11/05/2010
Analice Cordeiro dos Santos Victor; Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter vivenciado discussões iniciais sobre castelos. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas apresentadas neste portal, intituladas "Conhecendo o mundo dos castelos através dos contos de fadas”, “Pesquisando diferentes tipos de castelo” e “Os castelos na história”.
1º Momento: Visita a um local com características de castelo.
O professor deve planejar uma aula passeio para visitar um ambiente construído com a mesma estrutura de um castelo. Antes da aula passeio, o professor e as crianças devem organizar os "combinados", como: o horário de saída, o que elas irão fazer durante a aula, o que devem observar e a hora que voltarão à escola..
2º Momento: Chegando ao local combinado, as crianças e o professor sentam na roda e conversam sobre as descobertas em relação às características físicas e o modo de vida nos castelos. O professor orienta a forma de como transitar pelo local da visita. Após essa conversa, as crianças irão explorar os ambientes acompanhadas do professor, observando e discutindo sobre o que se pode observar neste local, como: as características físicas internas e externas do castelo, vestimentas, mobiliário etc.
O professor deve registrar esta atividade com fotos ou vídeo para posteriormente, fazer a retomada da aula passeio com as crianças.
3° Momento: Após retornarem a escola, o professor pode realizar uma roda de conversa para avaliar a visita ao local e os novos conhecimento adquiridos pelas crianças. Em seguida, assume o papel de escriba para registrar o relato da atividade (texto coletivo, destacando o que as crianças mais gostaram e o que observaram durante a aula.
4° Momento: O professor deve solicitar que as crianças registrem com desenho o que elas observaram durante a visita ao castelo..
Após a aula passeio, em sala, o professor deverá avaliar:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!