Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A presença do nosso objeto de estudo (Língua Inglesa) na nossa língua portuguesa (Estrangeirismo)

 

23/04/2009

Autor e Coautor(es)
Mateus de Araújo Martins
imagem do usuário

DOURADOS - MS EM LAUDEMIRA COUTINHO DE MELO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Observar a presença de vocábulos estrangeiros no nosso dia a dia , entender o significado de estrangeirismo e como ele se procede, pesquisar e através das novas tecnologias de informação fazer uma relação dos estrangeirismos mais presentes na nossa língua, comparar sua pesquisa com a dos colegas, aprender inglês de forma criativa e com resultados positivos.
Duração das atividades
Todo o trabalho será desenvolvido em forma de projeto sendo necessário ao menos quatro encontros de no mínimo 50 minutos e o restante do tempo será desenvolvido pelos alunos de acordo com seu tempo na sua pesquisa, que será obtida em grupo de no máximo 05 pessoas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A constante evolução das línguas (gírias, novas palavras, reformas ortográficas...) até chegar no tema do nosso projeto que é o estrangeirismo, sempre buscando exemplos citados pelos próprios alunos. Discutir se na visão deles, é certo essa inclusão de vocábulos estrangeiros na nossa língua?; O que eles pensam disso tudo? Já ouviram algo à respeito? E principalmente perceber se durante a discussão surge alguma sugestão para englobar no projeto a ser desenvolvido.
Estratégias e recursos da aula

Interação. Essa é a palavra. Quando nossos alunos passam a interagir entre eles e discutir um tema para demonstrarem que sabem ao menos um pouquinho do assunto tudo passa a ser diferente na visão do professor. Essas aulas, que serão ministradas na forma de projeto buscam essa interação de forma que os alunos demonstrem ou até mesmo construam seu conhecimento e o professor seja o mediador, aguçando-os a terem curiosidade e a buscarem novas fontes para o desenvolvimento do trabalho.

É importante que o professor deixe claro o que é Estrangeirismo e deixe-os a vontade para explorarem o tema e colocarem suas opiniões, sempre cuidando para que não haja fuga do conteúdo proposto. Peça para que anotem seus exemplos e também que construam outros exemplos utilizando os estrangeirismos citados por eles. Depois de toda essa introdução, que se dá em uma aula é a vez do professor entrar com algo que permita que percebam a presença de vocábulos estrangeiros. Música do Zeca Baleiro: Samba do Approach. Pedir que primeiramente ouçam sem ter contato com a letra e procurem anotar a quantidade de vocábulos diferentes da nossa língua e se reconhecerem algum que anotem. Depois distribuir a letra para que confirmem suas anotações e pedir que cada grupo desenvolva uma atividade diferenciada com a música. Não pode ser a mesma e nem repetida. Sugira teatro, música, dança, cartazes... O envolvimento do grupo tem que ser notório e não é permitido repetições nas apresentações. Cada grupo reunirá e planejará sua atividade não se esquecendo de demonstrar durante sua apresentação a relação entre os dois idiomas(estrangeirismos).

Para essas atividades são suficientes três encontros e o professor pode disponibilizar seu e-mail para que retirem duvidas e efetivamente utilizem a tecnologia de comunicação. No próximo encontro, será todo para as apresentações e com certeza os resultados serão os melhores possíveis porque a forma como o professor conduz o projeto leva os alunos a quererem demonstrar o que descobriram e sentem-se ansiosos por isso. No último encontro, pedir para que façam um relatório individual da aprendizagem e confeccionem cartazes com recortes de revistas, jornais ou até mesmo que desenhem num programa de computador demonstrando os estrangeirismos mais comuns na nossa realidade. E não esquecer de explicitarem o que é o estrangeirismos pois divulgarão seus trabalhos pela escola e ajudarão aos outros a aprenderem mais sobre este tema. Para finalizar todos juntos entregarão um relatório da turma como forma de participação no projeto. Momento este de união dos alunos no quadro geral da sala de aula. Apresentação das atividades culturais para toda a comunidade escolar.

