23/04/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Interação. Essa é a palavra. Quando nossos alunos passam a interagir entre eles e discutir um tema para demonstrarem que sabem ao menos um pouquinho do assunto tudo passa a ser diferente na visão do professor. Essas aulas, que serão ministradas na forma de projeto buscam essa interação de forma que os alunos demonstrem ou até mesmo construam seu conhecimento e o professor seja o mediador, aguçando-os a terem curiosidade e a buscarem novas fontes para o desenvolvimento do trabalho. É importante que o professor deixe claro o que é Estrangeirismo e deixe-os a vontade para explorarem o tema e colocarem suas opiniões, sempre cuidando para que não haja fuga do conteúdo proposto. Peça para que anotem seus exemplos e também que construam outros exemplos utilizando os estrangeirismos citados por eles. Depois de toda essa introdução, que se dá em uma aula é a vez do professor entrar com algo que permita que percebam a presença de vocábulos estrangeiros. Música do Zeca Baleiro: Samba do Approach. Pedir que primeiramente ouçam sem ter contato com a letra e procurem anotar a quantidade de vocábulos diferentes da nossa língua e se reconhecerem algum que anotem. Depois distribuir a letra para que confirmem suas anotações e pedir que cada grupo desenvolva uma atividade diferenciada com a música. Não pode ser a mesma e nem repetida. Sugira teatro, música, dança, cartazes... O envolvimento do grupo tem que ser notório e não é permitido repetições nas apresentações. Cada grupo reunirá e planejará sua atividade não se esquecendo de demonstrar durante sua apresentação a relação entre os dois idiomas(estrangeirismos). Para essas atividades são suficientes três encontros e o professor pode disponibilizar seu e-mail para que retirem duvidas e efetivamente utilizem a tecnologia de comunicação. No próximo encontro, será todo para as apresentações e com certeza os resultados serão os melhores possíveis porque a forma como o professor conduz o projeto leva os alunos a quererem demonstrar o que descobriram e sentem-se ansiosos por isso. No último encontro, pedir para que façam um relatório individual da aprendizagem e confeccionem cartazes com recortes de revistas, jornais ou até mesmo que desenhem num programa de computador demonstrando os estrangeirismos mais comuns na nossa realidade. E não esquecer de explicitarem o que é o estrangeirismos pois divulgarão seus trabalhos pela escola e ajudarão aos outros a aprenderem mais sobre este tema. Para finalizar todos juntos entregarão um relatório da turma como forma de participação no projeto. Momento este de união dos alunos no quadro geral da sala de aula. Apresentação das atividades culturais para toda a comunidade escolar. Anexos: Samba Do Approach Venha provar meu brunch Eu tenho savoir-faire Venha provar meu brunch Fica ligado no link Venha provar meu brunch Eu tenho sex-appeal Venha provar meu brunch Fonte: http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/43674/ Vídeo sugerido: http://www.youtube.com/watch?v=wTASF5aMIPI |
Quatro estrelas 21 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/02/2011
Quatro estrelasSua idéia é muito interessante!!!!!!!!
17/04/2010
Cinco estrelasAchei excelente!
24/03/2010
Cinco estrelasA arte aproxima as pessoas, trabalhar com a inserção da música é sucesso garantido. Parabéns, pela aula elaborada.
24/03/2010
Cinco estrelasCaros professores que comentaram a minha aula, agradeço pelos elogios, pelas colaborações e pelas sugestões também. É louvável poder contribuir com a educação do nosso País, através dos conhecimentos adquiridos ao longo dos meus estudos. Coloco-me a disposição de todos para o que possamos dividir conhecimentos e aprendermos ainda mais uns com os outros. Abraço grande: Professor Mateus Martins matthews_martins@hotmail.com
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Profº Mateus, parabéns pela sugestão de aula, está muito criativa.
24/03/2010
Cinco estrelasCaros professores que comentaram a minha aula, agradeço pelos elogios, pelas colaborações e pelas sugestões também. É louvável poder contribuir com a educação do nosso País, através dos conhecimentos adquiridos ao longo dos meus estudos. Coloco-me a disposição de todos para o que possamos dividir conhecimentos e aprendermos ainda mais uns com os outros. Abraço grande: Professor Mateus Martins matthews_martins@hotmail.com
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante esse assunto. Fiz um trabalho bem parecido na época do estágio curricular(na graduação). Os alunos adoraram!!!
24/03/2010
Cinco estrelasOi Mateus de Araújo Martins! Nós é que temos que agradecer por compartilhar esse excelente Planejamento utilizando a música como mais uma ferramenta de apoio pedagógico. Certamente vai nortear outros planejamentos. Parabéns!!!
24/03/2010
Quatro estrelasótimo
24/03/2010
Cinco estrelasOtimo trabalho colega, aproveitarei a sua ideia para melhora a escrita de nossa lingua patria com a musicalidade um abraço
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente ideia de colocar o ingles que usualmente utilizamos em nossa vida pois isso quebra um tabu posto pelos alunos "mau falo português como vou saber ingles" mostrando que usamos sim o ingles
24/03/2010
Cinco estrelasA sugestão é maravilhosa, porém eu trabalhei também com palavras de uso cotidiano e vocabulos de informática presentes na nossa língua.
24/03/2010
Cinco estrelasVocê está de parabéns pelo seu trabalho diferenciado. Continue assim.
24/03/2010
Cinco estrelasOTima atividade .... uma maneira criativa e divertida de trabalhar LE
24/03/2010
Cinco estrelasHi! Mateus...parabéns! Gostei muito da tua idéia. Eu já utilizei esta música em minhas aulas(Inglês) a pedido de um aluno, mas não pensei em dar este enfoque, como fizeste. Agora, a professora de sociologia da minha escola está me solicitando um trabalho interdisciplinar sobre a americanização de nossa cultura. e esta tua idéia pode ser bem produtiva... bye!
24/03/2010
Cinco estrelasmuito boa sacada essa!! introduzir a musica para que se tenha um panorama melhor da atividade, além de ser divertido.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima idéia, pois trabalha com algo que a maioria gosta que é a musica. Tenho certeza que muitos colegas usará este projeto e aplicará as suas relidades. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasProfessor Mateus! Sou Professor de Inglês, da Esc. Est Francisco Veras, Angicos-RN, e gostaria de contribuir dizendo que sua sugestão de aula é sem dúvida extraordinária. No ano de 2007 fiz um trabalho sobre o uso do estrangeirismo no nosso dia a dia, no cotidiano das pessoas que trabalham em ambientes cercados de expressões estrangeiras, ou não; e o nosso trabalho culminou com uma pesquisa de campo, cuja questão era: Você é contra ou a favor do uso de expressões estrangeiras no nosso dia a dia?
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito de sua aula principalmente pelo uso da música, foi bem escolhida.Também gosto de trabalhar com música nas minhas aulas.
24/03/2010
Quatro estrelasInteressante.