Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Utilizando palavras cruzadas no ensino da tabela periódica

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Emiliano Chemello
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Federal de São Paulo

Mary Grace Martins (validadora)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá, com esta aula, a nomear os principais aspectos da tabela periódica, o nome dos elementos e as propriedades periódicas que a tabela possui.

Duração das atividades
2 aula de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estrutura atômica, distribuição eletrônica, tabela perídoca (famílias, períodos), propriedades dos grupos de elementos e propriedades periódicas.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Prezado(a) professor(a)! As palavras cruzadas podem fazer parte de uma estratégia eficiente para despertar o interesse dos alunos para o assunto "tabela periódica". A motivação para terminar a palavra cruzada catalisa a interação do aluno com os termos e conceitos relacionados ao conteúdo, o que faz, por consequência, o aluno aprender brincando, sem perceber que está estudando ao resolver tal desafio. Nesta aula será proposta uma atividade com uma palavra cruzada sobre tabela periódica.

Desenvolvimento da aula

Associada a tarefa de preencher a palavra cruzada, faça o seguinte:

- projete, com o auxílio do datashow, a grade de palavra cruzada, Versão online (http://www.quimica.net/emiliano/crosswords/tabela-periodica/index.html) . Caso a escola não tenha datashow, faça a impressão da mesma grade, Versão pdf (http://www.quimica.net/emiliano/crosswords/tabela-periodica/tabela-pc.pdf) ;

- organize os alunos em grupos de três integrantes, sendo que o critério de escolha deve atentar para que não só alunos 'bons' e só 'alunos de dificuldade' fiquem juntos: procure mesclar.

- providencie uma forma de sorteio (dados, roleta, etc), o que pode ser adaptado de jogos disponíveis.

- faça cartões de papel, cada um com uma frase , como: "ganha 5 pontos", "perde 3 pontos", "o próximo trio perde 5 pontos", "o trio anterior ganha os pontos", etc. Estas cartas serão utilizadas durante a atividade. Para ter este material utilizável por mais tempo, é possível fazer os cartões com papel cartolina e depois plastificá-los.

- providencie um despertador ou cronômetro, a fim de que as respostas sejam dadas num certo tempo pré-definido (10 segundos, por exemplo). Um sino ou sineta pode também ser utilizado.

Muitas das tarefas acima indicadas para organização da atividade podem ser delegadas aos alunos. Principalmente na parte dos cartões de papel, na qual a criatividade dos alunos pode ter a oportunidade de aparecer explicitamente. A fim de promover esta criatividade e participação dos alunos, escreva no quadro as principais idéias para os cartões e solicite aos alunos que escolham as vinte melhores.

Permita que os alunos façam acesso a tabela periódica para consultar na hora que estiverem respondendo às perguntas.

Definidas estas condições, inicie a atividade. O trio com maior pontuação pode ser premiado com um prêmio, ou então com o ganho de nota na próxima avaliação formal. O importante é que os alunos participem. Para motivar, organize uma espécie de gincana da química, como se fosse um Show do Milhão da Química.  

Você professor(a) faz o papel de apresentador e conduz as perguntas, analisa as respostas dadas, etc. É possível, na versão on-line, que o aluno preencha e confira na hora se sua proposição de resposta está correta ou não. É possível também, dependendo do número de turmas em vossa escola, organizar uma gincana entre elas, selecionando uma equipe para representar a turma em uma disputa com outra equipe de outra turma. Por fim, é possível fazer os alunos criarem suas próprias palavras cruzadas, conforme é sugerido e detalhado na seção "Avaliação" desta aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tabela periódica Animação/simulação
Recursos Complementares

Construção de Palavras Cruzadas

Você pode construir suas próprias palavras cruzadas utilizando os Tutoriais (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/videos.html#) do programa EclipseCrossWord (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/).

 

Alguns artigos e websites sobre palavras cruzadas no ensino de química

- Palavras cruzadas como recurso didático no ensino de Teoria Atômica
http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/qne/_relatosdesaladeaulapalav.artigocompleto.pdf - acesso em 14/05/2010  

- A utilização de palavras cruzadas no ensino de nomenclatura de compostos orgânicos no ensino médio 
http://www.profjoaoneto.com/artigos/artigo_hot_potatoes_Seminario_UFU.pdf - acesso em 14/05/2010   

- Palavras cruzadas de química - Prof. Emiliano Chemello
http://www.quimica.net/emiliano/pc.html - acesso em 14/05/2010 

Avaliação

Como sugestão de avaliação, oriente os alunos na construção de suas próprias palavras cruzadas. Divida as palavras cruzadas por subtópicos, como:

- propriedades periódicas

- nome dos elementos químicos

- grupos de substâncias e suas propriedades.

Os alunos podem criar suas palavras cruzadas a mão ou utilizando os Tutoriais (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/videos.html#) do programa EclipseCrossWord (http://www.superdownloads.com.br/download/129/eclipsecrossword/). Após a criação, organize a troca de palavras cruzadas entre os grupos. A nota pode ser a soma do desempenho na resolução da palavra cruzada do outro grupo com a nota associada a criação da palavra cruzada pelo grupo. Os critérios para avaliar a palavra cruzada criada são: criatividade e correção nos termos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.