28/04/2010
Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Equações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Professor!
Atividade 01 - Compreendendo
Solicite aos alunos que apresentem verbalmente situações as quais já visualizaram e/ou utilizaram letras para resolução de situações matemáticas.
Anote as situações apresentadas no quadro. Depois classifique de acordo com o apresentado por (Usiskin, 1995).
DICA
Oriente aos alunos para que consigam fazer as leituras adequadas do que a letra representa em cada situação, de acordo com Usiskin, como por exemplo:
Não é necessário apresentar a leitura do autor (Usiskin, 1995), apenas os conceitos que ele apresentam.
Atividade 02 - Aplicando
Encontre por meio de cálculo mental ou escrito o valor adequado em cada situação e descreva o que representa a letra nas situações a seguir.
a) v + 4 = 5
b) Um número multiplicado por 5 é igual a 35. Encontre o número.
c) 0 = t + (-1.4)
d) 7 - c = 10
e) m - (-13) = 37
f) A soma de um número com -35 é 98. Qual é o número?
DICA
A intenção desta atividade é que os alunos percebam que característica a letra assume sendo utilizada em cada um dos casos apresentados.
Outro aspecto que pode/deve ser considerado na realização de atividades algébrica é o uso de letras diferentes do x para que os alunos construam o conceito e a transposição para o uso em outras disciplinas se estabeleça de forma mais harmônica.
x
Atividade 03
E neste recurso, no qual resolvemos equações e operamos com monômios, o que os espaços preenchidos representam? Como a letra é utilizada aqui?
DICA
O recurso é executável, em flash, e poderá não funcionar em ambiente linux caso este não tenha os plugins adequados, mas poderá utilizar um emulador de windows como o wine. Se encontrar dificuldades na organização da atividade procure os multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional de sua região.
Atividade 04 - Aprofundando e refletindo
Apresente aos alunos a situação, "Olhando através de tubos" disponível em: < http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/mundo_mat/cfuncao/exp1.htm > . Nesta atividade tem-se uma aplicação prática do uso de letras por meio da função.
Após a realização do experimento, pelos alunos, solicite que apresentem uma síntese, em duplas, que retrate o uso da letra nessa situação-problema.
Esta síntese poderá ter como base a resposta aos seguintes questionamentos:
DICA
Para a escrita da síntese os alunos deverão fundamentar suas respostas a partir do que foi estudado na atividade 01, bem como apresentar exemplos com base na atividade 04 vivenciada.
Nome | Tipo |
---|---|
Monômios | Animação/simulação |
Após a realização das quatro atividades proponha que os alunos realizem uma auto-avaliação relatando:
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/10/2010
Três estrelasGostei muito da sua sugestão de aula, principalmente do experimento, tenho certeza que me ajudará nas minhas turmas. Obrigada por compartilhar.