel.jpg

Figura 8 - Imagem de uma da etapa do processo de reciclagem de papel descrita acima
Disponível em: http://www.carambei.pr.gov.br/html/uploads/img46bb29068cbff.jpg  
Acesso em: 05. Fev. 2009.


• Coloquem água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. A própria “água do molho” pode ser aproveitada.
• Batam a mistura até obter a textura desejada (quanto mais bater, mais homogênea ficará a mistura, mas não bata demais porque o papel tornar-se-á quebradiço). Despejem o papel batido na bacia com água até a metade.
• Agitem a mistura com a mão para as partículas de papel não se depositarem no fundo.
• Mergulhem a peneira pela lateral da bacia até ao fundo, subindo-a lentamente, sem incliná-la, apanhando as partículas em suspensão e formando uma camada de papel sobre a peneira. Se desejarem papel mais grosso, adicionem papel batido à bacia, agite e peneire novamente (Fig. 9).


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1569/imagens/Reciclagem.jpg

Figura 9 – Imagem de uma da etapa do processo de reciclagem de papel descrita acima.
Disponível em:   Acesso em: 28. Jan. 2009.

http://www.fccsa.com.br/upload/fccsa/SMA2005_criancas%20rede%20municipal%20itaguai.jpg  
• Coloquem a peneira sobre um jornal, para secar a superfície inferior.
• Passem a mão sob a peneira inclinada para escorrer água. Troque o jornal até este não ficar mais molhado.
• Ainda sobre o jornal, cubram a peneira com um pano e aperte para secar a superfície superior da folha. Use vários panos até que não molhem a mão no toque. Observem atentamente se não há bolhas, buracos ou imperfeições no papel.
• Virem a peneira sobre o jornal seco e dê várias pancadas no fundo.
A folha deve soltar-se (se o papel estiver muito úmido, a folha não cai). Nesta fase, pode-se adicionar folhas e flores secas, para decorar o papel.
• Coloquem a folha entre jornais secos e deixe-a secar até ao dia seguinte. Poderá prensá-la, com auxílio de livros pesados e grandes, como listas telefônicas entre outros materiais. Pronta, esta folha poderá ser escrita, cortada, dobrada, colada, pintada e muito mais.
 
Sugestões:

1) Nas próximas aulas, quando o papel reciclado ficar pronto, os alunos poderão confeccionar materiais com os papéis reciclados (Fig. 10) para que os demais alunos da escola possam conhecê-los e então propor uma “Oficina de reciclagem de papel” onde poderão ensiná-los  a fazer papel reciclado!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1569/imagens/Caixas.jpg

Figura 10 – Imagem de caixas de presente feitas com papel reciclado.
Disponível em:
http://www.armazemoficinas.com.br/fotos/Papelaria_%20Artesanal/Embalagens/G401%20CAIXA%20PAPEL%20RECICLADO%2075X75CM.jpg Acesso em: 26. Jan. 2009

2) Os alunos poderão fazer, com a ajuda da professora, um vídeo sobre a “Oficina de reciclagem de papel” e posteriormente colocar no site YouTube, incentivando alunos de outras escolas a fazerem o mesmo, ajudando assim na preservação das árvores!
Neste vídeo eles poderão trabalhar com Artes (elaboração do vídeo), com a Língua Portuguesa (escrita de um texto), a criatividade, dentre outros aspectos.


3) Links de outras aulas do Portal do Professor que podem auxiliar o professor nestas aulas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1158
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=124

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o papel? Vídeo
Recursos Complementares
Materiais para a efetuação da receita do papel reciclado: - Papéis usados, como embrulhos, folhas, revistas, cartões, jornais; - Liquidificador / misturador ou batedeira; - Jornais; - Água; - Recipientes para cada tipo de papel; - Bacia funda; - Peneira, que caiba na bacia, com a forma desejada; - Panos velhos.
Avaliação
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos das aulas, ou seja, o professor precisa ficar atento em todos os momentos para saber se os alunos estão entendendo o porquê das atividades, enfim se os objetivos propostos estão sendo alcançados.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 21 classificações

  • Cinco estrelas 13/21 - 61.9%
  • Quatro estrelas 8/21 - 38.1%
  • Três estrelas 0/21 - 0%
  • Duas estrelas 0/21 - 0%
  • Uma estrela 0/21 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ruvani, Escola Classe 218 , Distrito Federal - disse:
    ruvani74@gmail.com

    13/08/2013

    Quatro estrelas

    Estou me sentindo mais segura para dar essa aula e preparar meus alunos para a Feira de Ciências. Valeu!


  • Julia, Julia , São Paulo - disse:
    julia_carolinegulinelli@hotmail.com

    16/10/2011

    Cinco estrelas

    A eu gostei mas professora vc pode responder minha pergunta é assim:Por que o pape é feito de(ÁRVORES)??não pode ter outra coisa sem ser feito de arvores?


  • A J Braz, Aposentado , São Paulo - disse:
    linobrz@ig.com.br

    07/09/2011

    Quatro estrelas

    Super interessante. Estou iniciando uma pesquisa para reciclar jornal.


  • Marisa Carneiro, particular , São Paulo - disse:
    idealpaisagismo@hotmail.com

    29/07/2011

    Cinco estrelas

    Achei ótima esta aula, há muito tempo quero aprender reciclagem e não tenho tempo para fazer um curso. Estou pesquisando também como usar as folhas de bananeiras; tenho muitas e não tenho onde jogá-las. Gostaria de fazer sacolinhas para embalar meus produtos de jardinagem e parar de usar as de plásticos. Se souberem me enviem por favor. Parabéns pela aula.


