Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Notação Científica

 

23/06/2009

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar diferentes unidades de medidas utilizadas para representar as dimensões de um objeto.
- Conhecer e utilizar a notação científica de valores muito grandes e/ou pequenos.
Duração das atividades
De 1 a 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Dimensões e escalas.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1945/imagens/bau_historias.gif

Na obra "O contador de areia", no séc. III a.C, de Arquimedes, temos o primeiro registro da tentativaa de representar números demasiadamente extensos. Arquimedes, desenvolveu um método de representação numérica para estimar o número de grãos de areia do universo, chegando a 1 x 1063 grãos.

Por meio da notação científica que foi concebido o modelo de representação de números reais através de ponto flutuante - um formato de representação digital de números reais, proposta independente de Leonardo Torres y Quevedo (1914), Konrad Zuse (1936) e George Robert Stibitz (1939). A notação científica se apóia nas propriedades da potenciação, em potências de base 10. Veja no quadro a seguir:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1945/imagens/prefixos_sistema_internacional.jpg

Imagem disponível em: http://lh3.ggpht.com/_aTH7N3_trjA/SablpbgD3bI/AAAAAAAAAqk/hJpyRUO6ZCE/prefixos_sistema_internacional.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1945/imagens/atividade.png

 O que é infinitamente grande ou pequeno?

Atividade 01

Assista o vídeo a seguir "Potência de Dez", de aprox. 10 minutos, com os alunos e estabeleçam, colaborativamente, um conceito para o infinitamente pequeno e grande. Anote as conclusões no quadro.

 

 

Obs: A forma de uma Notação científica é: m . 10e, onde m significa mantissa e e significa ordem de grandeza. A mantissa sempre será um valor em módulo entre 1 e 10.

Atividade 02

No laboratório de informática solicite aos alunos que naveguem no recurso a seguir que apresenta várias ordens de grandezas, a visualização e comparação das dimensões de diversos exemplos, possibilitando que diferenciem o tamanho das "coisas" do mundo que os cerca verificando que cada dimensão tem uma escala adequada para representá-la.

 
Depois de navegarem solicite que realizem o jogo de escalas no item marcado em vermelho na imagem a seguir:
 
 
Lembre-se: se nunca trabalhou com os alunos, no laboratório de informática, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da  atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?
 
Atividade 03
 
Se desejar, para revisar o conteúdo sugira aos alunos que realizem a atividade disponível em: http://pt.wikibooks.org/wiki/Nota%C3%A7%C3%A3o_cient%C3%ADfica:_Exerc%C3%ADcios#quiz0.
 
 
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Viagem nas dimensões Animação/simulação
Recursos Complementares
- Artigo: O que é notação científica e como se pode usar? Disponível em: http://www.dgidc.min-edu.pt/mat-no-sec/criar/potencia/notacao.htm
Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.