Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As gírias de antigamente

 

14/06/2010

Autor y Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula o aluno poderá:

 Realizar um trabalho de pesquisa com pessoas mais velhas sobre gírias antigas.

Trabalhar com a transposição e reescrita de gírias antigas para gírias atuais, a partir da apresentação de um vídeo.

Perceber que cada época tem suas características lingüísticas próprias.

Desenvolver a linguagem oral através de conversas na sala de aula, tendo como tema o uso de gírias nos diferentes tempos.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será ncessário que o aluno já tenha algum conhecimento acerca do conceito de gírias.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Para iniciar a aula, o professor perguntará aos alunos se eles sabem o que são gírias e se eles podem dar alguns exemplos de gírias que utilizam.

 Após ouvir os alunos, o professor concluirá que as gírias são palavras ou expressões utilizadas por um grupo de pessoas, e, a partir de exemplos de gírias, citados pela turma, ele complementará esse ideia.

 Momento 2

Após essa conversa inicial, o professor apresentará o vídeo para os alunos assistirem:

http://www.youtube.com/watch?v=-zoYBj0aLpg 

Neste vídeo, no qual um menino conversa com um idoso utilizando gírias, é demonstrada a questão de diferença de vocabulário entre os personagens: o menino utiliza gírias que o idoso não entende e assim há alguns mal entendidos.

Ao final do vídeo, o professor irá conversar com os alunos a respeito de suas impressões sobre o vídeo. No entanto, antes dessa discussão, ele realizará uma "brincadeira" na qual os alunos se familiarizarão com o texto do vídeo e ainda exercitarão a leitura.

Essa brincadeira consiste em várias leituras do texto do vídeo pelos alunos, na qual a cada momento um aluno será um personagem (Jovem ou idoso), assim eles lerão as falas desses personagens, realizando entonações e os representando.

Em seguida, o professor realizará algumas perguntas orais a fim de orientar a discussão:

- Quem são os personagens que aparecem no vídeo? (Um idoso e um jovem)

- Sobre o que eles estão conversando? (O jovem está contando para o homem mais velho seus problemas na escola)

- O que o menino está tentando contar para o idoso? (Ele está contando que a professera o pegou "cabulando aula" e que agora ele está em uma fria)

- O idoso compreende o que o menino quis dizer? (Não)

- Por que o idoso não entende? (Por que o menino utiliza palavras diferentes, que o idoso não entende)

- O que o idoso entende da conversa? (Ele entende que está acontecendo atos de terrorismo na escola e acha que tem que chamar a polícia)

- Já aconteceu com você de não entender o que uma pessoa falou? (Resposta pessoal)

- Alguém não compreendeu o que você quis dizer devido ao uso de gírias? (Resposta pessoal)

Essas perguntas conduzirão os alunos a discutirem e entenderem que, devido ao uso de diferentes gírias pelo jovem, o idoso não compreendeu a mensagem. Essa conclusão e conseguinte entendimento acerca do vídeo e de sua graça, será conduzida pelo professor que, ao realizar as perguntas acima, se certificará se as respostas sugeridas foram discutidas.

Momento 3

As discussões do momento 2 acontecerão sem um maior entendimento a respeito do significado das gírias utilizadas no vídeo. Dessa forma, visou-se um diagnóstico geral a respeito do entendimento do vídeo pelos alunos. Neste momento, será necessário comentar esses significados e, para tanto, deve ser desenvolvida a seguinte atividade em duplas:

1) Anote em seu caderno as gírias utilizadas pelo idoso, avô de Júnior, e discuta com seu colega os significados dessas gírias.

("Supimpa" = bom, tranquilo/ "Chorumelas" = rodeios, bobeira/ "Fim da picada"= pessímo, ruim)

2) Você conhecia essas gírias? (Resposta pessoal) -

3) Anote em seu caderno as gírias utilizadas por Júnior e discuta com seus colegas os significados dessas gírias.