Anexos: Samba Do Approach
Zeca Baleiro
Composição: Zeca Baleiro

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(2x)

Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash...

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(2x)

Fica ligado no link
Que eu vou confessar my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho engov
Eu tirei o meu green card
E fui prá Miami Beach
Posso não ser pop-star
Mas já sou um noveau-riche...

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(2x)

Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite, drag queen...

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(7x)

Fonte: http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/43674/

Vídeo sugerido: http://www.youtube.com/watch?v=wTASF5aMIPI

Recursos Complementares
Computadores com acesso à Internet, impressoras, Cartolinas, Livros Didáticos, CD Zeca Baleiro: Samba do Approach
Avaliação
Observação da união dos alunos e da participação de todos no trabalho em equipe. Percepção do entendimento do tema proposto e se no momento de interação todos estão conscientes do que expõem. Recepção dos relatórios e análise dos mesmos. Desenvolver com os alunos uma auto-avaliação questionando os sobre o que acharam do trabalho, quais foram os pontos positivos e negativos e em que poderia ter sido melhor o projeto.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 21 classificações

  • Cinco estrelas 16/21 - 76.19%
  • Quatro estrelas 5/21 - 23.81%
  • Três estrelas 0/21 - 0%
  • Duas estrelas 0/21 - 0%
  • Uma estrela 0/21 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • keyla Raquel Pereira Sousa Beleza, CE RAIMUNDO MUNIZ BAYMA , Maranhão - disse:
    keylabeleza@hotmail.com

    16/02/2011

    Quatro estrelas

    Sua idéia é muito interessante!!!!!!!!


  • Ricardo Coelho, Richmond , Minas Gerais - disse:
    cadocoelho@gmail.com

    17/04/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente!


  • carmelita fernandes afonso rodrigues, EEFM NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO , Ceará - disse:
    carmelitafar@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A arte aproxima as pessoas, trabalhar com a inserção da música é sucesso garantido. Parabéns, pela aula elaborada.


  • Mateus de Araújo Martins, EM LAUDEMIRA COUTINHO DE MELO , Mato Grosso do Sul - disse:
    matthews_martins@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Caros professores que comentaram a minha aula, agradeço pelos elogios, pelas colaborações e pelas sugestões também. É louvável poder contribuir com a educação do nosso País, através dos conhecimentos adquiridos ao longo dos meus estudos. Coloco-me a disposição de todos para o que possamos dividir conhecimentos e aprendermos ainda mais uns com os outros. Abraço grande: Professor Mateus Martins matthews_martins@hotmail.com


  • Irene Quaresma Azevedo Viana, NTM - DOURADOS , Mato Grosso do Sul - disse:
    ireneviana_4@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá Profº Mateus, parabéns pela sugestão de aula, está muito criativa.


  • Mateus de Araújo Martins, EM LAUDEMIRA COUTINHO DE MELO , Mato Grosso do Sul - disse:
    matthews_martins@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Caros professores que comentaram a minha aula, agradeço pelos elogios, pelas colaborações e pelas sugestões também. É louvável poder contribuir com a educação do nosso País, através dos conhecimentos adquiridos ao longo dos meus estudos. Coloco-me a disposição de todos para o que possamos dividir conhecimentos e aprendermos ainda mais uns com os outros. Abraço grande: Professor Mateus Martins matthews_martins@hotmail.com


  • Gildraildes, Escola Professor Nelson Chaves , Pernambuco - disse:
    gildraildes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente


  • Suelma Regina Alves Sousa, UEB ENS FUND TANCREDO NEVES , Maranhão - disse:
    sukycia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante esse assunto. Fiz um trabalho bem parecido na época do estágio curricular(na graduação). Os alunos adoraram!!!


