26/05/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Analisar os diferentes tipos de poemas.
Desenvolver a leitura de poesias diversas.
Trabalhar a interpretação dos poemas e seus elementos como versos, estrofes, rima e ritmo.
É importante que o aluno tenha conhecimento do gênero textual poesia, mesmo que em forma de cantigas.
1. Conversar com os alunos sobre os seus conhecimentos a respeito do gênero poesia.
2. Perguntar se conhecem alguma poesia e solicitar que falem, caso lembrem.
3. A seguir, apresentar as poesias abaixo e pedir que as leiam silenciosamente.
Texto 1.
As meninas
Arabela
abria a janela.
Carolina
abria a cortina.
E Maria
olhava e sorria:
"Bom dia!"
Arabela
foi sempre a mais bela.
Carolina
a mais sábia menina.
E Maria
Apenas sorria:
"Bom dia!"
Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
outra que se chamou Carolina.
Mas a nossa profunda saudade
é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
"Bom dia!"
Cecília Meireles. Ou isto ou aquilo.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
Texto 2
Jeitos diferentes de ser
Um dia eu estava na escola
e todos no recreio brincavam.
Alguns apontaram pra mim
E riam enquanto falavam.
Perguntei o que estava acontecendo,
disseram que me achavam engraçada.
Mas eu disse: - Não estou entendendo!
Responderam: - Sua cara é toda pintada...
(...)
Naquela noite dormi muito triste,
me sentindo rejeitada;
e sonhei com um lugar distante.
Talvez lá eu fosse amada.
Com galhos longos e lindos
uma árvore me segurava.
Seu tronco era grosso e marrom;
suas folhas, o vento balançava.
Ela disse: Olhe que linda floresta!
Aqui somos todos unidos:
bichos, plantas e lagos,
grandes, pequenos e coloridos.
(...)
Tudo tem o seu próprio lugar.
Todos têm uma utilidade.
Rodos aqui se respeitam
e assim existe a amizade.
Quando acordei, percebi:
que bobagem querer ser igual!
Com a natureza aprendi
foi um sonho superlegal.
Telma Coslovsky. A menina, o sonho e as diferenças.
Rio de Janeiro: Imago, 1995.
2. Em seguida, dividir a turma em dois grupos.
3. Cada grupo irá fazer a leitura de um poema. Cada aluno do grupo vai ler uma estrofe, procurando dar entonação correta para a voz. Se quiser, poderá inventar gestos para acompanhar a leitura.
4. A seguir, realizar as seguintes atividades sobre o texto 1 e 2.
a) O que você sentiu ao ler os poemas?
O poema 1 apresenta três meninas.
b) Qual a diferença que existe entre elas?
c) Por que você acha que Maria apenas sorria e dizia "Bom Dia!"?
d) No poema a autora sente mais saudade da menina Maria? Por quê?
e) No poema 2 por que a menina foi dormir triste?
f) Qual o grande sonho da menina?
g) Você acha que ela conseguirá realizar esse sonho?
h) O que ela aprendeu com o sonho daquela noite?
i) Depois da lição que aprendeu com a natureza, como você imagina que ela vai se comportar diante de seus colegas? Por quê?
j) O que você achou do comportamento dos colegas da personagem?
k) Se essa história, ocorrida na escola, acontecesse com você, como você reagiria?
6. Os dois textos apresentados são poesias (poemas). Você já aprendeu que este tipo de texto possui algumas características próprias. Vamos relembrá-las.
*Poema ou poesia: é um texto estruturado em versos.
*Verso: é o nome que se dá a cada linha de um poema.
*Estrofe: é um conjunto de versos separado por um espaço em branco.
*Rima: é a coincidência de sons no final das palavras.
Apesar de possuírem as mesmas características, podemos observar que cada um dos textos apresentam formas diferentes
7. Com base no que você aprendeu e nos textos lidos, faça as seguintes atividades:
a) Por que chamamos os textos lidos de poemas?
b) Dê exemplos de rimas presentes e explique para que elas servem.
No texto 1:
No texto 2:
c) Quem é a autora do texto As meninas?
d) E do texto Jeitos diferentes de ser?
e) Quantas estrofes existem em cada poema?
f) Quantos versos existem em cada estrofe do poema As meninas? E em cada estrofe do poema Jeitos diferentes de ser?
g) Quais são as semelhanças e as diferenças que você observou entre os dois poemas?
h) Se você acrescentar mais palavras em apenas um dos versos do texto 1, o que acontecerá com o ritmo do poema?
8. Após a realização das atividades propostas, os alunos poderão realizar a dramatização dos poemas, conforme exemplo sugerido nos recursos complementares.
Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:
- analisaram os diferentes tipos de poemas;
- desenvolveram a leitura de poesias diversas;
- trabalharam a interpretação dos poemas e seus elementos como versos, estrofes, rima e ritmo.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/09/2010
Cinco estrelasO texto 1,a pessoa que fez é muito inteligente.
20/09/2010
Quatro estrelasOi Ana Beatriz, gostei de sua aula, vou selecionar algumas partes para trabalhar com meus alunos do 4 ano.
15/08/2010
Cinco estrelasgostei muito...bem objetiva e explicativa ao mesmo tempo. parabéns