("Numa fria" = problema \ "Treta cabulosa" = confusão, grande problema/ "O barato ta louco" = o negócio está feio, a situação está ruim\ "cabulando" = matando aula, faltando aula\ "Rodar" = ser reprovado, não passar de ano\ "Bombar" = ser reprovado.

4) Quais gírias faladas por Júnior você conhece? (Resposta pessoal)

5) Você costuma utilizar mais as gírias faladas pelo avô ou pelo Júnior? (Resposta pessoal)

6) Anote em seu caderno algumas gírias que você utiliza e seus significados. (Resposta pessoal)

7) Você acha que seu avô ou sua avó utilizam as mesmas gírias que você? (Resposta pessoal, na qual os alunos terão que perceber que as gírias utilizadas antigamente eram diferentes das atuais)

Após um tempo dado para as duplas realizarem essa atividade, o professor discutirá cada questão, ouvindo as respostas dos alunos e anotando as gírias do avô, de Júnior e as conhecidas pelos alunos no quadro negro.

Durante essa correção, o professor deverá questionar por que alguns alunos conhecem e outros não, as gírias utilizadas pelo avô. (Aqueles que conhecem possivelmente já ouviram o avô ou uma pessoa mais velha falar e aqueles que não conhecem, provavelmente será porque são gírias utilizadas antigamente.)

Ao final dessa discussão, o professor reforçará a diferença que existe entre as gírias faladas antigamente e as gírias utilizadas pelas crianças e jovens da atualidade.

Momento 4

Para que os alunos compreendam as diferenças de utilização de gírias através dos tempos, o professor solicitará a seguinte atividade para ser realizada em casa pelos alunos:

- Converse com seus avós ou com pessoas mais velhas do que você e pergunte a elas quais gírias utilizavam e utilizam até hoje.

- Anote essas gírias em uma folha de ofício, bem como os significados dessas gírias para apresentar aos colegas na próxima aula.

Momento 5

Após um tempo estipulado pelo professor, os alunos apresentarão para os colegas as gírias antigas e seus significados.

O professor anotará todas as gírias descobertas pelos alunos no quadro e os perguntará sempre se eles as utilizam e qual outra gíria eles utilizam para falar a mesma coisa.

Por exemplo, a gíria "pão" era muito comum antigamente para se referir às pessoas bonitas (Dizia-se: "Fulano é um pão"), atualmente os jovens utilizam outras gírias, como "filé" (Dependendo da região) para se referirem a alguém belo.

Momento 6

As gírias antigas descobertas pelos alunos poderão compor um mural: cada grupo de alunos anotará algumas gírias a serem escolhidas em uma cartolina, bem como seus significados, ilustrarão, enfeitarão o cartaz e comporão frases utilizando-as.

Recursos Complementares

Outros vídeos a respeito de "gírias", estão disponíveis no site: http://www.youtube.com/watch?v=-zoYBj0aLpg 

Avaliação

Nesta aula serão avaliadas as respostas orais realizadas no momento 2, as quais servirão de base para o professor identificar se os alunos compreenderam o vídeo e a desenvoltura dos alunos ao se expressarem oralmente.

Será avaliada a atividade realizada no momento 3: o professor ouvirá as respostas dos alunos, verificando se eles foram capazes de identificar os significados das gírias antigas e mais atuais.

O professor avaliará, ainda, o trabalho realizado em casa acerca das gírias de antigamente. Neesa atividade, ele observará a escrita dos alunos em seu aspecto estrutural e ortográfico, bem como se os alunos executaram essa tarefa com empenho, levando a sala exemplos de gírias antigas e seus significados.

E por fim, observará o empenho e a oralidade dos alunos ao apresentarem aos colegas as gírias antigas e, posteriormente, avaliará o engajamento dos alunos ao confeccionar o cartaz.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 1/3 - 33,33%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.