Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As letras na matemática

 

28/04/2010

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Equações
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender, reconhecer e aplicar as várias possibilidades do uso das letras em matemática: incógnita, variável, parâmetro.
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Compreender as operações básicas (adição, divisão, multiplicação e divisão).
  • Operar com potências, números inteiros e monômios.
  • Resolver equações.
  • Representar valores de uma função no plano cartesiano.
Estratégias e recursos da aula

Professor!

Atividade 01 - Compreendendo

Solicite aos alunos que apresentem verbalmente situações as quais já visualizaram e/ou utilizaram letras para resolução de situações matemáticas.

Anote as situações apresentadas no quadro. Depois classifique de acordo com o apresentado por (Usiskin, 1995).

DICA

Oriente aos alunos para que consigam fazer as leituras adequadas do que a letra representa em cada situação, de acordo com Usiskin, como por exemplo:

  • Ao somar um certo número com sua metade, obtém-se 33. Qual é esse número? (Meio de resolver problemas)
  • A fatoração de 3x2 + 4ax – 132a2 (Estrutura)
  • Apresentar 3 + 5 . 7 = 5 . 7 + 3,  como a + b = b + a (Aritmética generalizada)
  • No estabelecimento do valores de uma função em um gráfico (Estudo de relações) - Lembrando que uma variável se configura "argumento" quando representa os valores do domínio de uma função e "parâmetro" quando representa um número do qual dependem outros números.

Não é necessário apresentar a leitura do autor (Usiskin, 1995), apenas os conceitos que ele apresentam.

x 

Atividade 02 - Aplicando

Encontre por meio de cálculo mental ou escrito o valor adequado em cada situação e descreva o que representa a letra nas situações a seguir.

a) v + 4 = 5    

b) Um número multiplicado por 5 é igual a 35. Encontre o número.      

c) 0 = t + (-1.4)    

d) 7 - c = 10     

e) m - (-13) = 37

f) A soma de um número com -35 é 98. Qual é o número?

DICA

A intenção desta atividade é que os alunos percebam que característica a letra assume sendo utilizada em cada um dos casos apresentados.

Outro aspecto que pode/deve ser considerado na realização de atividades algébrica é o uso de letras diferentes do x para que os alunos construam o conceito e a transposição para o uso em outras disciplinas se estabeleça de forma mais harmônica.

x

Atividade 03

E neste recurso, no qual resolvemos equações e operamos com monômios, o que os espaços preenchidos representam? Como a letra é utilizada aqui?

Monômios 

DICA 

O recurso é executável, em flash, e poderá não funcionar em ambiente linux caso este não tenha os plugins adequados, mas poderá utilizar um emulador de windows como o wine. Se encontrar dificuldades na organização da atividade procure os multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional de sua região.

x

Atividade 04 - Aprofundando e refletindo

Apresente aos alunos a situação, "Olhando através de tubos" disponível em: < http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/mundo_mat/cfuncao/exp1.htm > . Nesta atividade tem-se uma aplicação prática do uso de letras por meio da função.

Após a realização do experimento, pelos alunos, solicite que apresentem uma síntese, em duplas, que retrate o uso da letra nessa situação-problema.

Esta síntese poderá ter como base a resposta aos seguintes questionamentos:

  • Qual a relação entre x e y? Aumentam na mesma proporção? Diminuem? O que ocorre?
  • O que representa o x na situação-problema? E o y?
  • O que ocorre no experimento quando o x aumenta? E quando o y aumenta o que será que ocorre? (Se necessário for refaça o experimento realizando essas alterações em x e y para poder argumentar com propriedade sobre esta questão)
  • Que característica(s) a variável assume? Alguma caracaterística tem relação com o que estudamos na atividade 01? Qual (is)?

DICA

Para a escrita da síntese os alunos deverão fundamentar suas respostas a partir do que foi estudado na atividade 01, bem como apresentar exemplos com base na atividade 04 vivenciada.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Monômios Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

CATARSE

Após a realização das quatro atividades proponha que os alunos realizem uma auto-avaliação relatando:

  1.  o que aprenderam do conteúdo estudado;
  2. como foi seu comportamento nas atividades em grupo e individuais;
  3. se a síntese realizada emite juízos de valor e/ou está pautada nos conteúdos estudados e experiências vivenciadas e
  4. se as primeiras atividades deram suporte para a realização da atividade final.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cleonice carniel, ESCOLA ESTADUAL EDELI MANTOVANI , Mato Grosso - disse:
    BYCARNIEL@YAHOO.COM.BR

    12/10/2010

    Três estrelas

    Gostei muito da sua sugestão de aula, principalmente do experimento, tenho certeza que me ajudará nas minhas turmas. Obrigada por compartilhar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.