17/02/2011
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Para realização desta aula as crianças já devem saber que a abelha é um inseto, para conhecer outros insetos.
ATIVIDADE: Insetos que visitam flores
1º Momento: O professor deverá trazer para sala imagens de diferentes insetos. A partir da leitura das imagens, o professor deverá realizar questionamentos como:
Esse momento de observação é importante para as crianças, pois possibilita a elaboração e construção de hipóteses a partir da leitura de imagens acerca do que se assemelha e o que diferencia um inseto do outro.
Nesse momento, o professor registra as observações das crianças anotando todas as hipóteses apresentadas por elas para serem utilizadas e confrontadas ao final do estudo.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-insecta/imagens/inseto-9.jpg
2º Momento: Conversando sobre as características dos insetos
Com o objetivo de incentivar a pesquisa, o professor poderá montar um painel junto com as crianças, destacando as características necessárias para identificar os insetos. O painel será montado a partir de pesquisas realizadas através das leituras de livros e da internet pelo professor junto com as crianças. Após as pesquisas realizadas, o professor assume o papel de escriba para a montagem do painel enquanto as crianças têm o papel de ditar as características dos insetos encontradas.
3º Momento: Observando flores no jardim e/ou parque
O professor deve planejar uma aula passeio para visitar um ambiente em que possam ser observadas flores e os insetos que as visitam. Antes da aula passeio, o professor e as crianças devem organizar os "combinados", como: o que elas irão fazer durante a aula e o que devem observar.
As imagens abaixo ilustram alguns insetos que as crianças poderão encontrar durante a aula passeio.
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/imagem/casa/interna-slideshow/jardim-borboletas-flores.jpg
Fonte: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_281/12138785716jfgy3.jpg
4º Momento: Numa conversa na roda o professor deve retomar com as crianças o que foi observado no jardim e/ou parque para relembrar o que viram, como também retomar as primeias questões feitas as crianças, e construir um texto coletivo. Nesse momento o professor deve:
• Incentivar e coordenar as falas das crianças;
• Registrar a fala das crianças
O professor deve solicitar que as crianças registrem através do desenho o que elas observaram durante a aula passeio
Para saber mais sobre os insetos:
Avaliar se as crianças:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/07/2013
Cinco estrelasAmei!!