Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O uso do parágrafo e do travessão nos discursos diretos

 

02/08/2010

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

        Objetivos:

 ·        Aprender as convenções da língua escrita para aumento da competência do aluno enquanto escritor e leitor.                   

 ·        Identificar as falas nos textos escritos, a partir da observação do uso do parágrafo e do travessão.

 ·        Escrever narrativas, usando parágrafos e travessões nas falas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

     1ª etapa

     Ouvindo história

a) A professora contará às crianças uma bonita história:     

            

     

     Autora: Josina Augusta Tavares Teixeira

        2ª etapa

    

 a)    A professora proporá às crianças que apresentem a história em forma de teatro. Ela escolherá crianças para representarem os diferentes papéis:

·        dois narradores para contarem a história, uma vez que o texto é muito grande

·        um sapo

·        um galo

 ·       uma vaca

 ·       uma porca          

       Ela também providenciará máscaras (opcional) e improvisará quatro microfones ( de garrafas pet, por exemplo,) para as personagens. 

b)   A professora explicará que os narradores não usarão microfones, somente as personagens ao dizerem suas falas.

c)    Os atores se apresentarão no palco ou à frente da classe.

        3ª etapa

        Lendo uma história

       A professora distribuirá o texto escrito para as crianças e elas farão uma leitura silenciosa.

 a)    Depois, a professora lhes perguntará o que foi que as personagens usaram para falar no teatrinho.(microfones)

 b)    Então, a professora dirá às crianças que nos textos escritos também nós temos sinais que indicam as falas e perguntará quem sabe quais são eles.

 c)    A professora introduzirá a noção de parágrafo e travessão, convencionalmente usados para registrarmos as falas.

 d)    A professora irá conduzindo a observação dos alunos para os parágrafos e travessões e eles descobrirão a quem pertence cada fala.

       4ª etapa

       Descobrindo e escrevendo falas

a)    A professora solicitará aos alunos que pintem de verde a fala do Croc, de amarelo a fala do Galo, de verde a da Vaca e de cor-de-rosa a fala da Porca.

 b)    A professora distribuirá aos alunos uma cartela com as gravuras do sapo, galo, vaca e porca. Os alunos recortarão e colarão as gravuras no caderno, escrevendo debaixo de cada uma a sua fala, usando parágrafos e travessões para iniciá-las.         

  

       5ª etapa

       Reconhecendo falas de diferentes personagens

 a) A professora distribuirá aos alunos uma cartela de bichinhos e outra com tiras contendo falas dos animais.

                  

b) Faça o que se pede:

   ▪ Recorte cada figura de animal e cole-a em seu caderno.

   ▪ Recorte as tirinhas com as falas das personagens.

   ▪ Cole as falas adequadas para cada animal.

   ▪ Copie as falas com letra cursiva. Não se esqueça dos parágrafos e travessões.                

      6ª etapa

      Escrevendo diálogos

 a)    A professora distribuirá para os alunos figuras com pares de crianças e pedirá:

        __Cole cada par de crianças e invente um diálogo entre elas! Vamos fazer o primeiro juntos:

        Pedro perguntou a Joana:

        __ Você já fez o trabalho de Ciências?

        Joana respondeu:

        __ Ainda não! Meu computador resolver pifar justo no final de semana, quando eu ia terminá-lo!

b)  A professora escreverá o diálogo no quadro-negro e analisará, juntamente com os alunos, o uso de parágrafos nas partes do narrador e do uso dos parágrafos e travessões nas falas dos personagens, destacando-os com giz colorido.

c) Agora, os alunos criarão seus próprios diálogos que, depois de corrigidos pela professora, serão lidos para toda a turma e expostos no mural, para valorização dos trabalhos.

Recursos Complementares

         Bibliografia

  • Aprendendo a escrever: Ana Teberosky     
  • Parâmetros Curriculares Nacionais
  • Por trás das letras: Telma Weisz
Avaliação

     Durante as atividades, a professora orientará seus alunos, esclarecendo suas dúvidas. Ela fará uma observação processual e verificará se eles:

     *  aprenderam a identificar as falas dos personagens, através da observação dos parágrafos e travessões nos textos;

     * estão usando parágrafos e travessões para os personagens de suas narrativas:

     * fazem uma leitura compreensiva das histórias;

     * realizam suas atividades de maneira prazerosa.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Enir Vichete, Escola Pública , Rio de Janeiro - disse:
    wellenirpetropolis@hotmail.com

    15/08/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns! A aula está muito bem elaborada e criativa.


  • Gênesy Dias, EE Monsenhor Emílio José Salim , São Paulo - disse:
    genessydias@hotmail.com

    27/02/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns!!! Gostei muito. Vou trabalhar com eles ainda essa semana. Tenho certeza que aprenderão se divertindo, pela riqueza dos detalhes.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.