06/05/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Esse conjunto de aulas compõe-se de uma série de atividades que tem por objetivo geral trabalhar a percepção rítmica, a leitura e a escrita em música por meio do uso de séries numéricas onde o aluno deverá desenvolver sua percepção auditiva e sua capacidade de codificar o material escrito em sequências numéricas que determinam variações de um determinado parâmetro.
Nessa aula, o aluno deverá desenvolver sua percepção auditiva, codificar pequenos trechos rítmicos em sequências numéricas, como também, de forma análoga, produzir som a partir de uma sequência numérica que determina o tempo - momento do ataque do som, ou seja, caso tenhamos um compasso quaternário, a série numérica refere-se aos 1º, 2º, 3º ou 4º tempos (pulsos) do compasso no momento da articulação do som.
O aluno deve ter noção de pulso (pulsação) e de tempo em música.
Para tanto, recomendamos a aula:
MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602
Inicie a aula dividindo os alunos em grupos. Nessa aula o tamanho do grupo não é tão importante, a prioridade é o número de grupos (3), um para cada matriz. Cada matriz corresponde a um naipe de percussão. A proposta inicial a ser passada para os alunos será uma matriz numérica diferente para cada grupo. Os alunos devem decodificar as séries, ler e executar a proposta rítmica. Em seguida, a turma deve realizar a proposta a 3 vozes. A figura 1 mostra as três matrizes propostas, A, B e C, respectivamente.
Figura 1 - Matrizes A, B e C
Para exemplificar, a primeira matriz proposta (letra A) corresponde na notação tradicional à Figura 2 abaixo:
Figura 2
Em seguida, entregue aos alunos um modelo em branco (Figura 3) para que eles decodifiquem as matrizes. Os números 1, 2, 3 e 4 referem-se à contagem de tempos em um compasso quaternário. Eles devem marcar em que tempo (pulso 1, 2, 3 ou 4) é articulado cada som de acordo com cada matriz:
Figura 3
O resultado escrito pelos alunos é uma tabela, numerada em colunas de 1 a 4, que determinam a estrutura do compasso quaternário, ou seja, as colunas descrevem os tempos e as linhas descrevem os compassos. Os ataques são assinalados no tempo e compasso correspondente com um ‘x’. Considerando as matrizes originais A, B e C, o resultado encontrado por eles deve ser correspondente à Figura 4 abaixo:
Figura 4
Finalmente, os alunos devem ler e realizar as suas séries. Primeiramente, um grupo de cada vez, em seguida de dois em dois, e por fim a execução dos oito compassos, a três vozes. A execução sonora pode ser feita com instrumentos de percussão ou mesmo com sons corporais (palmas, estalos, etc).
Para a coleção 'Matemúsicas', selecionamos três vídeos que relacionam a música à matemática e aos números. Estes vídeos podem ser utilizados antes ou depois das aulas desta coleção, tanto na íntegra ou parcialmente como material complementar e enriquecedor do processo.
O processo todo deve ser avaliado para assegurar que os alunos estejam acompanhando a construção da tabela. Ao final, avalie:
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