06/05/2009
Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Professor para esta atividade será necessário confeccionar e organizar um conjunto, para cada aluno ou grupo de alunos, composto por uma tesoura, dois quadrados e um triângulo. Essas figuras deverão ser modeladas e recortadas em cartolina ou E.V.A. conforme figura abaixo.
Sugerimos que os quadrados sejam de uma cor diferente da cor do triângulo para melhor visualização do aluno e a soma da área dos dois quadrados seja igual à área total do triângulo.
Em sala de aula distribua os conjuntos, compostos pelas figuras geométricas e a tesoura para os alunos, e sugira o seguinte desafio:
“Como podemos recobrir o triângulo azul usando apenas os dois quadrados vermelhos?”
Após dar um tempo para que os alunos reflitam sobre o desafio, permita que eles utilizem a tesoura para recortar os quadrados, caso eles julguem necessário. Recortando um dos quadrados conforme a figura abaixo será possível recobrir a área do triângulo que compõe o conjunto.
Após o corte de um dos quadrados, obtendo dois triângulos isósceles, é possível recobrir o triângulo do conjunto conforme mostra a figura abaixo.
Com o término desta atividade organize uma discussão entre os alunos e depois entre estes com o professor sobre o que eles perceberam em relação à área coberta pelos dois quadrados. A finalidade aqui é que os alunos percebam a existência da igualdade entre a área do triângulo e a soma das áreas dos dois quadrados. A mesma atividade poderá ser repetida usando um trapézio e um retângulo de mesma área para que os alunos percebam a equivalência entre a área das duas figuras.
laboratório de Informática:
Encerrado o trabalho na sala de aula, conduza os alunos ao laboratório de informática e peça a eles que organizem grupos para uso dos computadores disponíveis no ambiente, para acesso ao recurso intitulado por: Figuras planas. Para ter acesso ao recurso, o professor deverá acessar o seguinte endereço eletrônico:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9685
Tela do recurso digital "Figuras planas"
Este recurso apresenta para os alunos um desafio: recobrir uma figura geométrica plana, previamente selecionada, com algumas peças que compõe um retângulo.
As peças geométricas são articuláveis, permitindo os movimentos de rotação e translação. Além de poderem também ter seus tamanhos modificados para que sejam alojadas dentro da área das figuras geométricas proposta para o desafio. Este animação digital proporciona aos alunos a prática do conceito de equivalência entre áreas previamente discutido em sala de aula.
Quatro estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Quatro estrelasAchei ótimo, o aluno percebe a facilidade de entender os nomes da figura quando começa a transformar uma e outra e a diferenciar área, perímetro, onde observamos que eles no início não consegue entender os por quês do metro quadrado e metro cúbico. Com esse tipo aula facilita a aprendizagem e fica mais fácil quando eles estiverem estudando outros conteúdos onde requer conhecimentos adquiridos nesse campo. Por exemplo, cálculos de área, e estudos com triângulos e quadriláteros.
24/03/2010
Cinco estrelasA referida aula pode ser utilizada como dinâmica para a introdução do assunto sobre área e perímetro. Achei maravilhoso o fato do aluno descobrir que com quadrados pode-se cobrir triângulos. Muito criativo. Parabéns!!!