29/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
A energia é uma grandeza. E sabemos que as grandezas sempre se conservam. A energia pode ser armazenada e transformada em outras formas.
Na compressão de uma mola, temos um exemplo clássico de transformação de energia, pois ao comprimir uma mola estamos transformando a energia química armazenada em nosso corpo em movimento (energia cinética), que é transformada em energia potencial elástica na mola e depois, quando a mola se expande transformada novamente em energia cinética (movimento).
Vamos ver uma aplicação que utiliza o conceito de força elástica, energia potencial gravitacional e energia cinética, bem como, princípio de conservação da energia mecânica e determinação da energia potencial elástica de uma mola.
.
Oriente aos alunos antes de se encaminharem ao laboratório de informática, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso bem como os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?
Solicite que realizem as atividades propostas no seguinte recurso:
Primeiramente os alunos em duplas observam uma cena de um salto real de "Bungee Jump".
Depois, calculam o comprimento exato de um elástico necessário para realizar com precisão o salto. Para isso, deverão determinar:
.
Na sala de aula, proponha a seguinte atividade para ser realizada nos grupos:
Materiais
Montagem
.
Quais as conseqüências de cada um dos resultados da atividade anterior se :
.
Atividades realizadas com base nas do Portal de Ensino de Ciências, disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=pmd&cod=_pmd2005_0402 e na Fábrica Virtual - Design Pedagógico - Energia, disponível em: http://www-usr.inf.ufsm.br/~rose/curso3/cofre/exemplos/fis_design_ex4.pdf
Nome | Tipo |
---|---|
Um salto radical | Animação/simulação |
- Aula: Salto de Salto de Bungee Jump. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=411
- Aula: Cinemática dos saltos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=377Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!