Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância das regras

 

20/04/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com esta aula os alunos poderão aprender a importância das regras para a vida em sociedade. Os alunos serão instigados a opinarem sobre a história que lhes será apresentada e ainda sobre os aspectos que a permeiam (regras, importância de sua existência e de seu cumprimento).
Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; Uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos para a efetuação desta aula.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

 

Motivação:

Estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá fazer o seguinte questionamento:
O que significa a palavra “Regras” para vocês?
É importante que o professor ouça a opinião de todos que quiserem expor suas idéias para somente depois iniciar a apresentação do recurso.
Sugerimos que o professor anote as respostas dos alunos sobre o significado da palavra “Regras” para contrapor tais respostas com o significado original da palavra em outra atividade da aula.

 

Atividade 1

Neste momento o recurso poderá ser apresentado aos alunos.
Este é um recurso (Fig. 1) do tipo Animação/Simulação em que, por meio de uma historinha, introduz de forma divertida as noções de regras e de leis, utilizando o exemplo do jogo de futebol.
 

 

 
Link do Recuso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18494/piqueniquelegal.swf  

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1921/imagens/Site3.jpg

Figura 1 – Imagem do Recuso

 

Atividade 2

Após conhecerem o recurso, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles acharam da historinha; se concordaram ou não com o término, ou seja, com a resolução por meio das regras dadas nesta (historinha).
É fundamental que os alunos dêem suas opiniões, para que o professor consiga fazer desta, uma aula interativa!
Para dar continuidade às discussões, sugerimos algumas questões norteadoras para que o professor possa utilizá-las nestas (discussões):
- Que tipo de regras vocês conhecem?
- Regras de jogos de esporte?
- Quais regras mais?
- O que vocês acham de regras?
- Acham importantes as regras? Por quê?
- Na escola não temos nossos direitos e deveres?

O professor poderá mostrar a imagem a seguir (Fig. 2) para os alunos e perguntar o que eles pensam quando a vêem.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1921/imagens/transito_caos.jpg

Figura 2 - Imagem de desordem no trânsito

Disponível em: http://www.brunorusso.eti.br/imagem/transito.jpg Acesso em: 11. Abr. 2009. 

 

A partir deste momento a discussão poderá ser direcionada para questões da vida em sociedade.
 

- Vocês sabem que a vida em sociedade é regida por regras (leis)?

- Imaginem se não houvessem as leis do trânsito? (deixar que os alunos expressem suas idéias);

- Muitos acidentes ocorreriam?;

- Muitas pessoas sofreriam acidentes; seriam atropeladas e muitas até poderiam morrer!

- Imaginem se vivêssemos sem regras.
 

Enfim, é importante que eles entendam que é fundamental que existam leis, regras e que é preciso conhecê-las para respeitá-las para que possamos viver melhor, pois se elas não existissem a vida em sociedade seria um caos!

 Neste momento o professor poderá ler para os alunos o significado da palavra "Regras" e retomar a discussão ocorrida no início da aula.

Atividade 3

Com esta atividade (Fig. 3) os alunos poderão aprender de maneira lúdica, alguns assuntos ligados à cidadania por meio de um jogo de forca. Sendo assim, poderão também trabalhar a escrita das palavras, bem como seu significado. Porém, destacamos que é extremamente importante que o professor esteja atento neste momento para dirigir a atividade, para que não fique apenas no âmbito da diversão!

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=393  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1921/imagens/Site4.jpg

Figura 3 – Imagem do jogo
Disponível em: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=393  Acesso em: 06. Abr. 2009.
 


 Sugestão

Sugerimos que o professor trabalhe com os alunos uma aula do Portal do Professor que aborda a temática da importância de se conhecer e respeitar as leis do trânsito. O link da aula é: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1268  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Piquenique legal Animação/simulação
Recursos Complementares
Internet
Avaliação
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das atividades, principalmente no momento das discussões sobre o tema da aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 5/8 - 62.5%
  • Quatro estrelas 3/8 - 37.5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Iêda Diniz, FACEP , Rio Grande do Norte - disse:
    iedadiniz@ig.com.br

    10/07/2011

    Cinco estrelas

    Excelente. Simple e bem objetivo!


  • Ewaldo Soares Jr, SEF - Sociedade Espirita Fraternidade. , Rio de Janeiro - disse:
    esj222@gmail.com

    15/04/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa, aula simples e objetiva, me ajudou bastante - na aula que darei a mocidade de Várzea das mocas em Niteroi-RJ. Valeuuuuuu.


  • Náah, - , Goiás - disse:
    viih.mili@hotmail.com

    21/03/2011

    Cinco estrelas

    boa


  • erica balbino, EEEFM MANAUS , Rondônia - disse:
    ericabielmz@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sua idéia, vou fazer algumas adaptações e praticar com meu alunos. Parabéns!


  • juliana sousa, Feliz Futuro , Tocantins - disse:
    jcflordocampo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta aula parabéns foi ótimo.


  • Ione Gonçalves, C.E.Natividade P. Antunes , Rio de Janeiro - disse:
    ionegmsilveira@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É muito importante que os alunos aprendam as regras da boa convivência na escola e na sociedade em geral. Gostei muito . Parabéns pelo belo trabalho!


  • Priscila, EMEF Aurélia , São Paulo - disse:
    pri_sohappy@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pelo olhar aguçado. Só fiquei pensando o sentido desta sua fala:"destacamos que é extremamente importante que o professor esteja atento neste momento para dirigir a atividade, para que não fique apenas no âmbito da diversão!" Dá a impressão de que, se for divertido, não vale como atividade pedagógica... Um grande abraço e parabéns!


  • Larissa Rabelo Peixoto, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    larissa.peixoto.2007@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adooooorrrreeeeeiiiii esta aula!!!! É a minha cara!!!! Envolve recursos tecnológicos de uma forma leve e motivadora, tornando um assunto tão sério e difícil de ser trabalhado em um conteúdo divertido e não cansativo para as crianças.... No meu modo de ver é assim que os conteúdos devem ser passados, almejo o dia em que a gente irá conseguir mudar a triste realidade que pasamos nas cidades menores.... Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!! \o/


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.