Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Seções e cortes no Desenho Técnico

 

15/03/2011

Autor e Coautor(es)
MARCELO DA SILVA BUENO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar o conceito de corte ou seção no desenho técnico, relacionando-o ao conceito de seção plana da geometria descritiva.

Identificar aplicações práticas para as vistas em corte.

Executar a representação gráfica de vistas em corte.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão, preferencialmente, estar familiarizados com a representação de objetos por meio de suas vistas ortográficas. O domínio de conceitos básicos de geometria descritiva - representação em épura e métodos descritivos, principalmente - contribuiria de modo significativo para a qualidade das análises realizadas na aula.

Estratégias e recursos da aula

Antes da aula

Na aula que anteceder àquela em que será trabalhada a proposta ora apresentada, o professor deverá  dividir a turma em grupos de até cinco alunos e solicitar que cada grupo providencie os seguintes itens para a aula seguinte:

- uma faca plástica de serra ( descartável, do tipo utilizado em festas infantis)

- duas unidades de um mesmo tipo de fruto macio, preferencialmente os que possuam corpo alongado, estriado ou cônico e/ou sementes/caroços de fácil visualização. Exemplos: mamão, abacate, carambola, pera.

Esse material será utilizado pelos grupos para realizar uma atividade prática e, ao final da aula, poderá proporcionar à turma um saudável lanche coletivo, cujos detalhes deverão ser previamente combinados entre o professor e os alunos. 

Iniciando a aula

No  desenho técnico, são chamadas vistas em corte aquelas obtidas por meio de uma seção (corte) produzida em um determinado objeto. Esse recurso é utilizado para evidenciar partes internas do objeto - ocultas pelas superfícies que o limitam - ou elemetos situados em sua face que encontra-se oposta à que o observador percebe em primeiro plano.

As aplicações dadas às seções são inúmeras, beneficiando diversas áreas como, por exemplo, as de educação e ensino , medicina, ciências  e produção industrial.

Atividade 1

Ao iniciar a aula, o professor deverá solicitar aos alunos que identifiquem exemplos de aplicações práticas, por eles conhecidas ou supostas possíveis, para as vistas em corte. Os alunos deverão justificar - com suas próprias palavras - os exemplos mencionados. Algumas das imagens abaixo, incluídas na proposta de aula a título de material de apoio, certamente corresponderão a aplicações citadas: 

 

 

http://www.prof2000.pt/users/cristianoc/coracaolegenda.gif 

 

http://www.rau-tu.unicamp.br/~luharris/DTarq/DTarq_M1.htm 

http://www.rbccv.org.br/imagensRBCCV/v24n2a26-fig02.gif 

 

http://www.abcancer.org.br/portal/images/conteudo/tipos_cancer/ressonancia2.jpg 

Uma vez analisados os exemplos dados pelos alunos e/ou os apresentados pelo professor, este deverá introduzir a parte prática da aula.

Atividade 2

Reunidos nos grupos previamente organizados, os alunos deverão fazer esboços representando a fruta por duas de suas vistas - frontal e superior, por exemplo - e, em seguida, deverão executar a seção das frutas, utilizando as faquinhas plásticas. Cada fruta deverá ser cortada em um sentido, conforme a ilustração disponível em http://www.4shared.com/photo/boLNCmS_/abacate_vistas_em_corte.html
 

Após cortar as frutas, um novo esboço das vistas deverá ser executado, mostrando os detalhes revelados pelo corte.

Uma vez que todos os grupos tenham concluído essa etapa, o professor deverá organizá-los para que apresentem seus resultados à turma. Para isso, a reprodução no quadro de giz, pelos próprios alunos, do segundo esboço realizado por cada grupo, constribuiria bastante para enriquecer a atividade. Recomendamos ao professor que faça essa sugestão mas não a imponha aos alunos - caberá ao docente, se for o caso, argumentar no sentido de mostrar que o procedimento sugerido pode tornar a exposição do grupo mais clara e mais interessante.

Encerrada a atividade anterior, o docente deverá analisar com a turma os procedimentos gráficos para a obtenção de uma vista em corte, buscando sempre remeter-se aos procedimentos realizados na atividade prática e chamando a atenção dos alunos para alguns tópicos muito importantes:

- A execução do corte só é necessária quando existem elementos ocultos nas vistas principais.

-  A variedade de tipos de linhas utilizadas está relacionada às funções que cada uma exerce no desenho e à situação espacial dos elementos por elas representados. Linhas tracejadas indicam elementos ou partes ocultas por alguma das superfícies que limitam o objeto, enquanto a linhas com traço e ponto indicam eixos. A linha de corte - isto é, aquela que representa o plano secante - possui, nas suas extremidades, setas que indicam o sentido de leitura do corte.

Para essa etapa da aula, sugerimos, como material de apoio, as pranchas abaixo:

 

http://www.ufrgs.br/destec/DESTEC-LIVRO/img/5fig2.jpg

 

http://www.4shared.com/document/ly2VnVgV/pea_vista_em_corte.html

Atividade 3

O professor deverá propor à turma exercícios onde os alunos obtenham as vistas em corte, por meio dos procedimentos gráficos analisados anteriormente. Nesse sentido, sugerimos a utilização de peças simples para a execução das seções.

Recursos Complementares

Os endereços abaixo disponibilizam material para aprofundamento sobre a parte teórica do conteúdo e possuem algumas sugestões de atividades:

http://www.ceunes.ufes.br/downloads/2/giselechaves-AULA%205.pdf

http://www.ufrgs.br/destec/destec-livro/paginas/5.htm

http://www-usr.inf.ufsm.br/~rose/curso3/cofre/exemplos/mat_roteiro_ex1.pdf 

Avaliação

A avaliação deverá ser feita a partir dos exemplos citados pelos alunos na etapa inicial da aula, da facilidade e interesse demonstrados na execução das atividades e exercícios propostos e, finalmente, das intervenções feitas pela turma  - perguntas, observações, sugestões - na etapa de análise dos procedimentos gráficos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.