20/04/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá fazer o seguinte questionamento:
O que significa a palavra “Regras” para vocês?
É importante que o professor ouça a opinião de todos que quiserem expor suas idéias para somente depois iniciar a apresentação do recurso.
Sugerimos que o professor anote as respostas dos alunos sobre o significado da palavra “Regras” para contrapor tais respostas com o significado original da palavra em outra atividade da aula.
Atividade 1
Neste momento o recurso poderá ser apresentado aos alunos.
Este é um recurso (Fig. 1) do tipo Animação/Simulação em que, por meio de uma historinha, introduz de forma divertida as noções de regras e de leis, utilizando o exemplo do jogo de futebol.
Figura 1 – Imagem do Recuso
Atividade 2
Após conhecerem o recurso, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles acharam da historinha; se concordaram ou não com o término, ou seja, com a resolução por meio das regras dadas nesta (historinha).
É fundamental que os alunos dêem suas opiniões, para que o professor consiga fazer desta, uma aula interativa!
Para dar continuidade às discussões, sugerimos algumas questões norteadoras para que o professor possa utilizá-las nestas (discussões):
- Que tipo de regras vocês conhecem?
- Regras de jogos de esporte?
- Quais regras mais?
- O que vocês acham de regras?
- Acham importantes as regras? Por quê?
- Na escola não temos nossos direitos e deveres?
O professor poderá mostrar a imagem a seguir (Fig. 2) para os alunos e perguntar o que eles pensam quando a vêem.
Figura 2 - Imagem de desordem no trânsito
Disponível em: http://www.brunorusso.eti.br/imagem/transito.jpg Acesso em: 11. Abr. 2009.
A partir deste momento a discussão poderá ser direcionada para questões da vida em sociedade.
- Vocês sabem que a vida em sociedade é regida por regras (leis)?
- Imaginem se não houvessem as leis do trânsito? (deixar que os alunos expressem suas idéias);
- Muitos acidentes ocorreriam?;
- Muitas pessoas sofreriam acidentes; seriam atropeladas e muitas até poderiam morrer!
- Imaginem se vivêssemos sem regras.
Enfim, é importante que eles entendam que é fundamental que existam leis, regras e que é preciso conhecê-las para respeitá-las para que possamos viver melhor, pois se elas não existissem a vida em sociedade seria um caos!
Neste momento o professor poderá ler para os alunos o significado da palavra "Regras" e retomar a discussão ocorrida no início da aula.
Atividade 3
Com esta atividade (Fig. 3) os alunos poderão aprender de maneira lúdica, alguns assuntos ligados à cidadania por meio de um jogo de forca. Sendo assim, poderão também trabalhar a escrita das palavras, bem como seu significado. Porém, destacamos que é extremamente importante que o professor esteja atento neste momento para dirigir a atividade, para que não fique apenas no âmbito da diversão!
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=393
Figura 3 – Imagem do jogo
Disponível em: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=393 Acesso em: 06. Abr. 2009.
Sugestão
Sugerimos que o professor trabalhe com os alunos uma aula do Portal do Professor que aborda a temática da importância de se conhecer e respeitar as leis do trânsito. O link da aula é: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1268
Nome | Tipo |
---|---|
Piquenique legal | Animação/simulação |
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/07/2011
Cinco estrelasExcelente. Simple e bem objetivo!
15/04/2011
Cinco estrelasMuito boa, aula simples e objetiva, me ajudou bastante - na aula que darei a mocidade de Várzea das mocas em Niteroi-RJ. Valeuuuuuu.
21/03/2011
Cinco estrelasboa
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sua idéia, vou fazer algumas adaptações e praticar com meu alunos. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito desta aula parabéns foi ótimo.
24/03/2010
Quatro estrelasÉ muito importante que os alunos aprendam as regras da boa convivência na escola e na sociedade em geral. Gostei muito . Parabéns pelo belo trabalho!
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pelo olhar aguçado. Só fiquei pensando o sentido desta sua fala:"destacamos que é extremamente importante que o professor esteja atento neste momento para dirigir a atividade, para que não fique apenas no âmbito da diversão!" Dá a impressão de que, se for divertido, não vale como atividade pedagógica... Um grande abraço e parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAdooooorrrreeeeeiiiii esta aula!!!! É a minha cara!!!! Envolve recursos tecnológicos de uma forma leve e motivadora, tornando um assunto tão sério e difícil de ser trabalhado em um conteúdo divertido e não cansativo para as crianças.... No meu modo de ver é assim que os conteúdos devem ser passados, almejo o dia em que a gente irá conseguir mudar a triste realidade que pasamos nas cidades menores.... Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!! \o/