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Os pronomes de tratamento – Usos formais e informais

 

26/06/2010

Autor y Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula, o aluno poderá:

Trabalhar os pronomes de tratamento, utilizando textos que apresentem exemplos dessa classe de palavras.

 Desenvolver a leitura e a escrita a partir dos textos que apresentam pronomes de tratamento.  

Reconhecer e utilizar pronomes de tratamentos formais e informais de acordo com a necessidade lingüística, através de atividades orais e escritas.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que os alunos tenham conhecimento a respeito da necessidade de adequar sua linguagem a cada situação comunicativa, que já tenham sido apresentados ao gênero "carta" e que já tenha alguma familiaridade com a classe de palavras pronome.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor entregará a seguinte carta xerocada para os alunos lerem e colarem no caderno:

 18 de Fevereiro de 2010

“Excelentíssimo Presidente da República,

Como é de conhecimento de toda a Nação, Brasília atravessa no momento a maior crise política em seus 50 anos de existência.

Quis o destino colher-me nessas circunstâncias graves na Condição de Governador interino do Distrito Federal. Em nome do povo de Brasília, a quem venho servindo há décadas tanto como líder empresarial quanto como representante, quero primeiramente agradecer a Vossa Excelência o seu apoio pessoal e de seu Governo, fundamentais para que esta unidade federativa pudesse alcançar algumas conquistas importantes nos últimos anos. 3.

Tenho perfeita noção da gravidade do momento e defini, após profunda reflexão pessoal, que só me cabe um papel nessa crise: quero ser um facilitador. Tenho claro para mim que minha interinidade não será avaliada pela História em termos de dias, mas antes de tudo meu único legado possível nessa quadra delicada terá sido contribuir para a superação dos impasses. 4. Qualquer solução, Senhor Presidente, que ajude a superação da crise terá o meu apoio incondicional, antes de tudo como cidadão de Brasília. Não tenho ambição de qualquer natureza que não sejam aquelas ligadas a restaurar a normalidade e a governabilidade. 5. Brasília e seu povo não podem ser prejudicados com a paralisação de minha interinidade, quero servir como uma ponte para a retomada dos padrões mínimos de funcionamento e de gestão da cidade. 6. Irei persistir nessa direção apenas e tão somente enquanto me sentir útil como fator positivo na superação dos inúmeros obstáculos. Quero fazer parte da solução do problema e para isso, de antemão, quero expressar o meu sentimento de que estou aberto ao diálogo e a moderação com todas as forças que formam o espectro político, sem preconceitos de qualquer espécie e inspirado apenas pelo desejo de servir.

Respeitosamente,

Paulo Octávio Alves Pereira

Governador do Distrito Federal."

Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/em-carta-a-lula-paulo-octavio-diz-que-e-facilitador-na-crise-do-df-20100218.html 

Momento 2

Após a leitura da carta, o professor conversará a respeito de seu conteúdo com os alunos.

Para orientar essa conversa, ele poderá dirigir às seguintes perguntas aos alunos,ouvindo as respostas e as complementando, casoseja necessario:

- Quem escreveu essa carta? (O governador do Distrito Federal, Paulo Octávio)

- Para quem ele escreveu essa carta? (Para o Presidente da República)

-Qual o assunto da carta? (O governador se posiciona quanto a crise em Brasília, afirmando que será um facilitador e que estará aberto para o diálogo.)

- Que palavras o governador utiliza para se dirigir ao presidente? ("Exelentissímo", "Vossa Excelência", Senhor Presidente)

- Como o governador se despede do presidente? ("Respeitosamente")

- Em sua opinião, o governador utilizou palavras diferenciadas em sua carta, dirigida ao presidente, para parecer mais educado? (Sim)

- Se ele fosse escrever uma carta para um amigo de infância, ele precisaria utilizar palavras como "Exelentíssimo", e "senhor", por exemplo? Por quê? (Não precisaria, pois um amigo é uma pessoa mais próxima e assim pode-se utilizar uma linguagem diferente, mais proxima, como "Querido amigo", "Você")

Momento 3

Após essa primeira conversa acerca da carta do governador, o professor escreverá no quadro negro:

"Vossa Excelência"

e explicará que foi essa a expressão utilizada pelo governador para se referir ao presidente. Ele complementará ainda que a esse tipo de tratamento damos o nome de PRONOME DE TRATAMENTO.

Nesse momento, o professor deverá explicar que os PRONOMES são palavras que substituem um nome. Assim são exemplos de pronomes: Ele, ela, você, etc.

Os pronomes de tratamento substituem um nome também, neste caso da carta  do presidente, e ainda dão um trato mais respeitoso.

São exemplos de pronomes de tratamento:

(O professor entregará o quadro abaixo xerocado para os alunos lerem em voz alta, ressaltando as abreviações apresentadas também)

Fonte: 

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/jaquelinesilva/gramatica005_clip_image002.jpg  

Momento 4

Essa explicação do conceito será realizada de maneira superficial, pois o que importa é o uso dos pronomes nas diferentes situações.

Dessa maneira, o professor realizará uma brincadeira oral, na qual os alunos terão que modificar os pronomes de tratamento para convidarem determinadas pessoas para uma festa. Assim, o professor perguntará e os alunos formularão o convite adequando o pronome.

