Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O uso estilístico do artigo

 

05/05/2010

Autor y Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer o valor estilístico do artigo em textos;
  • localizar artigos com valor estilístico em textos jornalísticos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos saibam identificar artigos e classificá-los. Também deverão ter a noção de particularidade (definido) e de sentido mais amplo (indefinido) que os artigos determinam.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 Atividade 1  

 Para iniciar a aula o professor deverá apresentar aos alunos a seguinte imagem (xerocada, retroprojetor ou datashow)  

Em seguida, ele deverá explorar a imagem (atividade oral) e o que ela apresenta. Os alunos poderão se agrupar em duplas para isso. Sugestões de perguntas para exploração da imagem:

  • Esta imagem apresenta a manchete de uma notícia. Qual é o fato noticiado?
  •  Quem são as pessoas envolvidas? Qual é a representatividade delas na sociedade?      
  • Sabendo que o G20 é um grupo de países emergentes que têm foco na agricultura, qual foi a importância desse encontro?
  •  Que expressão Obama usou para se referir a Lula?
  •  Que palavra acompanha o substantivo “cara”?
  •   Morfologicamente, como se classifica essa palavra que acompanha o nome?
  •    Se no lugar de “o cara”, o autor da notícia tivesse optado por escrever “um cara”, o efeito de sentido seria o mesmo?
  •  Além do sentido de particularidade, o que o uso do artigo definido “o” ocasionou à palavra “cara”?

Atividade 2   

Os alunos deverão, depois da discussão, escrever as respostas no caderno. Feito isso, o professor deverá proceder com a correção das questões. É importante manter um clima de “escuta” na sala para que as eventuais dúvidas possam ser sanadas.  

Aula 2

 Atividade 1

  Para iniciar a aula, o professor deverá relembrar com os alunos o efeito de sentido que o artigo definido “o” atribuiu ao substantivo “cara”. Para isso, poderá exemplificar com:    

  • “Splash: a festa” 
  • “Não foi um gol, foi o gol”

Em seguida, o professor deverá preparar previamente algumas frases dentro de balões para que os alunos possam fazer uma atividade interativa sobre o uso estilístico do artigo. Para isso, a turma será dividida em grupos. Cada grupo irá escolher um balão numerado que deverá estar fixado no quadro. Dentro deles o professor deverá colocar tiras de papéis, algumas com textos para que os alunos expliquem o efeito do uso do artigo, outras com frases como: “Seu grupo ganhou 1 ponto”, “Ajude o grupo 2 a responder a pergunta deles”. O professor delimitará a quantidade de balões por grupo. Cada resposta correta valerá um ponto. Ao final, vence o grupo que tiver mais pontos.

Sugestões de frases:  

  •  Explique a diferença de sentido entre as frases: “Camões, grande sonetista português, morreu pobre” /  “Camões, o grande sonetista português, morreu pobre
  • Explique a diferença de sentido entre as frases: “Ele é um engenheiro da empresa”. “Ele é o engenheiro da empresa”.
  •  Explique a diferença de sentido entre as frases: “Foi acusado dO crime”. “Foi acusado de UM crime”.
  •   Explique a diferença de sentido entre as frases: “Alunos que obtiverem nota A, serão dispensados mais cedo”. “Os alunos que obtiverem nota A, serão dispensados mais cedo”.

Aula 3

Atividade 1   

Nesta aula, os alunos deverão pesquisar no site de notícias: www.folhaonline.com.br o uso estilístico do artigo em textos jornalísticos. Nesse momento, é oportuno o professor explicar a opção por não se usar artigos em manchetes de jornal por questão de economia de espaço e generalização. Os alunos deverão anotar os exemplos no caderno e o professor poderá solicitar a alguns alunos que socializem o que foi pesquisado. 

Recursos Complementares

http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11878 Texto do professor José Augusto Carvalho (USP) a respeito do uso do artigo 

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a boa participação durante as aulas. As atividades escritas são importantes para que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos. É necessário observar se os alunos participam ativamente nas atividades em grupos permitindo a contribuição de todos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.