Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Música - Matemúsicas - Tempo

 

06/05/2010

Autor y Coautor(es)
LUCIANO CINTRA SILVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esse conjunto de aulas compõe-se de uma série de atividades que tem por objetivo geral trabalhar a percepção rítmica, a leitura e a escrita em música por meio do uso de séries numéricas onde o aluno deverá desenvolver sua percepção auditiva e sua capacidade de codificar o material escrito em sequências numéricas que determinam variações de um determinado parâmetro.

Nessa aula, o aluno deverá desenvolver sua percepção auditiva, codificar pequenos trechos rítmicos em sequências numéricas, como também, de forma análoga, produzir som a partir de uma sequência numérica que determina o tempo  - momento do ataque do som, ou seja, caso tenhamos um compasso quaternário, a série numérica refere-se aos 1º, 2º, 3º ou 4º tempos (pulsos) do compasso no momento da articulação do som.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter noção de pulso (pulsação) e de tempo em música.

Para tanto, recomendamos a aula:

MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602   

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula dividindo os alunos em grupos. Nessa aula o tamanho do grupo não é tão importante, a prioridade é o número de grupos (3), um para cada matriz. Cada matriz corresponde a um naipe de percussão. A proposta inicial a ser passada para os alunos será uma matriz numérica diferente para cada grupo. Os alunos devem decodificar as séries, ler e executar a proposta rítmica. Em seguida, a turma deve realizar a proposta a 3 vozes. A figura 1 mostra as três matrizes propostas, A, B e C, respectivamente.

Figura 1 - Matrizes A, B e C

Para exemplificar, a primeira matriz proposta (letra A) corresponde na notação tradicional à Figura 2 abaixo:

Figura 2

Em seguida, entregue aos alunos um modelo em branco (Figura 3) para que eles decodifiquem as matrizes. Os números 1, 2, 3 e 4 referem-se à contagem de tempos em um compasso quaternário. Eles devem marcar em que tempo (pulso 1, 2, 3 ou 4) é articulado cada som de acordo com cada matriz:

Figura 3

O resultado escrito pelos alunos é uma tabela, numerada em colunas de 1 a 4, que determinam a estrutura do compasso quaternário, ou seja, as colunas descrevem os tempos e as linhas descrevem os compassos. Os ataques são assinalados no tempo e compasso correspondente com um ‘x’. Considerando as matrizes originais A, B e C, o resultado encontrado por eles deve ser correspondente à Figura 4 abaixo:

Figura 4

Finalmente, os alunos devem ler e realizar as suas séries. Primeiramente, um grupo de cada vez, em seguida de dois em dois, e por fim a execução dos oito compassos, a três vozes. A execução sonora pode  ser feita com instrumentos de percussão ou mesmo com sons corporais (palmas, estalos, etc).

Recursos Complementares

Para a coleção 'Matemúsicas', selecionamos três vídeos que relacionam a música à matemática e aos números. Estes vídeos podem ser utilizados antes ou depois das aulas desta coleção, tanto na íntegra ou parcialmente como material complementar e enriquecedor do processo.

  1. A matemática da música http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18319  
  2. Música das esferas [Arte e matemática] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18374   
  3. Matemática na música [Matemática em toda parte] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25342  
Avaliação

O processo todo deve ser avaliado para assegurar que os alunos estejam acompanhando a construção da tabela. Ao final, avalie:

  1. se os alunos construíram a tabela corretamente, considere a existência de notações adicionais;
  2. se houve coerência do material escrito com a realização musical.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.