04/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Conversar com as crianças sobre a importância de fazer amigos.
1º momento: Iniciar com a leitura do livro "GIRAFINHA FLOR FAZ UMA DESCOBERTA” de Therezinha Casasanta
para que as crianças façam o reconto coletivo. Este livro é uma boa oportunidade para trabalhar a amizade e desenvolver a autonomia, a socialização e a expressão dos sentimentos.
SINOPSE: Este conta a história de uma girafa que se sentia sozinha e triste. Todos da floresta eram gentis com ela, mas como era um tanto tímida, não tinha coragem de conversar com ninguém, e então começa a pensar que é os outros que não querem conversar com ela. Assim sendo, ela sai a procura de um remédio para curar solidão. Durante o seu caminho à cidade, encontra vários animais, que pedem para que ela não se demore muito, porque senão vão sentir sua falta. Ao chegar perto da estrada, que a levaria até a cidade, faz a grande descoberta, a de que não está sozinha e que tem amigos que gostam e se importam com ela. Resolve voltar para casa, mas como já é noite, e todos da floresta já dormem, consegue ajuda dos pequenos vaga-lumes, que com suas luzinhas brilhantes, iluminam o caminho de volta para casa. Foi a noite mais feliz da Girafinha, sonhou a noite toda com seus amigos. No dia seguinte resolveu fazer uma festa para todos os seus amigos. Girafinha Flor descobriu o remédio para curar a solidão: AMIGOS!
Esta historinha dá para trabalhar vários assuntos com as crianças.
2º momento: Conversar na rodinha com as crianças sobre a amizade.
Registrar as respostas em um cartaz e expor na sala. Atividade em folha: Pedir às crianças que desenhem si próprias e seu melhor amigo. Fazer a tentativa da escrita do nome do amigo.
3º momento: Suco da Amizade
A partir da observação das semelhanças e diferenças da laranja e da cenoura discutir sobre as características de cada fruta e perceber que, assim como as frutas, cada criança é especial a seu modo; independente das diferentes características ou preferências de cada uma, e que todos podemos e devemos ser amigos.
4º momento: Mural coletivo Procurar em revistas gravuras que simbolizam o ato de amizade.
Livro de história; Papel craft; Laranja e cenoura; Revistas
A avaliação será contínua através das atitudes das crianças em sala de aula , no pátio, da escola, antes e depois de cada atividade proposta . No intuíto de observar se os valores propostos e apresentados foram eventualmente assumidos.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/10/2014
Cinco estrelasAchei esse plano de aula excelente, pois dá para trabalhar com diversas possibilidades de aprendizagem de forma prazerosa, pois seu elemento principal se refere ao lúdico, através de uma encantadora história sobre amizade, o que torna o trabalho bem mais interessante, tanto para quem ensina como para quem aprende. Parabéns!
01/10/2013
Cinco estrelasAmei esta aula
18/08/2011
Cinco estrelasMuito bom! Adorei! Parabéns!