  • MÁRCIO JOSÉ CUNHA DE OLIVEIRA, NTM - DOURADOS , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjco_66@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Oi Mateus de Araújo Martins! Nós é que temos que agradecer por compartilhar esse excelente Planejamento utilizando a música como mais uma ferramenta de apoio pedagógico. Certamente vai nortear outros planejamentos. Parabéns!!!


  • Jesumilton Leite, EMAAF , Pernambuco - disse:
    jesumiltonleite@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótimo


  • James Marcelo Eloy, EM PROFª AVANI CARGNELUTTI FEHLAUER , Mato Grosso do Sul - disse:
    jmarceloeloy2007@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Otimo trabalho colega, aproveitarei a sua ideia para melhora a escrita de nossa lingua patria com a musicalidade um abraço


  • jose barbosa, escloa rubens vaz da costa , Ceará - disse:
    barbozabs@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente ideia de colocar o ingles que usualmente utilizamos em nossa vida pois isso quebra um tabu posto pelos alunos "mau falo português como vou saber ingles" mostrando que usamos sim o ingles


  • ELAINE CRISTINA DA SILVA RODRIGUES SEGALA, EE ADVOGADO DEMOSTHENES MARTINS , Mato Grosso do Sul - disse:
    elaineadm_ste@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A sugestão é maravilhosa, porém eu trabalhei também com palavras de uso cotidiano e vocabulos de informática presentes na nossa língua.


  • Félix Lopes Filho, EE ABADIA FAUSTINO INÁCIO , Mato Grosso do Sul - disse:
    felixlopes@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Você está de parabéns pelo seu trabalho diferenciado. Continue assim.


  • Luciana Azevedo da Silva, UNID ESC DOMICIO MAGALHAES DE MELO , Piauí - disse:
    luazevedosilva@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    OTima atividade .... uma maneira criativa e divertida de trabalhar LE


  • Tania Maria Redel Petreceli, COL EST TANCREDO NEVES , Rio Grande do Sul - disse:
    tmrpetreceli@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Hi! Mateus...parabéns! Gostei muito da tua idéia. Eu já utilizei esta música em minhas aulas(Inglês) a pedido de um aluno, mas não pensei em dar este enfoque, como fizeste. Agora, a professora de sociologia da minha escola está me solicitando um trabalho interdisciplinar sobre a americanização de nossa cultura. e esta tua idéia pode ser bem produtiva... bye!


  • klebis anderson ferreira, EE DOM BOSCO , Mato Grosso do Sul - disse:
    klebisanderson@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito boa sacada essa!! introduzir a musica para que se tenha um panorama melhor da atividade, além de ser divertido.


  • Maria de Lourdes da Silva Santos, ESC DE ENS FUND E MEDIO MONS CLOVIS D DE BARROS , Alagoas - disse:
    mdls59@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima idéia, pois trabalha com algo que a maioria gosta que é a musica. Tenho certeza que muitos colegas usará este projeto e aplicará as suas relidades. Parabéns!


  • Joaquim Inacio de Azevedo Neto, EE PROF FRANCISCO VERAS ENSINO FUND E MEDIO , Rio Grande do Norte - disse:
    azevedoneto2@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professor Mateus! Sou Professor de Inglês, da Esc. Est Francisco Veras, Angicos-RN, e gostaria de contribuir dizendo que sua sugestão de aula é sem dúvida extraordinária. No ano de 2007 fiz um trabalho sobre o uso do estrangeirismo no nosso dia a dia, no cotidiano das pessoas que trabalham em ambientes cercados de expressões estrangeiras, ou não; e o nosso trabalho culminou com uma pesquisa de campo, cuja questão era: Você é contra ou a favor do uso de expressões estrangeiras no nosso dia a dia?


  • waldirene maura silva, UNID ESC PROFA OSMARINA , Piauí - disse:
    w_maura@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito de sua aula principalmente pelo uso da música, foi bem escolhida.Também gosto de trabalhar com música nas minhas aulas.


  • Stuwart Litle, Faculdade Integrada Brasil Amazonia - Fibra , Pará - disse:
    stuwart.l@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Interessante.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.