Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo outros insetos que visitam as flores

 

17/02/2011

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer insetos como formiga, borboleta, vespa, mariposa;
  • destacar os aspectos que os fazem ser um inseto e os que os diferenciam entre si;
  • observar os insetos que visitam as flores durante um passeio pelo parque e jardim da escola.
Duração das atividades
A aula será dividida em quatro momentos com duração de 15 a 20 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula as crianças já devem saber que a abelha é um inseto, para conhecer outros insetos.

Estratégias e recursos da aula

 ATIVIDADE: Insetos que visitam flores

1º Momento: O professor deverá trazer para sala imagens de diferentes insetos. A partir da leitura das imagens, o professor deverá realizar questionamentos como:

  • Vocês sabem que bichos são esses?
  • Onde eles vivem?
  • O que eles fazem?
  •  Eles são iguais? O que existe de semelhante e diferente entre eles?

 

Esse momento de observação é importante para as crianças, pois possibilita a elaboração e construção de hipóteses a partir da leitura de imagens acerca do que se assemelha e o que diferencia um inseto do outro.

Nesse momento, o professor registra as observações das crianças anotando todas as hipóteses apresentadas por elas para serem utilizadas e confrontadas ao final do estudo.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-insecta/imagens/inseto-9.jpg

 2º Momento:   Conversando sobre as características dos insetos

Com o objetivo de incentivar a pesquisa, o professor poderá montar um painel junto com as crianças, destacando as características necessárias para identificar os insetos. O painel será montado a partir de pesquisas realizadas através das leituras de livros e da internet pelo professor junto com as crianças. Após as pesquisas realizadas, o professor assume o papel de escriba para a montagem do painel enquanto as crianças têm o papel de ditar  as características dos insetos encontradas.

 

3º Momento: Observando flores no jardim e/ou parque

O professor deve planejar uma aula passeio para visitar um ambiente em que possam ser observadas flores e os insetos que as visitam. Antes da aula passeio, o professor e as crianças devem organizar os "combinados", como: o que elas irão fazer durante a aula e o que devem observar.

As imagens abaixo ilustram alguns insetos que as crianças poderão encontrar durante a aula passeio.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/imagem/casa/interna-slideshow/jardim-borboletas-flores.jpg

Fonte: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_281/12138785716jfgy3.jpg

4º Momento:   Numa conversa na roda o professor deve retomar com as crianças o que foi observado no jardim e/ou parque para relembrar o que viram, como também retomar as primeias questões feitas as crianças, e construir um texto coletivo. Nesse momento o professor deve:

• Incentivar e coordenar as falas das crianças;

• Registrar a fala das crianças

O professor deve solicitar que as crianças registrem através do desenho o que elas observaram durante a aula passeio

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • destacam semelhanças e diferenças entre a abelha e outros insetos a partir do que foi observado;
  • representaram o seu conhecimento por meio do desenho e da escrita.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.