  • valerya saints, atual modas , Piauí - disse:
    saintsvalporto@hotmail.com

    07/02/2011

    Cinco estrelas

    super interesante e criativa, devemos tomar isse tipo de iniciativa para ajudar o meio ambiente. reciclar é arte...


  • Monica Fernanda dos Santos, Universidade Estadual de Goiás , Goiás - disse:
    mferssantos.ueg@gmail.com

    07/12/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito, foi uma iniciativa maravilhosa.


  • joselito silva dos santos, COLEGIO MUNICIPAL AUREA DA SILVA MOUTINHO , Bahia - disse:
    joselitosilvas@yahoo.com.br

    08/11/2010

    Cinco estrelas

    A ideia desta aula é bastante sugestiva,atraves desta podemos contribuir com a preservação do nosso planeta.


  • lala, África do Sul - disse:
    ooo@oooo.ooo

    01/06/2010

    Cinco estrelas

    legal


  • Rosemeire Caldeira, Colégio Objetivo , São Paulo - disse:
    meirecal@ig.com.br

    18/05/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão para aula! Muito obrigada por esta contribuição. Confeccionei o papel reciclado com meus alunos de 4 anos. Foi muito legal. Eles adoraram também


  • Fernanda Silveira, EMEF Victória C. R. Fernandes , São Paulo - disse:
    ferlap@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Estou elaborando uma sequÊncia didátic sobre este tema e o material aqui apresentado foi muito útil para meu planejamento!


  • miriam fidelis, EE PROF. CELSO MÜLLER DO AMARAL , Mato Grosso do Sul - disse:
    miriamfdelis@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    achei muito interessante essa aula, pois no mundo de hoje tudo é jogado fora como se tivéssemos recursos naturais abundantes para nós e as futuras gerações.


  • Michele Alves Arango Sanchez, VERA LUCIA C.BARRETO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    michelealvesarango@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito significativo o tema escolhido para o desenvolvimento desse projeto. Além disso, gostei muito da utilização dos vídeos como meio de conscientização. Parabéns!


  • SIRLENE MARIA DA SILVA XAVIER, NTE - URUAÇU , Goiás - disse:
    smsx66@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito rica essa aula. É muito interessante trabalhar com nossos alunos. Só assim poderemos ter menos lixo e mais conscientização. Parabéns professor.


  • Márcia Maria Oliveira dos Santos, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ INÁCIO MACHADO RAMOS , Rio Grande do Sul - disse:
    marciasantosweb@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula sobre reciclagem e confecção de papel. A prática é fundamental para o bom êxito desta atividade. Parabéns!!!!


  • EFESIO DE TARSIO SALGADO, COLEGIO SETE DE SETEMBRO , Bahia - disse:
    efesiosalgado@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    MUITO BOA INICIATIVA, FALAMOS TANTO DA NECESSIDADE DE TRABALHARMOS AÇÕES DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E POUCO FAZEMOS, PARABÉNS.


  • cintia, escola basica Elias Adaime , Santa Catarina - disse:
    cintiaprofessora@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Estou ajudando meu filho a realizar um trabalho para a Feira do Conhecimento de sua escola e adorei as dicas desta aula, foi realmente muito util para a elaboração do conhecimento e do trabalho realizado pelo meu filho.


  • GILMAR NAZÁRIO, ELINALVA FERREIRA, ESTER FIGUEIREDO, FERNANDA CAMPOS E MARIA CONCEIÇÃO, EEPSG PIO MACHADO , Mato Grosso - disse:
    gilmarnazario@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    De acordo com a aula apresentada, podemos observar que através da reciclagem do papel diminuímos a quantidade de lixo lançados no meio ambiente, pois, sabemos da importância da preservação dos recursos naturais como medidas para ajudar a “salvar nosso Planeta”, visto que hoje em dia a questão ambiental é de suma importância para a humanidade. GILMAR NAZÁRIO, ELINALVA FERREIRA, ESTER FIGUEIREDO, FERNANDA CAMPOS E MARIA CONCEIÇÃO. ACORIZAL - MT.


  • Elisnagela P. K. Scalabrin, EEB Professor Odilon Fernandes , Santa Catarina - disse:
    elisangelakscalabrin@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Boa aula. Em nossa escola também trabalhamos com reciclagem, a prática é fundamental para o bom desempenho e conscientização. Parabéns!


  • Guiomar de Souza Santana, ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MESSIAS DE OLIVEIRA , Bahia - disse:
    guiomar.souza@oi.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    otima


  • MARIA ELIZALDA PESSOA SILVA, CE URBANO ROCHA , Maranhão - disse:
    alde_liz@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Está muito bom. Nossa escola também trabalha com rsciclagem de papel.


  • Vera Lucia Bellin Mariano, ALDO DALLAGO C E E F MED NORMAL PROF , Paraná - disse:
    veramariano@seed.pr.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É uma aula muito importante, pois associa a teoria com aulas práticas incentivando os alunos a contribuírem, para a preservação do planeta. Trabalhei durante muito tempo, em várias escolas com a reciclagem do papel e de fibras vegetais (bagaço de cana, talo da bananeira, folhas secas, grama, entre muitas outras e também a mistura dessas fibras com o papel) e posso afirmar que é um trabalho gratificante. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.