22/02/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Utilizar diferentes significados dando novos sentidos às palavras.
Explicar sentimentos, ideias e seres usando texto e imagem.
Perceber as relações existentes entre o texto e a imagem.
Criar um dicionário poético.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Atividade 1
Apresente para a turma a história “Mania de Explicação” de Adriana Falcão.
Sinopse:
"Solidão é uma ilha com saudade de barco." A frase recheada de poesia é uma das muitas que Adriana Falcão esculpiu com sensibilidade e incluiu em Mania de Explicação. E, de página em página, Adriana vai "explicando" algumas palavras às vezes de difícil compreensão para aqueles que estão começando a entender o mundo. Alguns exemplos: "Angústia é um nó muito apertado bem no meio do seu sossego." ou "Sucesso é quando você faz o que sabe fazer só que todo mundo percebe”. Mania de Explicação encanta o leitor mirim, que se perde, literalmente, por suas páginas, afinal, elas não são numeradas. E, nesse jogo de ir e vir à procura de explicação para alguma palavra, a criança acaba mergulhando ainda mais no espírito do livro, que é o de matar a curiosidade.
Faça uma interpretação oral do livro lido e explore as palavras e os significados dados na história.
Registre essas palavras e seus significados no blocão.
Atividade 2
Divida a turma em grupos. Distribua entre os grupos as palavras anotadas no blocão e proponha que descubram o seu significado no dicionário.
Analise com a turma o significado encontrado no dicionário e compare com a explicação do livro registrada no blocão da atividade 1.
Faça as crianças perceberem a diferença entre o significado do dicionário com a do livro que expressa sentimentos, dando sentido poético para as palavras.
Atividade 3
Faça um levantamento das palavras que as crianças gostariam de explicar o seu significado.
Anote numa tira de papel e coloque numa sacola para que os grupos sorteiem essas palavras.
Proponha que eles expliquem o seu significado usando texto e imagem.
Peça que cada grupo apresente suas palavras, significados e ilustrações para os outros grupos.
Atividade 4
Monte com a turma um dicionário poético. Elabore com as crianças um título para a obra.
O dicionário também poderá ser composto de fotos e desenhos.
Organize um lançamento com uma tarde ou manhã de autógrafos, onde as crianças apresentem a obra e compartilhem as suas descobertas.
Livro: Mania de Explicação - Adriana Falcão
http://www.travessa.com.br/MANIA_DE_EXPLICACAO/artigo/ba0ab1bb-843c-4a73-ad17-0ea272769523
Avalie durante a realização das atividades se as crianças conseguiram compreender as palavras; encontrar os seus significados e construir um dicionário poético.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!