- "Se eu quiser convidar um amigo direi: VOCÊ está convidado, mas se eu quiser convidar o diretor como direi?" (O SENHOR está convidado)

-"Se eu quiser convidar a minha avó direi?" (A SENHORA está convidada)

"Se eu quiser convidar um padre direi?" (VOSSA EMINÊNCIA está convidada)

- "Se eu quiser convidar o presidente direi?" (VOSSA EXCELÊNCIA)

  Momento 5

Para que esta diferença de uso do pronome e de linguagem fiquem bem claras, o professor realizará uma atividade de reescrita coletiva da carta do Governador, considerando que essa mesma carta seja escrita para o presidente, enquanto um amigo íntimo do governador.

Assim, serão trocados os pronomes de tratamento e outras referências como a saudação e a despedida, por exemplo.

Um exemplo dessa reecrita:

18 de Fevereiro de 2010

“CARO AMIGO

Como é de conhecimento de toda a Nação, Brasília , no momento,a maior crise política em seus 50 anos de existência.

Quis o destino colher-me nessas circunstâncias graves na Condição de Governador interino do Distrito Federal. Em nome do povo de Brasília, a quem venho servindo há décadas tanto como líder empresarial quanto como representante, quero primeiramente agradecer a VOCÊ o seu apoio pessoal e de seu Governo, fundamentais para que esta unidade federativa pudesse alcançar algumas conquistas importantes nos últimos anos. 3.

Tenho perfeita noção da gravidade do momento e defini, após profunda reflexão pessoal, que só me cabe um papel nessa crise: quero ser um facilitador. Tenho claro para mim que minha interinidade não será avaliada pela História em termos de dias, mas antes de tudo meu único legado possível nessa quadra delicada terá sido contribuir para a superação dos impasses. 4. Qualquer solução, QUERIDO AMIGO, que ajude a superação da crise terá o meu apoio incondicional, antes de tudo como cidadão de Brasília. Não tenho ambição de qualquer natureza que não sejam aquelas ligadas a restaurar a normalidade e a governabilidade. 5. Brasília e seu povo não podem ser prejudicados com a paralisação de minha interinidade, quero servir como uma ponte para a retomada dos padrões mínimos de funcionamento e de gestão da cidade. 6. Irei persistir nessa direção apenas e tão somente enquanto me sentir útil como fator positivo na superação dos inúmeros obstáculos. Quero fazer parte da solução do problema e para isso, de antemão, quero expressar o meu sentimento de que estou aberto ao diálogo e a moderação com todas as forças que formam o espectro político, sem preconceitos de qualquer espécie e inspirado apenas pelo desejo de servir.

UM ABRAÇO,

Paulo Octávio Alves Pereira."

Momento 6

O professor dividirá a turma em 4 grupos. Cada grupo ficará com uma das figuras abaixo:

Fonte das imagens: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch%3A1&sa=1&q=Lula&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai= 

Essas figuras não poderão ser mostradas para os integrantes dos outros grupos e cada grupo deverá escrever uma pequena carta para a pessoa da figura recebida,relatando a respeito do problema da fome no Brasil. (Esse assunto poderá ser comentado). Nessa carta não poderá aparecer o nome da pessoa para qual a carta está destinada, aparecerão apenas os pronomes de tratamento.

Ao final da atividade, um grupo lerá sua carta para o outro e os ouvintes terão que advinhar a quem a carta seria endereçada.

O professor deverá orientar para que cada carta apresente uma linguagem apropriada a seu destinatário (quem vai receber a carta) e para que os alunos utilizem os pronomes de tratamento adequado.

Assim, para a criança o tratamento deverá ser VOCÊ, para a vovó deverá ser SENHORA, para o papa VOSSA SANTIDADE e para o Lula VOSSA .

Outra orientação deverá ser dada quanto ao conteúdo, é importante que o professor combine com os alunos o que deverá ser escrito na carta. Assim, a carta poderá conter:

- A preocupação dos alunos a respeito da fome no Brasil.

- O exemplo de alguma família ou de alguma região com esse problema.

- O pedido de ajuda de alguma forma.

- O oferecimento de algum tipo de ajuda para amenizar esse problema.

Um exemplo do conteúdo da carta para o presidente poderá ser o seguinte:

EXCELENTÍSSIMO

Gostaríamos de comentar a respeito de um assunto que muito nos incomoda: algumas pessoas ainda passam fome como VOSSA EXELÊNCIA já deve ter conhecimento.

Queríamos saber quais atitudes já estão sendo tomadas quanto a isso e se podemos ajudar de alguma forma.....

Respeitosamente,

Alunos da Escola X.

Momento 7

Após um tempo para a realização da atividade, os grupos lerão suas cartas e os ouvintes advinharão qual é o destinatário, a partir das pistas de uso da linguagem e dos pronomes de tratamento.

Recursos Complementares

Caso o professor queira mais informações a respeito dos pronomes de tratamento, poderá acessar o site: http://www.cobra.pages.nom.br/bmp-pronomes.html 

Avaliação

O professor avaliará se o aluno compreendeu a necessidade de utilizar pronomes de tratamento diferenciando-os de cada situação, através da escrita da carta e da adivinhação do remetente das outras cartas (Atividade sugerida no último momento da aula).

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