Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os lançamentos e arremessos do Atletismo

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinha Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar, através de jogos e brincadeiras, as modalidades de lançamentos de dardo, disco e martelo e o arremesso de peso.

Conhecer as modalidades de lançamentos e arremesso do Atletismo;

Compreender os objetivos nos diferentes tipos de lançamentos e arremessos do Atletismo.

Duração das atividades
2 aulas / 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo histórico do Atletismo, assim como as suas modalidades.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir a turma e pedir que eles observem as fotos

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,15318406-EXH,00.jpg (acesso em 22/04/10) 

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,15319759-EX,00.jpg (acesso em 22/04/10) 

http://www.estadao.com.br/fotos/KamilaSkolimowska_arremessodemartelo_292.jpg (acesso em 22/04/10) 

http://4.bp.blogspot.com/_tEkoFtzOB1Y/ScAEzpvTMlI/AAAAAAAAADY/k8xadvkXMwE/s400/Arremesso+de+peso.JPG (acesso em 22/04/10) 

Em seguida, perguntar quais são os objetivos dos atletas nestas provas. Após a fala dos alunos, levantar questões que têm por objetivo ampliar o universo dos lançamentos e arremessos no atletismo:

“Como são chamados os materiais destas provas?”;  

“Quais estratégias eles utilizam para lançar ou arremessar os implementos?”

Posteriormente, apresentar os vídeos abaixo para ilustrar as provas de lançamentos e arremesso do Atletismo

link 1 - lançamento de dardo: http://www.youtube.com/watch?v=A5wdaSwVeTo&feature=fvwe2 (acesso em 22/04/10) 

link 2 - lançamento de disco: http://www.youtube.com/watch?v=5n7NCViB5TU&feature=related (acesso em 22/04/10) 

link 3 - lançamento de martelo: http://www.youtube.com/watch?v=Jpbgg2TRCuw&feature=related (acesso em 22/04/10) 

link 4 - arremesso de peso: http://www.youtube.com/watch?v=wZAG9dcbdNI&feature=related (acesso em 22/04/10) 

Propor, em seguida, brincadeiras e jogos que se aproximem dos objetivos dos lançamentos e arremessos no Atletismo. Será importante identificar ao final de cada atividade os objetivos semelhantes das brincadeiras com o lançamento e/ou arremesso em questão.

Atividade 2: LANÇAMENTO DE DARDO   

O dardo pode ser confeccionado com bambus de 4 a 5 cm de diâmetro, e com 2 a 2,20 m de comprimento. Retiram-se as farpas perto dos nós do bambu. Com uma tira de borracha (câmara de ar) de 4 cm de largura, achar o centro de gravidade do dardo e fazer uma empunhadura. A brincadeira consiste em, num espaço amplo, duas equipes ficarem de costas para a outra (formando várias duplas “adversárias”) de posse do seu dardo. Ao sinal do professor, todos deverão lançar o mais longe possível e, rapidamente, virar-se para pegar o dardo que foi lançado por seu adversário na direção oposta. Ele deverá voltar ao seu local de origem de posse do dardo. Ganha aquela equipe que se organizar primeiro.   

Atividade 3: LANÇAMENTO DE MARTELO   

O martelo pode ser adaptado através de um "medicine ball" de 1 Kg inserida dentro de um saco plástico que deverá ser empunhado pelo aluno através de suas alças. A dinâmica da brincadeira será a mesma da atividade anterior, exceto que cada dupla de adversários fará o lançamento de cada vez, contabilizando o vencedor a cada rodada.   

Atividade 4: LANÇAMENTO DE DISCO

A partir de uma área de aproximação de 3 m, o aluno lança, com um movimento rotacional, um objeto achatado que seja fácil segurar (por exemplo, uma roda de carrinho de feira). O objeto de lançamento tem que cair dentro de uma área delimitada (10 m de largura no máximo). O participante atinge um lançamento na maior distância possível (acima de 30 m) ao longo de uma linha definida com marcações. Se os discos caem além de 30m de distância, dentro de uma área-alvo de 5m de largura, um bônus de 10m é dado. A medição é feita a partir da marca mais próxima feita pela queda do disco a um ângulo reto feito por uma trena ao longo da linha da área de queda. (veja figura)

Fonte: LOCATELLI Elio - MINI-ATLETISMO IAAF / CBAt - Guia Prático. São Paulo, 2006. Página 60.

Atividade 5: ARREMESSO DE PESO

O aluno deverá estar de joelhos sobre um colchão e deverá arremessar um "medicine ball' de 1 Kg o mais distante possível. Uma régua, que poderá ser desenhada no solo, pode ser feita a partir do colchão, para que seja possível visualizar a distância. Nesta brincadeira, o aluno deverá segurar a bola com uma das mãos e partir o seu movimento com a bola ao lado da orelha.

Recursos Complementares

Link da Confederação Brasileira de Atletismo: http://www.cbat.org.br/ (acesso em 22/04/10)

Avaliação

A turma será dividida em 4 grandes grupos e o professor irá propor que eles pesquisem na internet, em livros e revistas os seguintes temas sobre cada modalidade de lançamento e arremesso:

- As dimensões e nomes dos espaços de cada modalidade;

- Os materiais utilizados em cada modalidade;

- Os recordes de cada modalidade;

- Principais nomes em cada modalidade.

