Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Percussão Corporal - Fazendo sons com o corpo

 

30/09/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Oliveira dos Santos
imagem do usuário

ITUMBIARA - GO COLEGIO DA POLICIA MILITAR DE GOIAS UNIDADE DIONARIA ROCHA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Promover a integração corpo e música, de modo a desenvolver o conhecimento dos recursos sonoros que o corpo proporciona;

Trabalhar a escuta e a percepção por meio dos sons do corpo;

Desenvolver trabalhos em grupo, nos quais os alunos adquiram competências, tais como: saber dialogar, respeitar opiniões dos colegas, se auto-expressar.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter o conhecimento de o que é som, e de como o som se propaga. Também será importante o conhecimento de algumas técnicas de relaxamento e alongamento para iniciarmos as aulas.

Estratégias e recursos da aula

No primeiro momento é de grande importância conduzir os alunos a conhecerem o seu próprio corpo, olhar para o seu corpo. Esse tipo de conteúdo aborda um tema muito interessante, porém se o aluno não tiver conhecimento do seu próprio corpo, de nada adianta.

Atividades de relaxamento e alongamento nas quais os alunos se toquem desenvolverá aspectos de conhecimento e preparação do corpo.

Brincadeiras na escola  Aula 1: Essas aulas serão desenvolvidas em ambientes espaçosos: quadras, salas sem cadeiras, ou até mesmo peça para que os alunos empurrem as cadeiras e  permaneçam em um grande círculo. Motive os alunos para olharem seu corpo, mexer os pés, dobrar os joelhos, saltar, balançar os braços. Isso fará com que eles descubram seus corpos e então tenham condições de explorá-los. Sugestão: Cd Thelma Chan - Dos pés a cabeça - 1990 (acompanha livro com partitura)

Aula 2: É importante que os alunos conheçam alguns sons que o corpo produz. Peça para que façam alguns sons: bater palmas, imitar um pássaro, cantar, bater nas coxas. O interessante é que muitos  já sabem fazer sons muito legais com o corpo, esse será um momento de troca. É muito importante que os alunos façam essas atividades sentados em círculo, para que possam ver uns aos outros. Explore o máximo dos sons que eles já fazem, depois monte grupos: sons de pássaros, sons de palmas (explore as sonoridades das palmas), sons com a boca (imitando rapers), sons dos pés. Realize uma mostra de cada grupo para que a turma evidencie as diferentes sonoridades. No site www.tomdaamazonia.org.br/ encontra-se um caderno de atividades no qual o segundo módulo é dedicado aos sons do corpo. 

Aula 3: Momento de conhecer grupos que fazem música com os sons do corpo. Leve a turma para o Laboratório de Informática ou grave os vídeos e passe para que os alunos conheçam grupos que fazem música com a percussão corporal. No Brasil temos o grupo Barbatuques, o qual vem trabalhando com a percussão corporal e fazem criaçoes maravilhosas com os sons do corpo. 

Aula 4: Pesquisa o que é Percussão Corporal?: os alunos se unirão em grupos e serão conduzidos ao Laboratório de Informática para que possam pesquisar sobre a temática. É muito importante que eles conheçam a produção já realizada sobre o tema, como se tira um som de determinada parte do corpo. Utilizando as ferramentas tecnológicas os alunos irão descobrir muitas coisas interessantes a respeito da Percussão Corporal. Peça para que cada grupos apresente os resultados de sua pesquisa em sala para os demais, pois assim as informações serão disseminadas a todos.

Aula 5: Produção: Após todos esses passos agora chegou a hora tão esperada. Os alunos, em grupos, vão preparar uma composição utilizando os sons que descobriram e que aprenderam a fazer com o corpo. É necessário que o professor divida os grupos, para que cada um deles disponha de sons provenientes das palmas, boca, imitando pássaros, coxas, pés, peito... Pois assim os grupos terão uma variedade sonora para que possam realizar sua composição. Deixe a escolha do tema partir dos alunos, é importante que eles se sintam responsáveis sobre o tema que vão compor. O professor deverá agir como um propagador de conhecimento, esclarecendo as dúvidas que surgirem e opinar sobre a adequação da composição.

Aula  6: Nesse momento os alunos irão apresentar para os colegas as sonoridades exploradas em grupo e o que puderam organizar em sua composição. Terão a possibilidade de desenvolver os sons de forma que, organizados, tenham uma característica de composição. Os sons corporais formam uma bela composição quando organizados de forma que os ouvintes compreendam o fio condutor que os alunos tentaram passar. Para que os alunos sintam mais motivados, deixem que usem roupas mais leves que permitam o movimento.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Brincadeiras na escola Áudio
Recursos Complementares

www.barbatuques.com.br 

www.youtube.com.br/barbatuques 

www.tomdaamazonia.com.br 

Cd: Barbatuques Corpo do Som

Thelma Chan 1990 Dos Pés a Cabeça

Avaliação

A avaliação qualitativa proporcionará ao professor refletir sobre sua atuação e observar se os alunos adquiriram as competências e habilidades propostas. Os alunos deverão reconhecer o corpo como um instrumento, utilizando e explorando sonoridades por meio das descobertas, tais como: explorar sonoridades, se expressar, fazer música com o corpo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Anajara, Escola Estadual Irmão José Otão , Rio Grande do Sul - disse:
    arajana@hotmail.com

    24/05/2015

    Cinco estrelas

    Adorei muito, muito..... Vou aplicar em minhas aulas de Arte. Os alunos são muito espertos, tenho certeza que farão trabalhos maravilhosos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.