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Áreas equivalentes

 

06/05/2009

Autor e Coautor(es)
Hosana Jéssica Batista
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP SARRION MONSENHOR

Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aplicar os conceitos básicos da composição e decomposição de figuras geométricas planas e reconhecer a equivalência entre as áreas de diferentes figuras geométricas.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas sobre as propriedades elementares de figuras geométricas planas.
Estratégias e recursos da aula

Professor para esta atividade será necessário confeccionar e organizar um conjunto, para cada aluno ou grupo de alunos, composto por uma tesoura, dois quadrados e um triângulo. Essas figuras deverão ser modeladas e recortadas em cartolina ou E.V.A. conforme figura abaixo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1938/imagens/fig1.bmp

Sugerimos que os quadrados sejam de uma cor diferente da cor do triângulo para melhor visualização do aluno e a soma da área dos dois quadrados seja igual à área total do triângulo.
Em sala de aula distribua os conjuntos, compostos pelas figuras geométricas e a tesoura para os alunos, e sugira o seguinte desafio:


“Como podemos recobrir o triângulo azul usando apenas os dois quadrados vermelhos?”


Após dar um tempo para que os alunos reflitam sobre o desafio, permita que eles utilizem a tesoura para recortar os quadrados, caso eles julguem necessário. Recortando um dos quadrados conforme a figura abaixo será possível recobrir a área do triângulo que compõe o conjunto.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1938/imagens/fig2.bmp

Após o corte de um dos quadrados, obtendo dois triângulos isósceles, é possível recobrir o triângulo do conjunto conforme mostra a figura abaixo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1938/imagens/fig3.bmp

Com o término desta atividade organize uma discussão entre os alunos e depois entre estes com o professor sobre o que eles perceberam em relação à área coberta pelos dois quadrados. A finalidade aqui é que os alunos percebam a existência da igualdade entre a área do triângulo e a soma das áreas dos dois quadrados. A mesma atividade poderá ser repetida usando um trapézio e um retângulo de mesma área para que os alunos percebam a equivalência entre a área das duas figuras.

laboratório de Informática:

Encerrado o trabalho na sala de aula, conduza os alunos ao laboratório de informática e peça a eles que organizem grupos para uso dos computadores disponíveis no ambiente, para acesso ao recurso intitulado por: Figuras planas. Para ter acesso ao recurso, o professor deverá acessar o seguinte endereço eletrônico:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9685 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1938/imagens/figurasp.bmp

Tela do recurso digital "Figuras planas"


Este recurso apresenta para os alunos um desafio: recobrir uma figura geométrica plana, previamente selecionada, com algumas peças que compõe um retângulo.
As peças geométricas são articuláveis, permitindo os movimentos de rotação e translação. Além de poderem também ter seus tamanhos modificados para que sejam alojadas dentro da área das figuras geométricas proposta para o desafio. Este animação digital proporciona aos alunos a prática do conceito de equivalência entre áreas previamente discutido em sala de aula.
 

Avaliação
A avaliação poderá partir da participação dos alunos na aula, quanto à discussão do problema proposto e da análise das atividades indicadas na sala de informática. Espera-se que o aluno ao final da atividade seja capaz de perceber a equivalência entre as áreas de figuras geométricas distintas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Deusdete Dias da Silva, Esc.Mul Minervino Damasceno Coelho , Pernambuco - disse:
    deusdetedias@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei ótimo, o aluno percebe a facilidade de entender os nomes da figura quando começa a transformar uma e outra e a diferenciar área, perímetro, onde observamos que eles no início não consegue entender os por quês do metro quadrado e metro cúbico. Com esse tipo aula facilita a aprendizagem e fica mais fácil quando eles estiverem estudando outros conteúdos onde requer conhecimentos adquiridos nesse campo. Por exemplo, cálculos de área, e estudos com triângulos e quadriláteros.


  • Núbia de Souza Leite, EMEF. Manoel Barbosa de Moraes , Pará - disse:
    nubiatuc.sl@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A referida aula pode ser utilizada como dinâmica para a introdução do assunto sobre área e perímetro. Achei maravilhoso o fato do aluno descobrir que com quadrados pode-se cobrir triângulos. Muito criativo. Parabéns!!!


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