21/02/2011
Mary Grace Martins (validadora)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
O aluno aprenderá, com esta aula, a nomear os principais aspectos da tabela periódica, o nome dos elementos e as propriedades periódicas que a tabela possui.
Estrutura atômica, distribuição eletrônica, tabela perídoca (famílias, períodos), propriedades dos grupos de elementos e propriedades periódicas.
Prezado(a) professor(a)! As palavras cruzadas podem fazer parte de uma estratégia eficiente para despertar o interesse dos alunos para o assunto "tabela periódica". A motivação para terminar a palavra cruzada catalisa a interação do aluno com os termos e conceitos relacionados ao conteúdo, o que faz, por consequência, o aluno aprender brincando, sem perceber que está estudando ao resolver tal desafio. Nesta aula será proposta uma atividade com uma palavra cruzada sobre tabela periódica.
Associada a tarefa de preencher a palavra cruzada, faça o seguinte:
- projete, com o auxílio do datashow, a grade de palavra cruzada, Versão online (http://www.quimica.net/emiliano/crosswords/tabela-periodica/index.html) . Caso a escola não tenha datashow, faça a impressão da mesma grade, Versão pdf (http://www.quimica.net/emiliano/crosswords/tabela-periodica/tabela-pc.pdf) ;
- organize os alunos em grupos de três integrantes, sendo que o critério de escolha deve atentar para que não só alunos 'bons' e só 'alunos de dificuldade' fiquem juntos: procure mesclar.
- providencie uma forma de sorteio (dados, roleta, etc), o que pode ser adaptado de jogos disponíveis.
- faça cartões de papel, cada um com uma frase , como: "ganha 5 pontos", "perde 3 pontos", "o próximo trio perde 5 pontos", "o trio anterior ganha os pontos", etc. Estas cartas serão utilizadas durante a atividade. Para ter este material utilizável por mais tempo, é possível fazer os cartões com papel cartolina e depois plastificá-los.
- providencie um despertador ou cronômetro, a fim de que as respostas sejam dadas num certo tempo pré-definido (10 segundos, por exemplo). Um sino ou sineta pode também ser utilizado.
Muitas das tarefas acima indicadas para organização da atividade podem ser delegadas aos alunos. Principalmente na parte dos cartões de papel, na qual a criatividade dos alunos pode ter a oportunidade de aparecer explicitamente. A fim de promover esta criatividade e participação dos alunos, escreva no quadro as principais idéias para os cartões e solicite aos alunos que escolham as vinte melhores.
Permita que os alunos façam acesso a tabela periódica para consultar na hora que estiverem respondendo às perguntas.
Definidas estas condições, inicie a atividade. O trio com maior pontuação pode ser premiado com um prêmio, ou então com o ganho de nota na próxima avaliação formal. O importante é que os alunos participem. Para motivar, organize uma espécie de gincana da química, como se fosse um Show do Milhão da Química.
Você professor(a) faz o papel de apresentador e conduz as perguntas, analisa as respostas dadas, etc. É possível, na versão on-line, que o aluno preencha e confira na hora se sua proposição de resposta está correta ou não. É possível também, dependendo do número de turmas em vossa escola, organizar uma gincana entre elas, selecionando uma equipe para representar a turma em uma disputa com outra equipe de outra turma. Por fim, é possível fazer os alunos criarem suas próprias palavras cruzadas, conforme é sugerido e detalhado na seção "Avaliação" desta aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Tabela periódica | Animação/simulação |
Você pode construir suas próprias palavras cruzadas utilizando os Tutoriais (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/videos.html#) do programa EclipseCrossWord (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/).
- Palavras cruzadas como recurso didático no ensino de Teoria Atômica
http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/qne/_relatosdesaladeaulapalav.artigocompleto.pdf - acesso em 14/05/2010
- A utilização de palavras cruzadas no ensino de nomenclatura de compostos orgânicos no ensino médio
http://www.profjoaoneto.com/artigos/artigo_hot_potatoes_Seminario_UFU.pdf - acesso em 14/05/2010
- Palavras cruzadas de química - Prof. Emiliano Chemello
http://www.quimica.net/emiliano/pc.html - acesso em 14/05/2010
Como sugestão de avaliação, oriente os alunos na construção de suas próprias palavras cruzadas. Divida as palavras cruzadas por subtópicos, como:
- propriedades periódicas
- nome dos elementos químicos
- grupos de substâncias e suas propriedades.
Os alunos podem criar suas palavras cruzadas a mão ou utilizando os Tutoriais (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/videos.html#) do programa EclipseCrossWord (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/). Após a criação, organize a troca de palavras cruzadas entre os grupos. A nota pode ser a soma do desempenho na resolução da palavra cruzada do outro grupo com a nota associada a criação da palavra cruzada pelo grupo. Os critérios para avaliar a palavra cruzada criada são: criatividade e correção nos termos.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/06/2014
Cinco estrelasmuito bom!
04/09/2013
Cinco estrelasGostei demais dessa ideia, vou hoje mesmo preparar uma aula bem legal para minha turma.
22/05/2013
Quatro estrelasMuito bom, propicia a interatividade entre os alunos além da fixação do conteúdo.
18/09/2012
Três estrelasgostei da forma usada para aprendizagem da tabela, pois torna a aula criativa e divertida, vou usar na minhas turmas do 9º ano
26/04/2011
Cinco estrelasSou formada em química pela UFAL e amei essa aula