Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adaptação com alegria: música como forma de integrar com as crianças e aprender os nomes dos colegas

 

07/05/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •    Socializar-se e integrar-se com as demais crianças;
  •    Brincar, dançar e utilizar o esquema corporal;
  •    Aprender os nomes dos colegas.
Duração das atividades
4 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Orientações do professor quanto a necessidade do uso de crachás para que aprendamos os nomes de todos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Sempre que iniciamos o ano letivo um novo grupo é constituído. Novas interações acontecem e é papel do educador propiciar uma adaptação tranqüila para todos. Essa aula demonstra como podemos oportunizar encontros entre as crianças de forma interativa e divertida através da música. Aula destinada à crianças de 5 anos.   

Atividades:  

 Primeiro Momento:   

Com as crianças em roda, cante uma canção popular:   Maria comeu pão na casa do João Maria comeu pão na casa do João Foi você Maria? Não. Então quem foi?   A criança (Maria) escolhe outro a ser o próximo da canção e diz o nome do coleguinha escolhido. A canção então se reinicia substituindo o nome de Maria pelo nome da criança escolhida por ela e assim sucessivamente. Essa brincadeira é muito legal para que as crianças se olhem, digam os nomes dos colegas que já conhecem e aprendam os nomes dos novos colegas.   

Segundo Momento:  

 Leve para a rodinha uma brincadeira em que as crianças deverão se apresentar dizendo seu nome batendo palmas em um ritmo. Para isso, primeiramente, todos devem ouvir uma música e descobrir a pulsação dela batendo palmas. Pode ser qualquer música. Conseguida a batida regular, abordamos o que são sílabas tônicas, que sabemos serem as mais fortes das palavras. Então, finalmente, levamos cada um a dizer seu nome com a sílaba mais forte na pulsação; um fala e todos repetem sem pular nenhuma pulsação. Por exemplo: Gabriela. A criança deverá dizer o nome na pulsação da música batendo palmas de acordo com o número de sílabas, assim: Ga  bri  e  La, no que ela bate 4 (quatro) palmas. Assim que ela termina, todos repetem Ga bri e La da mesma forma. Assim sucessivamente até que todos digam o seu nome.   

Terceiro Momento:

Deixe os crachás das crianças em cima das mesas. Na medida em que elas forem chegando dê a instrução para que encontrem seu crachá e coloquem no pescoço. Na hora da rodinha converse sobre esse momento. Faça perguntas sobre como conseguiram identificar seus crachás. Observe quais os critérios as crianças usaram para fazer a identificação e vá dando dicas sobre letras iniciais dos nomes, tamanho dos nomes grandes ou pequenos, nomes compostos, etc.   

Quarto Momento: 

Faça uma brincadeira chamada “Quero ver quem é esperto”. As crianças devem estar assentadas em uma grande roda. O professor, à medida que vai cantando a música com os alunos, vai jogando no centro da roda seis ou sete fichas com os nomes deles. Ao final do canto, os alunos cujos nomes estão na ficha deverão se levantar, pegá-las e colocá-las à sua frente, no chão com o nome para cima. O aluno que se distrair e não pegar a ficha pagará uma prenda no final da brincadeira. Feito isso com todas as crianças, o professor poderá propor adivinhações para que os alunos identifiquem os nomes, levantando o crachá.  

 MÚSICA:  

 Quero ver quem é esperto

E na roda vai entrar

Atenção agora aos nomes

Que no centro vou jogar.  

 (Cantar a música no ritmo de Ciranda Cirandinha)   

Quinto Momento:

Proponha uma brincadeira em que cada criança receberá um crachá que não é o seu. O professor coloca uma música e ao final dela, as crianças deverão encontrar o dono do crachá. As crianças podem e devem se ajudar no reconhecimento dos nomes.   

Sexto Momento:

Outras atividades podem ser feitas com os nomes, dançando e brincado. Sugerimos ainda o Bingo de letras, cada criança com a cartela do seu nome escrito em letras vazadas, vai colorindo na sua cartela a letra sorteada pelo professor.   Bingo de letras, cada criança com o nome de um colega também escrito em letras vazadas vai colorindo na sua cartela a letra sorteada pelo professor.   Bingo de nomes, as crianças recebem uma cartela com 5 nomes diferentes dos coleguinhas da sala. É importante fazer pelo menos três cartelas diferentes para distribuir entre a turma toda. O professor sorteia um nome e as crianças vão colorindo o nome sorteado em sua cartela.

As premiações dos bingos devem ser simbólicas e serem dadas a todas as crianças. 

Recursos Complementares

Confecção de Cartelas de bingo;

Avaliação

Professor observe se as crianças estão interagindo entre si.

Como está ocorrendo o processo de socialização?

As crianças participam das brincadeiras que movimentam o corpo?

Já se referem aos colegas pelo nome e já procuram brincar com algum colega específico?

São questões que auxiliarão no planejamento do trabalho e, se necessário, na retomada de algumas atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • nayara, uema , Maranhão - disse:
    life_lovevc@hotmail.com

    18/02/2014

    Cinco estrelas

    Amei este portal. Muito eficiente!


  • joana darc batista da silva, JARDIM ESCOLA ORTELINA BICHARA , Rio de Janeiro - disse:
    jdbs27@hotmail.com

    23/01/2014

    Quatro estrelas

    Ótima as crianças adoram músicas e ficam prestam muito mais atenção quando trabalhamos com o lúdico. Parabéns


  • sonia alcantara , unopar estudante , Alagoas - disse:
    soninhamcz@hotmail.com

    08/06/2013

    Cinco estrelas

    Maravilhoso, quero ser pedagoga vou utilizar muito as suas dicas.


  • patricia, e.e.aloisio de sá , Rio de Janeiro - disse:
    patriciafernandes@ig.com.br

    06/02/2011

    Quatro estrelas

    adorei suas ideias


  • ELEIDA DA SILVA ARCE ADAMISKI, NTE - CAMPO GRANDE CAPITAL- (Miguel Couto) , Mato Grosso do Sul - disse:
    eleidaarce@gmail.com

    06/02/2011

    Cinco estrelas

    Esta aula é interessante pois de uma forma simples e bem humorada, estimula o inicio de uma boa convivência entre os colegas de classe. Ideal para a primeira semana de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.