02/08/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Objetivos:
· Aprender as convenções da língua escrita para aumento da competência do aluno enquanto escritor e leitor.
· Identificar as falas nos textos escritos, a partir da observação do uso do parágrafo e do travessão.
· Escrever narrativas, usando parágrafos e travessões nas falas.
O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
1ª etapa
Ouvindo história
a) A professora contará às crianças uma bonita história:
Autora: Josina Augusta Tavares Teixeira
2ª etapa
a) A professora proporá às crianças que apresentem a história em forma de teatro. Ela escolherá crianças para representarem os diferentes papéis:
· dois narradores para contarem a história, uma vez que o texto é muito grande
· um sapo
· um galo
· uma vaca
· uma porca
Ela também providenciará máscaras (opcional) e improvisará quatro microfones ( de garrafas pet, por exemplo,) para as personagens.
b) A professora explicará que os narradores não usarão microfones, somente as personagens ao dizerem suas falas.
c) Os atores se apresentarão no palco ou à frente da classe.
3ª etapa
Lendo uma história
A professora distribuirá o texto escrito para as crianças e elas farão uma leitura silenciosa.
a) Depois, a professora lhes perguntará o que foi que as personagens usaram para falar no teatrinho.(microfones)
b) Então, a professora dirá às crianças que nos textos escritos também nós temos sinais que indicam as falas e perguntará quem sabe quais são eles.
c) A professora introduzirá a noção de parágrafo e travessão, convencionalmente usados para registrarmos as falas.
d) A professora irá conduzindo a observação dos alunos para os parágrafos e travessões e eles descobrirão a quem pertence cada fala.
4ª etapa
Descobrindo e escrevendo falas
a) A professora solicitará aos alunos que pintem de verde a fala do Croc, de amarelo a fala do Galo, de verde a da Vaca e de cor-de-rosa a fala da Porca.
b) A professora distribuirá aos alunos uma cartela com as gravuras do sapo, galo, vaca e porca. Os alunos recortarão e colarão as gravuras no caderno, escrevendo debaixo de cada uma a sua fala, usando parágrafos e travessões para iniciá-las.
5ª etapa
Reconhecendo falas de diferentes personagens
a) A professora distribuirá aos alunos uma cartela de bichinhos e outra com tiras contendo falas dos animais.
b) Faça o que se pede:
▪ Recorte cada figura de animal e cole-a em seu caderno.
▪ Recorte as tirinhas com as falas das personagens.
▪ Cole as falas adequadas para cada animal.
▪ Copie as falas com letra cursiva. Não se esqueça dos parágrafos e travessões.
6ª etapa
Escrevendo diálogos
a) A professora distribuirá para os alunos figuras com pares de crianças e pedirá:
__Cole cada par de crianças e invente um diálogo entre elas! Vamos fazer o primeiro juntos:
Pedro perguntou a Joana:
__ Você já fez o trabalho de Ciências?
Joana respondeu:
__ Ainda não! Meu computador resolver pifar justo no final de semana, quando eu ia terminá-lo!
b) A professora escreverá o diálogo no quadro-negro e analisará, juntamente com os alunos, o uso de parágrafos nas partes do narrador e do uso dos parágrafos e travessões nas falas dos personagens, destacando-os com giz colorido.
c) Agora, os alunos criarão seus próprios diálogos que, depois de corrigidos pela professora, serão lidos para toda a turma e expostos no mural, para valorização dos trabalhos.
Bibliografia
Durante as atividades, a professora orientará seus alunos, esclarecendo suas dúvidas. Ela fará uma observação processual e verificará se eles:
* aprenderam a identificar as falas dos personagens, através da observação dos parágrafos e travessões nos textos;
* estão usando parágrafos e travessões para os personagens de suas narrativas:
* fazem uma leitura compreensiva das histórias;
* realizam suas atividades de maneira prazerosa.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/08/2013
Cinco estrelasParabéns! A aula está muito bem elaborada e criativa.
27/02/2011
Cinco estrelasParabéns!!! Gostei muito. Vou trabalhar com eles ainda essa semana. Tenho certeza que aprenderão se divertindo, pela riqueza dos detalhes.