12/01/2011
Carmen Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
-Ressignificar o material escolar , a partir da criação de um elo afetivo
-Perceber como a poesia está em tudo, dependendo da forma como se olha
-Observar e comentar como a nossa produção poética se enriquece a partir do contato com o trabalho do outro
-Ler, ouvir, brincar, criar e dizer poesias (literatura oral:charadas) e literatura autoral (Ricardo Azevedo)
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Estratégias:
-Utilizar o material escolar do aluno como ponto de partida para a criação de uma poesia-(régua)
-Utilizar o Laboratório de Informática para explorar o material do aluno-(lápisde escrever)
-Brincadeiras com charadas (literatura oral)
-Trabalho em duplas
-Proposta de construção de poesia.
Primeira parte : histórias do cotidiano
O professor inicia a aula pedindo que os alunos coloquem o material guardado no estojo em cima da mesa:. Podem aparecer lápis preto, lápis de cor, borracha, apontador, tesoura, caderno etc. Ela então pede aos alunos que escolham um ítem do material para contar a sua história. (onde comprou, se é novo ou antigo, se ganhou ou comprou,o que pensou quando viu o objeto pela primeira vez etc).
Depois de todos terem contado as suas histórias, a professora pergunta se eles conhecem alguma poesia que fale sobre o material escolar.
Aguarda a resposta dos alunos e prossegue a aula, contando que o autor/ilustrador Ricardo Azevedo tem um livro que se chama Material Escolar e que fala do lápis, mochila, caderno etc.
Link da capa e do resumo do livro: http://www.modernaliteratura.com.br/moderna/book.php?id_titulo=10020392
Conversa com os alunos sobre o material escolar (baseado no resumo do livro de Ricardo Azevedo)
Você já reparou que o seu material escolar é muito mais divertido do que parece e pode até virar poesia ?
Seu caderno, por exemplo. Você já reparou tudo que cabe nele? Figurinha, desenho, fotografia, letra de música, número de telefone... cabe até lição!
E a caneta hidrocor, então, como é útil! Com ela você faz nariz de palhaço, bigodinho, pintinhas, antenas...
A régua mede muita coisa, mas não mede alegria, beleza nem mesmo amor. O apagador parece que tem o nome errado... Ou alguém já viu apagador que apaga alguma dor?
Depois dos comentáriosa do resumo do livro , o professor pode brincar com algumas charadas sobre o tema , umas populares e outras propostas no livro.
Charadas
Desafie os seus alunos a descobrirem:
1-“Tem folha e não é planta
Tem lombo e anda de capa;
O estudante que o abandona
De má nota é difícil de escapar”
(Popular) Resposta :livro
2-“Que bate na água e não se quebra,,
Que bate na água e se quebra.”
(Popular) Resposta : papel
3- “Sou dama delicada,
Delicada no comer;
Mastigo e boto pra fora,
Engolir não pode ser.”
Popular. Resposta: tesoura
4-“Que nasce grande e morre pequeno”
(Popular):Resposta : lápis
5- “O que é, o que é:
Apaga mas não é luz.
É mole sem ser de pano.
Não suporta coisa errada,
Burrada, asneira e engano?”
Ricardo Azevedo Resposta: borracha
6-“O que é, o que é:
Escreve e não sabe ler,
Faz carta, conta e lição.
É magro feito um palito,
Vive abraçado com a mão”
Ricardo Azevedo. Resposta: lápis
O professor diz aos alunos que escolheu uma das poesias do livro de Ricardo Azevedo para trabalhar, uma poesia que fala de um dos instrumentos mais importantes do estudante, pois se estiver mal apontado a letra sairá ilegível e dará a impressão de que o aluno não é caprichoso.
Se o professor tiver o livro para mostrar, ótimo. Caso contrário, ele dá por escrito ou escreve no quadro de giz .
LÁPIS
"Quando escreve, caprichado
Sua letra é bem formosa.
Mas quando escreve apressado,
A coisa fica horrorosa.
Escreve lição de casa,
Escreve carta de amor,
Faz conta e faz exercício,
Pode ser preto ou de cor.
Faz bilhete e faz mensagem.
Às vezes diz palavrão.
Quando quer fazer bonito,
Escreve com educação.
Faz desenho bem legal,
Faz desenho que dá nojo.
