Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ELABORAÇÃO DE UM TEXTO INSTRUCIONAL A PARTIR DE UMA BRINCADEIRA

 

18/05/2010

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca, Soymara Vieira Emilião e Glória Maria Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

*Realizar a produção de textos com função social definida;

*Fazer a revisão gramatical dos textos de forma contextualizada

*Conhecer e produzir texto segundo a característica do gênero.

*Aprimorar a escrita de textos

Duração das atividades
3 AULAS DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS:         

*Caderno de anotações ou caderno de sala de aula.         

*Material ou sala para passar um vídeo.        

*Folha A4 para ser feita uma cópia do texto criado pelos alunos  

 ESTRATÉGIAS:   

Atividade 1

Professor,  inicie a conversa com a turma perguntando de que eles gostam de brincar.

Depois,  faça uma lista no quadro anotando as brincadeiras que eles forem relatando.

Aproveite enquanto escreve a lista para chamar à atenção dos alunos quanto à escrita das palavras, peça a participação dos alunos para “ajudá-la” a escrever, pedindo que digam as letras utilizadas para a escrita.

Após, leia junto com a turma a lista das brincadeiras.     

Atividade 2

Peça que os alunos registrem, no caderno, esta lista com o título de “Nossas brincadeiras preferidas”.

Atividade 3

Anuncie para os alunos que eles vão assistir a um vídeo em que mostra uma brincadeira muito antiga e que algumas crianças brincam até hoje.       

Organize os alunos de forma que possam assistir ao vídeo indicado abaixo, ou outro que você desejar, que mostrem crianças brincando uma determinada brincadeira.

http://www.youtube.com/watch?v=n6xe9bST_6o&feature=related        No caso desta aula, o vídeo mostra a tradicional brincadeira da galinha choca, que pelo Brasil pode apresentar outros nomes. 

Atividade 4

Após a exibição do vídeo, converse com os alunos sobre o conhecimento deles sobre a brincadeira, se sabem como se brinca, quais as regras, os materiais necessários e qual o espaço adequado.   

Combinadas as regras da brincadeira, e entendido o modo de brincar, o professor convida a turma para a brincadeira.   

Terminada uma rodada da brincadeira, onde todos os alunos tenham participado, encerra-se este momento, convidando a turma a continuar brincando nos momentos livres, como o recreio.   

Atividade 5

Em sala, o professor ouve as impressões dos alunos sobre a brincadeira, permitindo que coloquem quanto à apreciação da brincadeira, se foi divertido, se algo desagradou.   

Neste momento o professor relembra o vídeo, indicando o mesmo como uma forma atual de registro.   

É sugerido então que a turma registre a brincadeira em uma ficha para levar para casa e mostrar a outras crianças da família e da comunidade.   

Chega então o momento em que o professor, como escritor mais experiente, se oferece para ser o escriba da turma. É importante mostrar aos alunos a importância do texto apresentar-se como um manual, para possibilitar aos leitores a compreensão de como se brinca, levando em consideração a possibilidade da pessoa que estiver lendo o texto não conhecer a brincadeira.   

Este é um momento importante, onde o professor pode fazer junto com a turma, reflexões sobre o gênero textual, suas características  e também aspectos normativos da língua.   

Atividade 6

Terminada a escrita coletiva no quadro, cada aluno faz a cópia em uma folha previamente preparada pelo professor, com espaço para a cópia do manual da brincadeira e também um espaço para o aluno fazer uma ilustração que também é uma forma de registro.

Atividade 7     

Uma sugestão para os professores é fazer várias destas aulas de brincadeira e registro e montar um manual de brincadeiras para ser doado para a biblioteca da escola ou da comunidade, podendo-se também utilizar brincadeiras trazidas da própria comunidade.   

     

Recursos Complementares

Para ampliar suas leituras sobre o assunto da aula o professor poderá ler o livro " Contextos de alfabetização inicial" Ana Teberosky

O professor pode obter mais informações sobre brincadeiras populares e ler com os alunos partes do livro: Brinquedos e Brincadeiras, coleção: Artes e Raizes, Autora: Santa Rosa, Nereide Schilaro; Editora Moderna

A sinopse do livro e outras informações no link:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?isbn=8516028291&sid=18714922712424647367686425 

Avaliação

 A avaliação ocorrerá durante toda a aula, observando a participação dos alunos oralmente e a colaboração de cada um nos momentos de escrita do texto da brincadeira.  Quando o professor faz uma sequência destas aulas, começa a observar a ampliação de vocabulário dos alunos e a maior habilidade na construção deste tipo de texto, observando claramente, através da participação, que os objetivos da aula vão sendo conquistados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.