03/06/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
As crianças devem ter noção das formas geométricas, das cores primárias, saber guiar-se por orientações.
Atividade 1 - Ocupar as casas do caracol, agindo em equipe.
1º momento – O professor investiga quais as crianças que conhecem as cores primárias: amarela, vermelha e azul e faz diferentes agrupamentos pelas letras iniciais dos seus nomes, formando vários grupos. Organiza as equipes para ocupar as casas do caracol pelas cores de cada uma. O professor diz o nome dos grupos e pronuncia a cor que eles devem ocupar. Exemplo: o professor diz:
a) grupo “A” ; “D”; “C” ; e “F” ocupem as casas amarelas do caracol.
b) grupo “H”; L; M; e J ocupem as casas vermelhas do caracol.
c) grupo “P”; “I”; “W”, “B” e “G” ocupem as casas azuis do caracol.
2º momento - O professor coloca os blocos lógicos fora do caracol e as crianças fazem a análise, a manipulação e a distribuição das peças nas casas, conforme as cores determinadas.
Observação - Caso não haja um caracol desenhado no assoalho da escola, o professor traça no chão uma grande espiral, de dentro para fora e divide o interior em “casas”, como na figura abaixo. No centro, fica o Céu, o lugar de descanso. Depois as crianças pintam com giz de cera. O número de casas é decidido pelos jogadores, o professor vai desenhando e contando com os alunos.
Atividade 2 – Distribuir as peças dos blocos lógicos nas casas do caracol
Estratégia utilizada pelo professor – articula o jogo "caracol", com o conhecimento matemático dos blocos lógicos:
a) reorganiza os grupos em equipes, formando a equipe amarela, a vermelha e a azul;
b) orienta como vai ser o jogo: cada equipe escolhe as peças das cores que a simboliza e as colocam nas casas com cores similares.
c) ajuda na execução da tarefa, o professor inicia o jogo com a palavra de ordem: já!
Atividade 3 – Reconhecer peças pelas características.
1º momento – O professor orienta a atividade fazendo o encaminhamento, para cada equipe:
a) retirem das casas amarelas as peças que têm três pontas e três lados;
b) coloque as peças retiradas no céu do caracol;
Observação: repete a mesma orientação para outras equipes. Em seguida, o professor fala a palavra de ordem e as equipes procuram as peças nas diferentes casas do caracol e colocam no local determinado. Quando terminarem de executar a tarefa, o professor convida um novo representante de cada equipe, para analisar se a tarefa foi cumprida.
2º momento – o professor faz uma nova orientação para a divisão das peças dos blocos lógicos. As crianças, nesse momento, têm como tarefa relacionar a forma com as cores.
A equipe azul:
Atividade 4 – Pular amarelinha
1º momento: O professor convida as equipes para jogar amarelinha, distribui as peças em casas alternadas e as crianças pulam com uma perna ou saltitando em direção ao céu. Na ida evita pular nas casas onde estão as peças dos blocos lógicos, na volta pega uma por uma e vai descrevendo as características.
2º momento - Os alunos sentam na roda de conversa e cada equipe explica como fez a atividade e quais as peças que serviram de pedra para jogar amarelinha, em seguida desenha e escreve a vivência.
Observação - Caso não haja uma amarelinha desenhada no assoalho da escola, o professor traça no chão.
SIMONS, Ursula Marianne. Blocos Lógicos: 150 exercícios para flexibilizar o racícinio.Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
A avaliação será realizada em três etapas:
Quatro estrelas 3 classificações
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24/05/2015
Quatro estrelasCriativa, atraente e envolvente.
21/09/2013
Cinco estrelasNossa eu adorei, estou preparando um caracol com EVA, para apresentar na sala o jogo com os blocos lógicos, não estava entendendo muito bem o jogo, sei que existem várias formas de brincar, eu adorei essa forma, parabéns.
25/09/2011
Cinco estrelasuma aula muito atrativa. O aluno aprende brincando.