20/05/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Construir noções sobre ética e moral, como valores a serem buscados para se obter uma boa convivência.
Valores Èticos.
1ª atividade
O professor promove uma roda de conversa sobre virtude. Ele deve ler os textos de Rosângela Trajano. Segue o texto.
O homem virtuoso
Todas as manhãs o homem saía cedo de casa com um saco de pães nas costas. Ele dava um pão para cada pobre que encontrava. Quando o homem encontrava um bichinho ferido levava para casa e cuidava dele. Se alguém pedisse para o homem fazer uma coisa má ele dizia que não. Desde criança aprendera a fazer o bem. Todas as noites o homem trazia para casa uma criança que não tinha onde dormir. Como o homem não tinha nome passou a ser chamado de “o homem virtuoso”, de tanto fazer o bem. Ganhou um apelido digno da sua bondade.
fonte: http://www.rosangelatrajano.com.br/
Em seguinda propõe uma reflexão sobre o texto:
1) O que o homem fazia de bom às pessoas?
2) Alguém já lhe pediu para fazer uma coisa errada ou má? O que você fez?
3) O homem recebeu o apelido de virtuoso. O que é uma pessoa virtuosa?
4) O que é virtude? 5) Você se acha virtuoso(a)?
5) Desenhe uma pessoa praticando um gesto virtuoso.
Professor(a) fale do conceito da virtude e cite exemplos de pessoas virtuosas.
2ª atividade
Na roda iniciar uma reflexão sobre o conceito de beleza. Conversar com as crianças para saber o que pensam da beleza, o que é belo para elas. O professor questiona as crianças:
1 – O que é uma pessoa bonita?
2 – Você se acha bonito(a)? Por quê?
3 – O que diferencia você das outras pessoas?
4 – Por que os alunos da professora se achavam bonitos?
5 – Cite 3 coisas que são belas em você.
Após a conversa o Professor(a) fala sobre a beleza. Explica como a beleza está em moda hoje em dia. Diferenciando o conceito de beleza estética e espiritual. Perguntar aos alunos qual a beleza que eles mais apreciam e por quê. Esta conversa deve ser registrada na forma de um painel com as falas das crianças.
Em seguida porpõe que cada criança faça um desenho sobre a beleza.
3ª atividade:
Levar revistas para a sala de aula ou solicitar que as crianças tragam para montar um mural com imagens que eles escolheram que consideram bela. Durante esta atividade pedir que justifique a escolha da figura.
4ª atividade:
Propor uma apreciação estética sobre a pintura de Botticelli " o Nascimento de Vênus". Depois Pedir para os alunos que justifiquem os critérios que usaram para a escolha das imagens consideradas belas.
Consultar o site www.suapesquisa.com/pesquisa/botticelli.htm.
Acesse o site e conheça varias histórias que podem ser contadas como exercício de pensar filosoficamente com as crianças.
http://www.rosangelatrajano.com.br/
Bibliografia recomendada:
LIPMAN, M. A Filosofia vai à escola. S. Paulo. Summus, 1990
MATTHEWS, Gareth B. A Filosofia e a Criança. São Paulo, Martins Fontes,
Verificar através das falas e das produções das crianças como elas conceituam e representam o conceito de virtude e beleza.
Quatro estrelas 2 classificações
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31/08/2011
Três estrelasMuito interessante ,gosto de trabalhos em grupo.Porém seria legal fechar com a criação de um projeto para a escola com um todo , construção de um cartaz com incentivo para o fim de cada bimestre receber um premio assim incentivaria os demais !!!
21/05/2010
Cinco estrelasAchei a aula ótima.Pode ser aplicada até mesmo com jovens e adultos.Visto que em nossa sociedade os jovens e adultos(trabalho na EJA)não se interessam muito com temas filosóficos e o tema, apesar de estar direcionado à crianças,fazendo pequenas adaptções, vem a calhar como incentivo ao ato de pensar(filosofia) dos "grandinhos".Trabalharei essa aula ainda nesse semestre(com grandinhos).Parabéns!