29/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto,Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha percepção de seu corpo e de suas partes.
1ª Atividade– Trabalhando música- aproximadamente 60 minutos
Professor, utilizando o espaço da sala de aula, faça uma roda de conversa com sua turma. Converse com as crianças sobre o corpo humano, estimulando as crianças a emitirem opiniões e sentimentos sobre suas características próprias, no que diz respeito, a parte física, por exemplo, Que cor são seus olhos? Como são os seus cabelos? Você se considera alto ou baixo. Mostre que as pessoas têm muitas coisas em comum e cada uma tem um conjunto de caracteríticas que as diferencia das demais, nesse sentido, evidencie que cada criança é única com suas particularidades, singularidades e que é preciso respeitar as diferenças. Peça para as crianças se olharem no espelho e reconhecerem as várias partes de seu corpo. Distribua a letra da música abaixo para cada uma e faça a leitura com a turma. Em seguida, coloque o CD com a música original e solicite que sintam a canção e que dancem respeitando a letra.
Desengonçada
Vem dançar, vem requebrar, vem fazer o corpo se mexer e acordar
É a mão direita, mão direita, mão Direita agora, a mão direita, que eu vou acordar. É a mão esquerda, a mão esquerda, a mão esquerda agora as duas juntas que eu vou acordar
É o ombro direito, é o ombro direito, é o ombro que eu vou acordar. É o ombro esquerdo, é o ombro esquerdo os dois juntos que eu vou acordar
É o cotovelo direito, é o cotovelo Direito é o cotovelo que eu vou acordar. É o cotovelo esquerdo, é o cotovelo esquerdo os dois juntos que eu vou acordar
É o braço direito, é o braço direito é o braço que eu vou acordar. É o braço esquerdo, é o braço esquerdo os dois juntos que eu vou acordar
É o joelho direito, é o joelho direito é o joelho que eu vou acordar. É o joelho esquerdo, é o joelho esquerdo, os dois juntos que eu vou acordar
É o pé direito, é o pé direito, é o pé direito agora é o pé direito, que eu vou acordar. É o pé esquerdo, é o pé esquerdo é o pé esquerdo agora os dois juntos que eu vou acordar
É a cabeça, os ombros, as mãos, cotovelos e braços que eu vou acordar. A cintura, a barriga, o bumbum, os joelhos tudo junto que eu vou acordar
Fonte: Bia Bedran. CD A caixa de música de Bia. 1995.
Professor solicite que cada criança ilustre a canção, com as partes do corpo que aparecem na música.
2ª Atividade- Montando quebra –cabeça- aproximadamente 60 minutos
Professor, para montar o quebra-cabeça, você poderá preparar uma folha contendo os espaços para os desenhos de cada parte do corpo, por exemplo, para o círculo retratado na folha, a criança desenhará sua face, e depois os alunos vão fazer recortes de cada parte para montar o quebra-cabeça, assim ficará padronizado o tamanho das partes. Reúna a turma em duplas e solicite que cada criança, desenhe seu corpo observando as partes e órgãos nos espaços destinados. Em seguida, solicite que recortem com atenção as partes do quebra-cabeça.
Imagem da folha.
Fonte: Arquivo da autora.
3ªAtividade – Hora de jogar- aproximadamente 60 minutos
Em duplas, as crianças começarão a jogar, cada uma deverá tentar montar o quebra-cabeça do colega e depois poderá trocar de dupla. Professor, você também poderá levar as crianças até a sala de multimídia para realizarem outros jogos sobre o corpo humano.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano.html
http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/
Professor, nesta aula você deverá observar e registrar os avanços e dificuldades encontradas pela turma. Verifique se conseguiram reconhecer por meio de jogos e músicas, as partes do corpo humano.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/10/2014
Quatro estrelasGostei muito, parabéns pelo projeto
27/06/2014
Quatro estrelasótima aula.
20/04/2013
Cinco estrelasótima aula.
06/11/2012
Quatro estrelasMariane, Super interessante sua aula, se todas as escolas do nosso Brasil tomassem como parâmetro sua metodologia, com certeza a educação tomaria um outro rumo...
09/10/2010
Quatro estrelasUma aula muito importante que permite não somente o conhecimento do corpo humano, mais também a valorização da expressão corporal através da dança e da música. Enfatizando ainda a roda de conversa, o olhar para o outro, o respeito às diversidades.
18/09/2010
Cinco estrelasEsta aula é excelente, isto é, faz com que os alunos passem a conhecer as partes do corpo humano através de si mesmo.