15/03/2011
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Analisar o conceito de corte ou seção no desenho técnico, relacionando-o ao conceito de seção plana da geometria descritiva.
Identificar aplicações práticas para as vistas em corte.
Executar a representação gráfica de vistas em corte.
Os alunos deverão, preferencialmente, estar familiarizados com a representação de objetos por meio de suas vistas ortográficas. O domínio de conceitos básicos de geometria descritiva - representação em épura e métodos descritivos, principalmente - contribuiria de modo significativo para a qualidade das análises realizadas na aula.
Antes da aula
Na aula que anteceder àquela em que será trabalhada a proposta ora apresentada, o professor deverá dividir a turma em grupos de até cinco alunos e solicitar que cada grupo providencie os seguintes itens para a aula seguinte:
- uma faca plástica de serra ( descartável, do tipo utilizado em festas infantis)
- duas unidades de um mesmo tipo de fruto macio, preferencialmente os que possuam corpo alongado, estriado ou cônico e/ou sementes/caroços de fácil visualização. Exemplos: mamão, abacate, carambola, pera.
Esse material será utilizado pelos grupos para realizar uma atividade prática e, ao final da aula, poderá proporcionar à turma um saudável lanche coletivo, cujos detalhes deverão ser previamente combinados entre o professor e os alunos.
Iniciando a aula
No desenho técnico, são chamadas vistas em corte aquelas obtidas por meio de uma seção (corte) produzida em um determinado objeto. Esse recurso é utilizado para evidenciar partes internas do objeto - ocultas pelas superfícies que o limitam - ou elemetos situados em sua face que encontra-se oposta à que o observador percebe em primeiro plano.
As aplicações dadas às seções são inúmeras, beneficiando diversas áreas como, por exemplo, as de educação e ensino , medicina, ciências e produção industrial.
Atividade 1
Ao iniciar a aula, o professor deverá solicitar aos alunos que identifiquem exemplos de aplicações práticas, por eles conhecidas ou supostas possíveis, para as vistas em corte. Os alunos deverão justificar - com suas próprias palavras - os exemplos mencionados. Algumas das imagens abaixo, incluídas na proposta de aula a título de material de apoio, certamente corresponderão a aplicações citadas:
http://www.prof2000.pt/users/cristianoc/coracaolegenda.gif
http://www.rau-tu.unicamp.br/~luharris/DTarq/DTarq_M1.htm
http://www.rbccv.org.br/imagensRBCCV/v24n2a26-fig02.gif
http://www.abcancer.org.br/portal/images/conteudo/tipos_cancer/ressonancia2.jpg
Uma vez analisados os exemplos dados pelos alunos e/ou os apresentados pelo professor, este deverá introduzir a parte prática da aula.
Atividade 2
Reunidos nos grupos previamente organizados, os alunos deverão fazer esboços representando a fruta por duas de suas vistas - frontal e superior, por exemplo - e, em seguida, deverão executar a seção das frutas, utilizando as faquinhas plásticas. Cada fruta deverá ser cortada em um sentido, conforme a ilustração disponível em http://www.4shared.com/photo/boLNCmS_/abacate_vistas_em_corte.html
Após cortar as frutas, um novo esboço das vistas deverá ser executado, mostrando os detalhes revelados pelo corte.
Uma vez que todos os grupos tenham concluído essa etapa, o professor deverá organizá-los para que apresentem seus resultados à turma. Para isso, a reprodução no quadro de giz, pelos próprios alunos, do segundo esboço realizado por cada grupo, constribuiria bastante para enriquecer a atividade. Recomendamos ao professor que faça essa sugestão mas não a imponha aos alunos - caberá ao docente, se for o caso, argumentar no sentido de mostrar que o procedimento sugerido pode tornar a exposição do grupo mais clara e mais interessante.
Encerrada a atividade anterior, o docente deverá analisar com a turma os procedimentos gráficos para a obtenção de uma vista em corte, buscando sempre remeter-se aos procedimentos realizados na atividade prática e chamando a atenção dos alunos para alguns tópicos muito importantes:
- A execução do corte só é necessária quando existem elementos ocultos nas vistas principais.
- A variedade de tipos de linhas utilizadas está relacionada às funções que cada uma exerce no desenho e à situação espacial dos elementos por elas representados. Linhas tracejadas indicam elementos ou partes ocultas por alguma das superfícies que limitam o objeto, enquanto a linhas com traço e ponto indicam eixos. A linha de corte - isto é, aquela que representa o plano secante - possui, nas suas extremidades, setas que indicam o sentido de leitura do corte.
Para essa etapa da aula, sugerimos, como material de apoio, as pranchas abaixo:
http://www.ufrgs.br/destec/DESTEC-LIVRO/img/5fig2.jpg
http://www.4shared.com/document/ly2VnVgV/pea_vista_em_corte.html
Atividade 3
O professor deverá propor à turma exercícios onde os alunos obtenham as vistas em corte, por meio dos procedimentos gráficos analisados anteriormente. Nesse sentido, sugerimos a utilização de peças simples para a execução das seções.
Os endereços abaixo disponibilizam material para aprofundamento sobre a parte teórica do conteúdo e possuem algumas sugestões de atividades:
http://www.ceunes.ufes.br/downloads/2/giselechaves-AULA%205.pdf
http://www.ufrgs.br/destec/destec-livro/paginas/5.htm
http://www-usr.inf.ufsm.br/~rose/curso3/cofre/exemplos/mat_roteiro_ex1.pdf
A avaliação deverá ser feita a partir dos exemplos citados pelos alunos na etapa inicial da aula, da facilidade e interesse demonstrados na execução das atividades e exercícios propostos e, finalmente, das intervenções feitas pela turma - perguntas, observações, sugestões - na etapa de análise dos procedimentos gráficos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/02/2012
Cinco estrelasMuito interssante.....................