Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Identificando as partes do corpo

 

29/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto,Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  reconhecer as partes do corpo por meio de jogos quebra-cabeça;
  •  trabalhar através de músicas expressões corporais que contemple o corpo.  
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha percepção de seu corpo e de suas partes.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade– Trabalhando  música- aproximadamente 60 minutos

 Professor, utilizando o espaço da sala de aula, faça uma roda de conversa com sua turma. Converse com as crianças sobre o corpo humano, estimulando as crianças a emitirem opiniões e sentimentos sobre suas características próprias, no que diz respeito, a parte física, por exemplo, Que cor são seus olhos? Como são os seus cabelos? Você se considera alto ou baixo. Mostre que as pessoas têm muitas coisas em comum e cada uma tem um conjunto de caracteríticas que as diferencia das demais, nesse sentido, evidencie que cada criança é única com suas particularidades, singularidades e que é preciso respeitar as diferenças. Peça para as crianças se olharem no espelho e reconhecerem as várias partes de seu corpo. Distribua a letra da música abaixo para cada uma e faça a leitura com a turma. Em seguida, coloque o CD com a música original e solicite que sintam a canção e que dancem respeitando a letra.

Desengonçada

Vem dançar, vem requebrar, vem fazer o corpo se mexer e acordar

É a mão direita, mão direita, mão Direita agora, a mão direita, que eu vou acordar. É a mão esquerda, a mão esquerda, a mão esquerda agora as duas juntas que eu vou acordar

É o ombro direito, é o ombro direito, é o ombro que eu vou acordar. É o ombro esquerdo, é o ombro esquerdo os dois juntos que eu vou acordar

É o cotovelo direito, é o cotovelo Direito é o cotovelo que eu vou acordar. É o cotovelo esquerdo, é o cotovelo esquerdo os dois juntos que eu vou acordar

É o braço direito, é o braço direito é o braço que eu vou acordar. É o braço esquerdo, é o braço esquerdo os dois juntos que eu vou acordar

É o joelho direito, é o joelho direito é o joelho que eu vou acordar. É o joelho esquerdo, é o joelho esquerdo, os dois juntos que eu vou acordar

É o pé direito, é o pé direito, é o pé direito agora é o pé direito, que eu vou acordar. É o pé esquerdo, é o pé esquerdo é o pé esquerdo agora os dois juntos que eu vou acordar

É a cabeça, os ombros, as mãos, cotovelos e braços que eu vou acordar. A cintura, a barriga, o bumbum, os joelhos tudo junto que eu vou acordar

Fonte: Bia Bedran. CD A caixa de música de  Bia. 1995.

Professor solicite que cada criança ilustre a canção, com as partes do corpo que aparecem na música.

2ª Atividade- Montando quebra –cabeça- aproximadamente 60 minutos

 Professor, para montar o quebra-cabeça, você poderá preparar uma folha contendo os espaços para os desenhos de cada parte do corpo, por exemplo, para o círculo retratado na folha, a criança desenhará sua face, e depois os alunos vão fazer recortes de cada parte para montar o quebra-cabeça, assim ficará padronizado o tamanho das partes. Reúna a turma em duplas e solicite que cada criança, desenhe seu corpo observando as partes e órgãos nos espaços destinados. Em seguida, solicite que recortem com atenção as partes do quebra-cabeça.

Imagem da folha.

Fonte: Arquivo da autora.

3ªAtividade – Hora de jogar- aproximadamente 60 minutos

Em duplas, as crianças começarão a jogar, cada uma deverá tentar montar o quebra-cabeça do colega e depois poderá trocar de dupla. Professor, você também poderá levar as crianças até a sala de multimídia para realizarem outros jogos sobre o corpo humano.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, nesta aula você deverá observar e registrar os avanços e dificuldades encontradas pela turma. Verifique se conseguiram reconhecer por meio de jogos e músicas, as partes do corpo humano.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria cristina matheus, CIEP Stella de Queiroz Pinheiro , Rio de Janeiro - disse:
    cristina.matheus@gmail.com

    27/06/2014

    Quatro estrelas

    ótima aula.


  • etiene de souza fernandes, Escola União comunitaria , Pernambuco - disse:
    etiene_sf@hotmail.com

    20/04/2013

    Cinco estrelas

    ótima aula.


  • José Maria da Silva Duarte, EMEF Therezinha de M. Gueiros , Pará - disse:
    jos-duarte@live.com

    06/11/2012

    Quatro estrelas

    Mariane, Super interessante sua aula, se todas as escolas do nosso Brasil tomassem como parâmetro sua metodologia, com certeza a educação tomaria um outro rumo...


  • Alexandra Molina, EPG TOM JOBIM , São Paulo - disse:
    ama-trindade@hotmail.com

    09/10/2010

    Quatro estrelas

    Uma aula muito importante que permite não somente o conhecimento do corpo humano, mais também a valorização da expressão corporal através da dança e da música. Enfatizando ainda a roda de conversa, o olhar para o outro, o respeito às diversidades.


  • José Erisvaldo da Costa, JOSE ANICETO SALES E M E F , Ceará - disse:
    erisvaldomh@yahoo.com.br

    18/09/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é excelente, isto é, faz com que os alunos passem a conhecer as partes do corpo humano através de si mesmo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.