05/05/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
É importante que os alunos saibam identificar artigos e classificá-los. Também deverão ter a noção de particularidade (definido) e de sentido mais amplo (indefinido) que os artigos determinam.
Aula 1
Atividade 1
Para iniciar a aula o professor deverá apresentar aos alunos a seguinte imagem (xerocada, retroprojetor ou datashow)
Em seguida, ele deverá explorar a imagem (atividade oral) e o que ela apresenta. Os alunos poderão se agrupar em duplas para isso. Sugestões de perguntas para exploração da imagem:
Atividade 2
Os alunos deverão, depois da discussão, escrever as respostas no caderno. Feito isso, o professor deverá proceder com a correção das questões. É importante manter um clima de “escuta” na sala para que as eventuais dúvidas possam ser sanadas.
Aula 2
Atividade 1
Para iniciar a aula, o professor deverá relembrar com os alunos o efeito de sentido que o artigo definido “o” atribuiu ao substantivo “cara”. Para isso, poderá exemplificar com:
Em seguida, o professor deverá preparar previamente algumas frases dentro de balões para que os alunos possam fazer uma atividade interativa sobre o uso estilístico do artigo. Para isso, a turma será dividida em grupos. Cada grupo irá escolher um balão numerado que deverá estar fixado no quadro. Dentro deles o professor deverá colocar tiras de papéis, algumas com textos para que os alunos expliquem o efeito do uso do artigo, outras com frases como: “Seu grupo ganhou 1 ponto”, “Ajude o grupo 2 a responder a pergunta deles”. O professor delimitará a quantidade de balões por grupo. Cada resposta correta valerá um ponto. Ao final, vence o grupo que tiver mais pontos.
Sugestões de frases:
Aula 3
Atividade 1
Nesta aula, os alunos deverão pesquisar no site de notícias: www.folhaonline.com.br o uso estilístico do artigo em textos jornalísticos. Nesse momento, é oportuno o professor explicar a opção por não se usar artigos em manchetes de jornal por questão de economia de espaço e generalização. Os alunos deverão anotar os exemplos no caderno e o professor poderá solicitar a alguns alunos que socializem o que foi pesquisado.
http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11878 Texto do professor José Augusto Carvalho (USP) a respeito do uso do artigo
Os alunos serão avaliados de acordo com a boa participação durante as aulas. As atividades escritas são importantes para que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos. É necessário observar se os alunos participam ativamente nas atividades em grupos permitindo a contribuição de todos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!