Quando cansa não dá tchau,
Vai dormir lá no estojo. "
O professor pede que os alunos leiam em voz alta e depois ilustrem o texto.
Depois, o professor separa os alunos em duplas e pede que façam construções livres com os seus lápis
Exemplos de links onde os alunos podem se inspirar:
1 - http://3.bp.blogspot.com/_sC8xzvibbjs/SrZao0VPljI/AAAAAAAAA1k/BIvFSOc8clI/s400/lapis.jpg
2 -http://1.bp.blogspot.com/_-dO9crHtyPY/SIU_XiUX1ZI/AAAAAAAAEQY/ja17mNbqAgA/s400/72lapis.jpg
-Proposta de construção de Poesia
Verificar se algum aluno carrega uma régua na sua mochila . Conversar sobre as coisas que a régua mede e as coisas que ela não mede.
http://www.solostocks.com.br/img/regua-escolar-kit-c04-58366n0.jpg
Coisas que a régua não mede: -amor, saudade, amizade, ódio, carinho, gratidão etc
Coisas que a régua mede: -papel, parede, folha, mesa etc
Comparando as coisas que a régua mede e as coisas que não podem ser medidas, tentar fazer uma poesia.
Exemplo : Minha régua acha que mede tudo
Mas não mede meu amor
Nem minha alegria
De estar aqui .
(uma aluna – 9 anos)
Laboratório de informática:
Risque e Rabisque –
Os alunos devem levar lápis e papel para o Laboratório de Informática , para tentar fazer os desenhos dos vídeos abaixo:
1 - http://www.youtube.com/watch?v=HNC1mHGxudk
2 - http://www.youtube.com/watch?v=TEYW9uWosXo&feature=channel
3-http://www.youtube.com/watch?v=-2e1K_aCCoA&feature=channel
4-http://www.youtube.com/watch?v=zRXO_A-lwks&feature=related
5-http://www.youtube.com/watch?v=ddhgQsXjSG0&feature=channel
6 -http://www.youtube.com/watch?v=MprRgE6GoEU&feature=channel
Proposta de construção de Poesia
Verificar se algum aluno carrega uma régua na sua mochila .
Conversar sobre as coisas que a régua mede e as coisas que ela não mede.
Coisas que a régua não mede: -amor, saudade, amizade, ódio, carinho, gratidão etc
Coisas que a régua mede: -papel, parede, folha, mesa etc
Comparando as coisas que a régua mede e as coisas que não podem ser medidas, tentar fazer uma poesia.
Exemplo :
Minha régua acha que mede tudo
Mas não mede meu amor
Nem minha alegria
De estar aqui .
(uma aluna – 9 anos)
Outras Sugestões:
1- Mais Informações sobre o autor Ricardo Azevedo
Entrevista com o autor Ricardo Azevedo : http://www.divertudo.com.br/entrevista3.htm
2-Cada dupla escolhe um item do material e deverá fazer uma poesia para ele. Os trabalhos deverão ser lidos ou expostos ai final.
3-Enfeitar um lápis para escrever poesia. Cada aluno deverá enfeitar seu lápis como quiser para escrever uma poesia.
Se o professor quiser inspiração, aí vão algumas sugestões de links:
1-Enfeites de Lápis - http://arco-ris.blogspot.com/2008/04/enfeite-de-lpis.html
2-Esculturas de Lápis-http://gnt.globo.com/Expressao/Noticias/Artista-brasileiro-transforma-ponta-de-lapis-em-escultura.shtml
3-Música Lápis de Cor-http://www.youtube.com/watch?v=ucYAQOq9Mpc
Letra :http://www.muitamusica.com.br/10251-fatima-guedes/405444-lapis-de-cor/letra/
4-Música Aquarela -http://www.youtube.com/watch?v=IG1ZU56tsdo&feature=related
Letra :http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/
5-Música O Caderno -http://www.youtube.com/watch?v=3Hj6H0w7uFM&feature=related
A avaliação será realizada durante todo o processo da aula : cooperação, respeito ao material dos colegas e ao material da Escola.
Será avaliado se o alunos fizeram todas as tarefas dentro do tempo determinado.
Os alunos deverão saber dizer quem é Ricardo Azevedo e definir o que é uma charada.
Os alunos deverão ler e escutar os poemas de todos, percebendo como a sua produção se enriquece a partir do contato com a obra do colega.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!