O objetivo desta proposta é confeccionar um cartaz onde serão colocados estes dados, além de recortes e figuras. O material deverá ser apresentado aos demais alunos da turma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 21 classificações

  • Cinco estrelas 15/21 - 71.43%
  • Quatro estrelas 5/21 - 23.81%
  • Três estrelas 1/21 - 4.76%
  • Duas estrelas 0/21 - 0%
  • Uma estrela 0/21 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • juan gabriel, olga figuereido , Amazonas - disse:
    gabrieljuan662@gmail.com

    25/02/2015

    Cinco estrelas

    me ajudaram muinto obrigado mesmo


  • yBarcelos, Austrália - disse:
    yasmin.sascha@gmail.com

    21/10/2014

    Cinco estrelas

    Bom....Adorei a forma de ensino...Mas eu tenho uma pergunta! Como se chama as duas formas de arremesso de peso? Grande bjo e espero minha resposta!


  • fabio17, noe , São Paulo - disse:
    binho17mestofut@gmail.com

    29/10/2013

    Quatro estrelas

    me ajudou ganhei 10


  • bya, E M E F euvira benedita cardoso da silva , Espírito Santo - disse:
    biaa-chaves@hotmail.com

    21/10/2013

    Cinco estrelas

    gostei muuuuito me ajudou


  • Paula, São Marcos , Santa Catarina - disse:
    pala_oli@ig.com.br

    15/10/2013

    Cinco estrelas

    Me ajudou muito com o trabalho escolar e ainda aprendi sobre algo que nunca tinha ouvido falar


  • SILVINA DA ROSA MORAES, Escola Argeny e Escola Heloisa , Rio Grande do Sul - disse:
    silvinaanalauraedenir@hotmail.com

    15/09/2013

    Quatro estrelas

    Bem interessantes as sugestões para um melhor entendimento dos alunos,quanto ao sgnificado de cada modalidade.


  • Josiele, Centro Universitário Claretiano , Roraima - disse:
    josi_rosas@hotmail.com

    08/05/2013

    Quatro estrelas

    muito boa essas atividades.. me ajudou muito


  • Samantha Esteves, E. M. Professora Maria Tereza Piva , São Paulo - disse:
    samantha.sassa10@gmail.com

    19/03/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito, explica cada modalidade e como é


  • bianca, Austrália - disse:
    biancinha.lemos@hotmail.com

    08/03/2013

    Cinco estrelas

    muito boa obrigadaO objetivo desta proposta é confeccionar um cartaz onde serão colocados estes dados, além de recortes e figuras. O material deverá ser apresentado aos demais alunos da turma.


  • anselmo , unasp , São Paulo - disse:
    anselmocorreia77@hotmail.com

    03/06/2012

    Cinco estrelas

    nossa!!!! valeu mesmo muito bom os planos de aula que voces mostraram,. com esse site me ajudou a planejar a minha aula pra apresentacao valeu galera...


  • ggggaha, judith dos reis espindolas , Mato Grosso do Sul - disse:
    gustavojsemioni@hotmail.com

    19/03/2012

    Cinco estrelas

    gostei de mais ele me ajudou com o trabalho que valia 10 pra hoje


  • barbara radiante, n seii , São Paulo - disse:
    barbararadiante@hotmail.com

    13/03/2012

    Cinco estrelas

    Adooreii Me Ajudouu Muitoo No Trabalhoo vlww


  • Lucas ., Argentina - disse:
    gabriele.1998@hotmail.com

    06/03/2012

    Cinco estrelas

    muito boa


  • Solange, UFPR , Paraná - disse:
    sol_pauluk@hotmail.com

    27/02/2012

    Quatro estrelas

    Gostei da aula, criativa, não foge da proposta da aula, com a participação de todos os alunos.


  • rafaela..kkkk.., escooola , São Paulo - disse:
    rafaela_poniewas@hotmail.com

    15/02/2012

    Quatro estrelas

    nossa....my salvou...o trabalho era pra hj e poor causa deste site eu cconsiguiiii


  • Priscila Costa, UFAL , Alagoas - disse:
    souzapriscila27@hotmail.com

    08/11/2011

    Cinco estrelas

    parabéns suas atividades e aulas são bem legais, ajuda muito nba elaboração de planos de aula para educação física


  • márvian zillá, ITPAC , Tocantins - disse:
    marvian_fc@hotmail.com

    18/10/2011

    Três estrelas

    muito bom.....sempre estarei ligada nas suas matérias .....me ajudou no trabalho do meu curso de ed fisica.


  • carla de assis armond, unig , Rio de Janeiro - disse:
    carmond@ig.com.br

    04/06/2011

    Cinco estrelas

    legal me ajudou muito, no trabalho da faculdade do curso de educação física.


  • isabela, SAO PAULO , São Paulo - disse:
    isatk00@hotmail.com

    02/06/2011

    Cinco estrelas

    EU ACHEI MUITO INTERESSANTE PARA A LIÇAO DE CASA DA ED.FISICA MUITO OBRIGADO MESMO


  • leonardo, nao sei , São Paulo - disse:
    leo@ual.com

    14/04/2011

    Cinco estrelas

    vc me salvou di novo


  • stephanie lobato, wsidxhishqqqqqq , Pará - disse:
    stephanielobato2011@hotmail.com

    09/02/2011

    Cinco estrelas

    muito bom aprendi bastante obrigado


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.